La Liga

Carvajal vê campanha consistente do Real Madrid em La Liga e explica sucesso, mesmo com defesa tão desfalcada

Campeão simbólico do 1ª turno de LaLiga, o Real Madrid de Carvajal está sofrendo com o alto número de lesões nesta temporada

Com apenas uma derrota na temporada, o Real Madrid caminha a passos largos para ser campeão das principais competições de 2023/24. Quem olha de longe, pensa que não há nada de mais em ver os Merengues – mais uma vez – como favoritos. Entretanto, é preciso levar o contexto em consideração, já que Carlo Ancelotti está fazendo a diferença em meio aos problemas do elenco.

Isso porque o Real Madrid tem sofrido com o alto número de lesões desde meados de 2023, principalmente perdendo jogadores na defesa. O goleiro Courtois, os zagueiros Alaba e Militão, o lateral Mendy e o volante Camavinga são apenas alguns exemplos dos machucados. Os cinco atletas poderiam facilmente ser titulares em outros gigantes europeus, mas estão barrados pelo departamento médico.

Então, o que ajuda a explicar a campanha tão constante dos Merengues em LaLiga, terminando como campeão simbólico do 1º turno do campeonato com 45 pontos, empatados com o surpreendente Girona? A resposta passa justamente… pela defesa! Mesmo com as baixas importantes, o Real Madrid construiu um verdadeiro bloqueio lá atrás.

O discurso é reforçado por Daniel Carvajal, que também chegou a se lesionar nesta temporada, mas foi titular na vitória por 1 x 0 sobre o Mallorca na última quarta-feira (3), no Santiago Bernabéu, pela 19ª rodada do Campeonato Espanhol. Aliás, o gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Antonio Rüdiger, que aproveitou uma ótima bola parada para os Merengues:

“Foi um jogo complicado depois do intervalo para as férias de Natal, mas a vitória consolida a nossa liderança. O Mallorca fez um jogo muito bom a nível tático e foi muito agressivo. São vitórias fundamentais em LaLiga porque somamos três a três (pontos)”.

O segredo da esfacelada defesa do Real Madrid

Conhecido por seus ataques históricos, o Real Madrid agora é sinônimo de uma defesa intransponível. Para ter uma ideia, a equipe de Ancelotti sofreu apenas 11 gols em LaLiga, de longe a melhor marca do campeonato. E o técnico chegou a improvisar Tchouaméni no miolo de zaga, tamanho o buraco formado no setor devido às lesões e eventuais suspensões.

Então, qual o segredo da esfacelada defesa dos Merengues? Segundo o lateral-direito, é o empenho dos 11 jogadores dentro de campo para ajudar na marcação. Devido aos desfalques, Carvajal aponta o trabalho coletivo como a grande arma do Real Madrid em 2023/24. Contra o Mallorca, isso garantiu o 11º jogo sem sofrer gols em LaLiga:

“Ele (Ancelotti) fala muito bem da defesa e de toda a equipe. Com esse grande número de baixas, cada companheiro sai e dá tudo de si. Isso está se refletindo nos jogos sem sofrer gols. É um grande equilíbrio. Somos líderes e 48 pontos no 1º turno é muito. Esperamos que nesta metade final possamos igualar”.

Caso a previsão de Daniel Carvajal em dobrar os pontos em LaLiga aconteça, os Merengues terminariam a competição com incríveis 96 pontos – e provavelmente o título. Em 2022/23, o Barcelona foi campeão espanhol com 88 pontos, enquanto o Real Madrid fez 78. Mesmo com a legião de desfalques, Carlo Ancelotti continua fazendo história no Real Madrid.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo