La Liga

Barcelona está muito preocupado com arbitragem e joga culpa no Real Madrid

O Barcelona acredita que tem condições de brigar pelo título de LaLiga, mas enxerga o Real Madrid mexendo pauzinhos nos bastidores

No último domingo (21), o Barcelona venceu o Betis por 4 x 2, no Estádio Benito Villamarin, pela 21ª rodada de LaLiga, e, com o resultado, ficou na 3ª posição do campeonato com 44 pontos, oito atrás do líder Girona. Ainda com um jogo a menos, Xavi Hernández foi perguntado sobre as chances do Barça em briga pelo título. Para a surpresa de todos, o técnico e ídolo dos Blaugranas disse que a missão será bem difícil.

Isso porque Xavi, assim como o Barcelona, está muito preocupado com a arbitragem de LaLiga, tanto que jogou a culpa das polêmicas recentes no Real Madrid, que é o vice-líder com 51 pontos e também tem uma partida a menos. Não à toa, o próprio treinador dos Culés usou sua entrevista coletiva para alfinetar os Merengues, indicando um possível favorecimento ao rival:

“Vai ser muito difícil vencer a liga esse ano. Existem coisas que nós não podemos controlar. Todos viram o que aconteceu hoje (21)”.

Xavi Hernández fez referência à vitória polêmica do Real Madrid sobre o Almería. No jogo disputado no Santiago Bernabéu, a arbitragem foi protagonista por conta de três lances duvidosos que contaram com o auxílio do VAR, incluindo um possível gol de braço de Vinicius Jr. Além disso, os Indalicos tiveram um gol anulado e um pênalti foi marcado a favor dos Merengues. Todos os lances impactaram diretamente no placar final, que foi 3 x 2.

Indignado com os critérios distintos dos árbitros em LaLiga, o Barcelona acredita que tem condições de ser campeão de LaLiga. Contudo, enxerga o Real Madrid mexendo pauzinhos nos bastidores, o que pode tornar o objetivo inalcançável por questões que ultrapassam o duelo dentro de campo. E se isso continuar, o Barça promete tomar ações efetivas para buscar uma igualdade.

Barcelona atento à pressão do Real Madrid sobre à arbitragem de LaLiga

Segundo o Diario Sport, o Barcelona está atento à pressão do Real Madrid sobre à arbitragem de LaLiga, que está afetando os critérios dos árbitros. A situação causou a ira dos Blaugranas, que temem o que ainda pode acontecer nas próximas semanas. Por ora, a diretoria dos Culés não pretende tomar nenhuma ação, mas estão dispostos a se tornarem mais ativos internamente caso os problemas continuem na reta final da competição.

A expectativa do Barcelona é que os escândalos de arbitragem sejam superados, até porque as polêmicas são prejudiciais à imagem da Liga Espanhola, dos árbitros e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). A partir de agora, o Barça não irá deixar passar nenhum caso semelhante ao que aconteceu em Real Madrid x Almería. Se algo parecido voltar a se repetir, os Culés tomarão medidas internas.

Atualmente, a relação dos Blaugranas com os árbitros do Campeonato Espanhol é absolutamente normal, assim como é com a federação. O Barcelona defende que, em condições de igualdade – entenda-se ausência de polêmicas de arbitragem e/ou pressão dos Merengues nos bastidores -, pode encostar nos líderes de LaLiga para, quem sabe, brigar ativamente pelo título.

O Barça aguarda o duelo decisivo contra o Real Madrid, no dia 21 de abril, às 16h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. Até lá, os Culés não querem saber de nenhum tipo de favorecimento aos Merengues. E no El Clásico, os Blaugranas desejam uma arbitragem justa e igualitária para que o confronto seja lembrado pelas batalhas dentro de campo, e não por mais polêmicas.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo