Mourinho sobre Ancelotti: ‘Só um maluco sairia do Real Madrid quando ainda é querido’
Sem confirmar se vai para a seleção brasileira, Ancelotti tem despistado sobre seu futuro e Mourinho acha que Ancelotti é perfeito ao Real Madrid e seria maluco de sair
O rumor sobre o próximo técnico da seleção brasileira segue quente. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, espalhou aos quatro ventos que Carlo Ancelotti irá assumir o comando do time em junho de 2024. O técnico italiano nunca confirmou publicamente sequer conversas, quanto mais um acordo. Há rumores sobre interesse do Real Madrid em renovar com o treinador e, para José Mourinho, atual técnico da Roma, seria uma loucura deixar o clube espanhol.
Mourinho é um personagem que tem magnetizado as atenções em Roma. Desde que assumiu o comando dos giallorossi, se tornou uma figura emblemática do clube, com a conquista da Conference League e a chegada à final da Liga Europa. Ele tenta novamente outra final europeia nesta temporada 2023/24, mas o seu futuro ainda é incerto.
Antes do início da atual temporada, Mourinho recebeu proposta, segundo ele, para treinar na Arábia Saudita. Ele recusou. As propostas altíssimas, porém, sempre balançam e o treinador português admitiu que um dia pode ser convencido a ir treinar na liga saudita. “Te direi a verdade, acho que um dia eu irei para a Arábia Saudita. Contudo, quando eu digo ‘um dia’, não quer dizer amanhã ou depois de amanhã”, afirmou o treinador à TG2.
É raro que Mourinho fique mais de três temporadas em um mesmo clube. Esta já é a terceira no comando da Roma e o seu contrato só vai até o final da temporada. Segundo ele, ainda não houve conversas de renovação. É sabido que a Roma quer que ele permaneça, mas ainda não está claro o que quer Mourinho. E as coisas podem ficar movimentadas no fim da temporada. E a seleção brasileira pode ter a ver com isso.
Mourinho: “Ancelotti é o técnico perfeito para o Real Madrid”
Isso porque a seleção brasileira chegou a ser especulada como um destino de Mourinho, embora o português sempre tenha publicamente descartado a possibilidade. Só que o próximo técnico da seleção pode acabar influenciando no caminho de Mourinho. Caso Carlo Ancelotti realmente assuma o Brasil e deixe o Real Madrid, o clube merengue pode olhar para uma segunda passagem de Mourinho, já que ele é bem visto pela direção dos blancos.
“Se eu posso ir para o Real Madrid? Quando você tem um super técnico, por que você iria querer outra pessoa? Conhecendo Don Florentino Pérez, e eu o conheço muito bem, ele é um homem super inteligente. Se você ler os jornais, verá que ele tem algumas ideias muito claras”, disse Mourinho.
“Como Madridista, um homem que tem os Blancos nas costelas, e como um fã de Ancelotti, eu espero que a temporada vá fantasticamente bem e que na próxima temporada Carlo ainda esteja lá, porque ele é o técnico perfeito para o Real Madrid”, opinou o português.
Os repórteres insistiram em perguntar se ele assumiria o Real Madrid, caso Ancelotti saia mesmo do clube para assumir o Brasil. A sua resposta foi bastante interessante. “Acho que só um maluco deixaria o Real Madrid quando ainda é querido. E esse maluco fui eu, o único que depois de três anos, com um presidente que ainda me queria, e José Sánchez também, decidi sair”, continuou Mourinho.
O treinador foi além: ele acredita que a renovação entre Ancelotti e Real Madrid acontecerá. “Eu estou certo que no primeiro sinal de Florentino, Carlo irá permanecer, porque ele é perfeito para o Real Madrid e o Real Madrid é perfeito para ele”.
Ancelotti vive sua segunda passagem pelo Real Madrid. Ele comandou o time de 2013 a 2015, conquistando a tão sonhada “La Décima”, o 10º título da Champions League na temporada 2013/14. Depois, retornou em 2021, quando estava no Everton, e mais uma vez levantou o título da Champions League, além de La Liga.
Mourinho foi treinador do Real Madrid de 2010, quando saiu da Inter de Milão após conquistar a Tríplice Coroa, e ficou até 2013, quando deixou os merengues, após três temporadas desgastantes, e voltou ao Chelsea. Em termos de títulos, foi campeão de La Liga, da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha pelo Real Madrid. Faltou apenas a Champions League, que ele conquistou pelo Porto, em 2003/04, e pela Inter, em 2009/10.
Com a seleção brasileira pressionada por um mau início de Eliminatórias da Copa, a escolha de esperar por Ancelotti fica ainda mais questionável. Caso o Real Madrid queira mesmo ficar com Ancelotti, a CBF pode ficar a ver navios e ter que pensar em outro plano – depois de jogar um ano inteiro no lixo esperando pelo italiano.