La Liga

Com números de Messi, Raphinha é a cara da superioridade do Barça sobre o Real nesta temporada

Culés venceram o maior rival pela quarta vez em 2024/25 por 4 a 3 e encaminham título de LaLiga

O quarto El Clásico desta temporada, disputado neste domingo (11), terminou como os três anteriores: com vitória do Barcelona. No Olímpico de Montjuïc lotado, os Culés saíram com dois gols atrás, conseguiram a virada sobre o Real Madrid e o placar terminou em um eletrizante 4 a 3 pela 35ª rodada de LaLiga. Além de encaminhar o título nacional, a vitória veio, novamente, com uma atuação de melhor do mundo de Raphinha.

O brasileiro, a cara de um Barça competitivo, que se entrega e tem muita técnica para jogar, marcou duas vezes no dia. No primeiro, aos 33 da etapa inicial, recebeu de Pedri e bateu na saída do goleiro, firmando a virada no placar. Aos 44, o ponta da seleção brasileira pressionou Lucas Vázquez, roubou e tabelou com Ferran Torres antes de colocar quatro no marcado.

O atacante exemplifica como o lado catalão tem sido superior aos madridistas, que foram passivos em boa parte do jogo. Ele chegou aos cinco gols só contra o maior rival do Barça. Em toda temporada, Raphinha ostenta números como fazia Lionel Messi em seus melhores tempos, ultrapassando 60 participações em gols se considerar os jogos pelo Brasil.

Raphinha por Brasil e Barcelona na temporada 2024/25:

  • 60 jogos, 38 gols e 24 assistências

Fonte: “ogol”

Além de Raphinha, Lamine Yamal e Ferran também deram show hoje. O atacante que substitui Lewandowski deu uma casquinha para o primeiro gol catalão do dia, de Eric García, e tocou para a joia catalã dar uma linda chapada para igualar o jogo pouco depois de meia hora de partida.

Com as vitórias por 4 a 0 (primeiro turno do Campeonato Espanhol), 5 a 2 (Supercopa) e 3 a 2 (Copa do Rei), o Barcelona chegou aos 16 gols contra o Real, um recorde na história de uma das maiores rivalidades no mundo. Agora, após dois títulos nacionais, o time de Hansi Flick tem tudo para levar o terceiro com sete pontos de vantagem a três rodadas do fim de LaLiga.

Mbappé fez história pelo Real Madrid, apesar da dura derrota

Todos os gols do Madrid no dia vieram dos pés do camisa nove. O hat-trick, que termina com gosto amargo, significou a Mbappé a melhor temporada de estreia na história do Real Madrid, chegando aos 39 gols. O recorde anterior pertencia ao chileno Iván Zamorano, que marcou 37 vezes em 1992/93.

A derrota também deve ter sido o último clássico de Carlo Ancelotti, esperado que já nesta segunda-feira (12) seja anunciada sua saída para seguir rumo à seleção brasileira.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Real começa melhor 1º tempo, mas Barcelona acorda e domina

O quarto El Clásico da temporada foi eletrizante. Começou com um Real Madrid vertical e ligado no jogo, acionando muito bem em velocidade Mbappé e Vini Jr. O francês sofreu a penalidade aos quatro após falha de Cubarsí e a converteu na sequência, sendo assistido pelo brasileiro aos 13 para ampliar em jogada começada em roubada de bola em Lamine Yamal.

O Barça, que vinha chegando ao ataque de forma bem tímida até sofrer os dois gols, passou a dominar completamente as ações ofensivas e virou um rolo compressor. Antes mesmo de Eric García diminuir aos 18, Yamal e Gerard Martín já tinham obrigado defesaças de Courtois em bombas de fora da área, além de cruzamentos perigosos.

O empate e a virada vieram praticamente seguidos, primeiro em jogada linda de pé em pé e depois em roubada de bola, e o time da casa não parava de atacar. Gerard teve ótimas chances sozinho na esquerda da área, mas tomou decisões erradas. Já com a vantagem no placar, Yamal cruzou de trivela e Raphinha perdeu de cabeça.

Enquanto o Barça fez o quarto aos 44, o Real só assistia de forma passiva. O máximo que fez após os dois gols que marcou foi uma jogada rápida pela esquerda, com participação de Vini, Bellingham e Mbappé, que terminou com pênalti cavado pelo último. O VAR interviu para pegar impedimento no começo da jogada. O atacante francês ainda marcou outra vez, mas também estava em posição irregular.

Eric García comemora gol do Barcelona
Eric García comemora gol do Barcelona (Foto: Imago)

Merengues melhoram e por pouco não viram

Os minutos inicias pareciam que a vitória se tornaria goleada. Yamal e Olmo assustaram Courtois com chutes colocados de fora da área, Raphinha chegou a assistir a joia para outro gol, mas o brasileiro estava impedido.

Porém, Vinicius Júnior estava inspirado nas assistências e, depois de tentar outra bola em profundidade para Mbappé, recebeu de Modric e rolou para o colega francês marcar. Com 43, o garoto Victor Muñoz, em sua estreia (e escolhido por Ancelotti ao invés de Rodrygo), perdeu um gol sozinho na cara de Szczesny. Ainda teve gol de Tchouameni anulado por impedimento de Mbappé.

O Barça, no entanto, não parou de atacar. O VAR precisou chamar o árbitro para tirar um gol de Fermín López por toque de mão, enquanto Raphinha perdeu dois gols inacreditáveis na cara do gol. Yamal também obrigou outra defesa de Courtois.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo