‘Vejam como é em Copacabana’: assim Vinicius Jr justificou seu gol pelo Real Madrid
Vinicius Jr protagonizou uma polêmica por conta de seu gol no Real Madrid, mas fez questão de se defender com um toque de bom humor

A vitória do Real Madrid sobre o Almería por 3 x 2, no último domingo (21), no Santiago Bernabéu, pela 21ª rodada de LaLiga, ficou marcada pelas polêmicas de arbitragem. Das três vezes que o VAR entrou em cena, o lance envolvendo Vinicius Jr divide opiniões mesmo até agora. Isso porque o gol marcado pelo atacante brasileiro gerou dúvidas se a bola bateu no ombro ou no braço.
As câmeras de transmissão filmaram a jogada de diversos ângulos, porém, cada um deles trazia uma sensação sobre a legalidade do gol de Vini Jr. Tudo começou com um cruzamento de Rüdiger para a grande área, quando o camisa 7 dos Merengues recebeu a bola pressionado por dois marcadores dos Indalicos. A princípio, o árbitro de campo, Hernández Maeso, anulou o que seria o gol de empate por toque no braço.
Contudo, Hernández Hernández, responsável pela arbitragem de vídeo, recomendou a checagem do lance porque entendeu que Vinicius Jr balançou as redes com um toque de ombro. Maeso então voltou atrás e validou o empate do Real Madrid, que acabou virando o placar aos 54 minutos da etapa final com Carvajal. Por conta disso, o Almería fez duras críticas à arbitragem pelas três decisões desfavoráveis na partida.
Golazo!!! Así lo hacía siempre en la playa de Copacabana ?? https://t.co/RRojbgTgIs
— Vini Jr. (@vinijr) January 22, 2024
Vale lembrar que as outras duas polêmicas envolvem um pênalti marcado a favor dos Merengues após toque de mão de Kayki – que gerou o 2 x 1 – além de um gol dos Indalicos que foi anulado antes do empate marcado pelo atacante brasileiro. Através de suas redes sociais, Vini Jr justificou seu gol pelo Real Madrid, defendendo a legalidade com um toque de bom humor ao apontar que o lance é algo comum nas praias do Rio de Janeiro:
“Golaço!!! Eu sempre fazia assim na praia de Copacabana”.
Polêmica sem fim no gol de Vinicius Jr pelo Real Madrid
Como dito por Vinicius Jr, o toque de ombro é um recurso bastante utilizado pelos brasileiros, principalmente na praia, seja nas famigeradas altinhas ou no próprio futevôlei. Entretanto, as imagens do lance do gol do camisa 7 do Real Madrid se mostraram inconclusivas para confirmar se a bola bateu no braço ou acima da axila do atacante.
Quem reforça isso é Jaume Roures, fundador da Mediapro, empresa que tem contrato com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para o VAR. Em entrevista à Cadena SER, ele disse que “as imagens do gol do Vinicius (Jr), em que dá para ver que acertou no braço dele e não há discussão, foram ruins”. Já nas filmagens por trás, que baseia a defesa do atacante brasileiro, a impressão que dá é que o toque foi com o ombro.
Fato é que o Almería chegou até mesmo em falar em “roubo” pelas três decisões da arbitragem que beneficiaram o Real Madrid. Por outro lado, os Merengues se mostrou surpreso com a indignação dos Indalicos ao classificar as jogadas polêmicas como “três acertos do VAR”. Aliás, os árbitros têm sido um personagem à parte nesta edição de LaLiga.
? – Another look at Vinicius Jr's goal, which wasn't seen as a handball. pic.twitter.com/ZdOE0vXBlL
— ??? ???? ? (@TheEuropeanLad) January 21, 2024
Antes do lance envolvendo Vinicius Jr, o próprio Real Madrid já reclamou da arbitragem em partidas recentes. Xavi Hernández, técnico do Barcelona, chegou a reivindicar mais seis pontos para os Blaugranas na classificação da Campeonato Espanhol argumentando ter sido prejudicado por erros dos árbitros. Polêmicas à parte, o atacante brasileiro garante que seu gol não teve nada de ilegal, somente um recurso utilizado em sua terra natal.