Ancelotti: ‘Vamos ver se mudamos o cobrador de pênaltis do Real Madrid’
Atacante brasileiro desperdiçou cobranças importantes no Real Madrid e tem recebido críticas por ineficiência

Em um intervalo de um mês, Vinicius Junior perdeu dois pênaltis com a camisa do Real Madrid e agora pode perder o posto de cobrador oficial. Neste sábado (5), o atacante brasileiro teve a chance de abrir o placar da marca da cal aos 13 minutos do 1º tempo, quando o astro francês sofreu a falta dentro da grande área ao ficar cara a cara com o goleiro Mamardashvili, do Valencia.
Apesar de Mbappé ter sofrido o pênalti, Vinicius Jr pegou a bola e foi para a cobrança. Entretanto, o camisa 7 dos Merengues não passou por Giorgi Mamardashvili, que defendeu um chute rasteiro e fraco.
Poucos minutos depois, os Morcegos abriram o placar. O atacante de 24 anos até se redimiu no 2º tempo balançando as redes com a bola rolando. Só que, nos acréscimos finais, o Real Madrid sofreu o gol da derrota por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, pela 30ª rodada de LaLiga.
Em coletiva pós-jogo, Carlo Ancelotti foi perguntado pelos jornalistas se vai alterar a ordem dos cobradores oficiais. Com o momento ruim do brasileiro, o técnico italiano não descartou a possibilidade de priorizar o camisa 9 do Real Madrid:
— Nós perdemos vários: Bellingham, Mbappé e Vini. Eu tentei dar confiança a ele, mas ele perdeu. (Mudar ordem dos cobradores para Kylian Mbappé?) Veremos.
Vinicius Jr desperdiçou cobrança na Champions League

No dia 12 de março, Vinicius Junior viveu situação parecida no jogo de volta das oitavas de final da Champions League. Após vitória do Real Madrid por 1 a 0 na ida, no Metropolitano, o Atlético de Madrid repetiu o placar logo nos primeiros minutos.
Na etapa final, os Merengues ganharam um pênalti que poderia selar a classificação à próxima fase. Como de costume, o atacante brasileiro foi para a cobrança, porém, a finalização saiu muito alta, por cima da trave dos Colchoneros.
Como consequência, a decisão foi para a prorrogação. Vinicius Jr não fazia um bom clássico e acabou substituído antes dos pênaltis — uma forma de também resguardá-lo após o erro. No fim, o Real Madrid acabou eliminando o Atlético de Madrid, mas as críticas sobre Vinicius Jr ganharam força.
Em entrevista à época, o técnico italiano reforçou que o camisa 7 era seu primeiro cobrador. Antes da sequência de dois pênaltis desperdiçados, Vinicius Jr tinha acertado todos os sete que bateu pelos Merengues. Agora, a discussão voltou a ganhar força na Espanha.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Mbappé merece a confiança no Real Madrid?

Quando Kylian Mbappé foi contratado no início da temporada, a expectativa é que ele assumisse o posto de cobrador de pênaltis do Real Madrid. O atacante de 25 anos era o especialista no PSG, assim como na seleção francesa.
Contudo, Ancelotti manteve Vinicius Jr como seu número 1. Os Merengues até rotacionaram seus cobradores ao longo de 2024/25, inclusive com Mbappé perdendo dois pênaltis contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões, e contra o Athletic Bilbao, por LaLiga, no início de dezembro.
À época, o atacante francês ainda oscilava pelo Real Madrid, o que validava a preferência pelo brasileiro. Agora, o jogo virou: Vinicius Jr enfrenta um período de desconfiança na marca da cal, enquanto os pedidos por Kylian Mbappé só aumentam.
Com a temporada afunilando, a tendência é que o camisa 9 assuma a responsabilidade das próximas cobranças penais dos Merengues. Pelo menos é o que adianta o jornal “Marca”. Além de LaLiga e Champions, o Real Madrid também faz a final da Copa do Rei contra o Barcelona.