Nem hat-trick de Morata fez o Atlético de Madrid interromper o conto de fadas do Girona, que vence mais uma
Trajetória iluminada do Girona segue, e com mais um capítulo especial depois de um jogão contra o Atlético de Madrid e o gol da vitória nos acréscimos
Em um dos melhores jogos da La Liga até o momento, a sensação Girona venceu o Atlético de Madrid por 4 a 3 e segue seu conto de fadas na competição. Com a vitória, conquistada com um golaço nos acréscimos, o time catalão mantém a mesma pontuação do líder Real Madrid e ainda abre 10 pontos do próprio Atleti, que vive momento instável na temporada.
A partida no Estádio Montilivi foi incrível, com o Girona chegando a abrir 3 a 1. Mas Morata estava em noite inspirada e marcou um hat-trick para empatar o jogo. No entanto, a magia que ronda os catalães é tão grande que o gol da vitória saiu já nos acréscimos. Apesar de afirmar que não briga pelo título da La Liga, o Girona é o principal perseguidor do líder Real Madrid e segue com os mesmos 48 pontos dos Merengues. Já os Colchoneros ficam com 38 pontos e podem ver o Barcelona os ultrapassar na tabela.
Primeiro tempo movimentado e recheado de gols
O primeiro tempo no Montilivi foi bastante agitado, e ele deu sinais que seria assim já no primeiro minuto, quando Dovbyk perdeu uma grande chance para o Girona e, segundos depois, o capitão Valery Fernandez recebeu na esquerda do ataque, cortou para a perna direita e bateu com capricho no cantinho de Oblak, que só conseguiu ver a bola entrando. O Atleti não sentiu o gol no início e conseguiu se impor, chegando ao empate aos 13 minutos, quando Griezmann recebeu lançamento e tocou de cabeça para Morata, que dominou invadindo a área e batendo sem chances para o goleiro. O gol inicialmente foi anulado por impedimento, mas o VAR corrigiu e regularizou o empate Colchonero.
Depois do empate do Atleti, o jogo ficou parelho, com o Girona voltando a atacar um pouco mais, até conseguir assim marcar o segundo gol em um erro de Koke. O capitão Colchonero dormiu no ponto e perdeu a bola para Ivan Martin, que parou em grande defesa de Oblak, mas, no rebote, Savinho bateu de primeira e aumentou seus ótimos números na temporada. Minutos depois, foi a vez do clube de Madrid quase marcar em um erro do adversário, com Blind perdendo a bola para Griezmann, que invadiu a área e bateu firme, mas Gazzaniga defendeu em dois tempos e não deu rebote.
Celebra, Savinho, celebraaaaaaaaaaaaaaaaa 😍#GironaAtleti | #LaLigaHighlights | @LaLiga pic.twitter.com/6jS1Lqcl8m
— Girona FC (@GironaFC) January 3, 2024
Aos 37 minutos, o lateral-direito brasileiro Yan Couto apareceu de surpresa por dentro, mais pela esquerda, recebendo excelente enfiada de bola, invadindo a área e batendo para defesa de Oblak. Na cobrança de escanteio, Dovbyk tocou na bola na primeira trave e ela encontrou Blind, na segunda, que sozinho completou para marcar o terceiro dos Blanquivermells.
Mas o Atleti, novamente, não se abateu com os gols sofridos. Cinco minutos depois de sofrer o terceiro gol, Morata recebeu belo lançamento de De Paul, invadiu a área, deu belo drible em Eric Garcia e bateu bonito para o fundo do gol, marcando um golaço, o segundo dele e dos Colchoneros no jogo. O atacante ainda marcou mais um um minuto depois, que seria seu hat-trick e o empate, mas estava impedido. Fechando o movimentado primeiro tempo, Gazzaniga fez grande defesa em chute de Witsel, De Paul pegou o rebote e chutou, a bola sobrou para Morata, que acabou pegando mal na bola e mandando pra fora mesmo na pequena área.
19 anos, brilhando e cravando em jogo grande de La Liga 🇧🇷
E que primeiro tempo, hein?
⚽ 2' Fernández – 1×0 Girona
⚽ 14' Morata – 1×1
⚽ 26' Savinho – 2×1 Girona
⚽ 39' Blind – 3×1 Girona
⚽ 44' Morata – 3×2 Girona
⚽ 45' Morata – 3×3
❌ 46' Gol anulado de Morata⏱️ Fim de… pic.twitter.com/lMh7jKWWoc
— Trivela (@trivela) January 3, 2024
Morata tentou, mas a magia do Girona é forte
O Atleti iniciou com tudo no segundo tempo, obrigando Gazzaniga a fazer quatro importantes defesas nos primeiros cinco minutos disputados. Além disso, Morata ainda perdeu uma grande chance ao se adiantar ao goleiro em cruzamento, mas cabecear para fora. Mas o atacante espanhol se redimiu três minutos depois, quando De Paul arrancou no meio e acionou ele invadindo a área. O camisa 19 tocou por cima de Gazzaniga para completar seu hat-trick e empatar a partida.
O Girona só foi acordar e chegar com perigo aos 15 minutos, quando Dovbyk recebeu fora da área, driblou e soltou uma pancada no cantinho, parando e gigante defesa de Oblak. Depois da chegada dos catalães, o jogo ficou mais truncado, apesar do Atleti ter mais a posse e tentar mais que os rivais. Mesmo assim, nenhum dos dois times conseguiu criar mais uma real chance de gol. Isso até os acréscimos, quando os catalães voltaram a atacar e Ivan Martín achou um chute espetacular no ângulo de Oblak para garantir a vitória para os Blanquivermells.
O conto de fadas do Girona
Depois de um modesto 10° lugar na La Liga em 2022-2023, o Girona iniciou a La Liga 23-24 com uma campanha espetacular, superando as potencias Barcelona e Real Madrid. Quem está esperando a queda do time Blanquivermells, vai ter que se sentar até ela chegar (se é que vai). Agora, são 15 vitórias em 19 jogos na liga espanhola, somando 48 pontos, dividindo liderança com o Real e superando em 10 pontos Barcelona e Atleti (tendo vencido ambos) até aqui.
O chamado conto de fadas do Girona segue e, sendo bem realista, ainda não deu sinais de que vai parar. O clube dos brasileiros Savinho e Yan Couto (dois dos destaques do time) encara agora Almería (F), Sevilla (C), Celta de Vigo (F) e Real Sociedad (C) para seguir no sonho antes de visitar o Real Madrid em um possível “jogo pela liderança”.
Morata (e Girona) “roubam” a noite que podia ser de Griezmann
Com o hat-trick crucial para garantir um pontinho para o Atlético de Madrid, Morata “roubou” a noite especial que poderia ser do companheiro de ataque Antoine Griezmann. Isso porque o francês está há um gol de se tornar o maior artilheiro isolado da história dos Colchoneros. Com 173 gols, ele está empatado no topo do ranking com Luis Aragonés. Tendo passado em branco contra o Girona, Griezmann poderá atingir o recorde no sábado (6), caso entre em campo contra o Lugo, pela Copa do Rei, ou na quarta (10), na Supercopa contra o Real Madrid.