A presença de estrelas como Vini Jr. e Lewandowski reforça o peso do primeiro Barcelona x Real Madrid da La Liga nesta temporada, marcado para este sábado (28), às 11h15 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Barcelona. Porém, os holofotes vão estar sobre outro jogador, recém-chegado, e que rapidamente assumiu um papel de protagonista pelo lado merengue do duelo: Jude Bellingham.
Contratado em junho pelo Real Madrid por 103 milhões de euros (R$ 543 milhões na cotação da época), o inglês é o nome do momento no futebol espanhol. O impacto promovido pelo camisa 5 na equipe de Carlo Ancelotti traz para o grande clássico do país um candidato a ídolo.
O desempenho de Bellingham assombra. Em nove partidas pelo Espanhol, ele anotou oito gols e distribuiu duas assistências. O número de participação diretas em gols (10) é acima ao de jogos disputados pelo Real. Lembrando que são os primeiros jogos disputados pelo maior vencedor do continente europeu.
“Bellinghammania”
Os efeitos de Bellingham no Real Madrid vão acima do desempenho expressivo dentro de campo. Em menos de seis meses, o meio-campista tornou-se xodó dos torcedores e nas redes sociais.
Desde a chegada ao Real Madrid, Bellingham ganhou quase 10 milhões de seguidores no Instagram. Antes titular de Copa do Mundo com a Inglaterra, o meia tinha 10 mi na rede; a conta agora se aproxima dos 20 mi, e crescerá conforme desempenho no clássico deste sábado.
Bellingham também tem liderado a venda de camisas, superando inclusive um nome consolidado no time, caso do brasileiro Vini Jr. O fenômeno inglês é tratado pelo Real Madrid como novo protagonista mercadológico do clube, e o desempenho em campo ajuda na promoção.
Jude Bellingham ainda se beneficia de ter o mesmo patrocinador esportivo do clube, o que auxilia nas ações conjuntas e promoções das duas marcas (clube e jogador). A ver como tal relação será impactada neste sábado, após o primeiro “El Clásico” do inglês.
Bom de grupo
Outro fator colabora para o impacto expressivo de Bellingham dentro do Real Madrid. Somado ao desempenho dentro de campo, o inglês mantém relação próxima com ícones do atual elenco e se mostra disposto a acompanhar o clube em outras esferas.
⚽🤝🏀 ¡Invitados de lujo en el WiZink!@RMBaloncesto | #EuroLeague pic.twitter.com/QV3MzMw38y
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) October 26, 2023
Recentemente, Bellingham sentou-se ao lado de Vini Jr e Rodrygo para acompanhar a vitória do time de basquete do Real Madrid sobre o Barcelona, em duelo pela Euroliga.
Essa relação com outros esportes, especialmente o time de basquete, tem sido um fator importante para aproximar os jogadores dos torcedores. Vinicius Jr, por exemplo, é presença constante em partidas importantes da equipe, que conquistou a Europa neste ano.
Xodó do outro lado
O Barcelona, após anos investindo de maneira agressiva no mercado, situação que levou o clube a problemas financeiros, voltou (obrigatoriamente) a olhar para La Masia. O trabalho de base do clube, referência no continente, apresenta um novo xodó para os catalães: Yamal Lamine.
Sem o impacto midiático alcançado por Bellingham, Lamine aos poucos consegue se estabelecer como candidato a novo craque do Barça, órfão neste ponto desde a saída de Lionel Messi, talvez o maior jogador da história criado nas “canteras”.
Aos 16 anos, Yamal Lamine deve começar jogando o duelo deste sábado, situação comum para o jovem nesta temporada. Dos 13 jogos feitos com a camisa culé, o atacante começou oito deles. Com Xavi, o jovem rapidamente virou nome importante.
A habilidade e velocidade pelas pontas são pontos fundamentais do atual Barcelona, que tentará levar o fator casa para superar o Real. Yamal Lamine soma um gol e uma assistência com o clube, além de feitos históricos pela precocidade: ninguém tão jovem começou como titular uma partida de Champions League.
O Barcelona, carregando a esperança adolescente de Yamal Lamine, soma 24 pontos, um atrás do Real Madrid, e ocupa a terceira posição na tabela. A liderança é do Girona, que venceu o Celta por 1 a 0 na abertura da 11ª rodada e chegou aos 28.