La Liga

Se ainda sonha em ganhar La Liga, o Barcelona precisa virar a chave já

Barcelona de Xavi vem oscilando nos campeonatos que disputa, e resultados colocam cargo do treinador em risco

Ou vai, ou racha. Ainda de ressaca da derrota por 4 a 1 para o Real Madrid na Supercopa da Espanha, no último domingo, o Barcelona entra em campo neste domingo, diante do Betis, e precisa vencer para manter vivas as chances de título na LaLiga.

O time ocupa a 4ª colocação, com 41 pontos, empatado com o Athletic Bilbao e um jogo a menos. O Real é o segundo colocado, com 48, e o Girona, líder, com 49. Já o Betis é o 7º, e soma 31.

Uma eventual derrota colocaria Xavi ainda mais na corda bamba. O treinador tem seu futuro colocado em cheque diante do momento turbulento pelo qual o time passa.

Contando só a LaLiga, série do Barcelona nem é tão ruim assim

A campanha poderia ser melhor, é claro, mas o Barcelona não faz uma temporada que pode ser considerada péssima em LaLiga. Mesmo oscilando, nos últimos cinco jogos, o time venceu três, diante do Las Palmas, Almería e Atlético de Madrid. Contra o Valencia, oitavo colocado, ficou no empate, e perdeu para o líder Girona.

Se vencer, o Barcelona pode chegar à terceira colocação. Se perder, e o Atlético de Madrid vencer o Granada, Lewandowski e seus companheiros podem cair para o quinto lugar.

Ter Stegen, João Cancelo, Marcos Alonso, Inigo Martinez, Gavi e Raphinha seguem fora da equipe. Yamal e Ronald Araujo, que não enfrentaram o Unionistas, também estão à disposição.

Questionado, Xavi precisa de resultados para se apoiar

Somada à campanha irregular na La Liga, a goleada foi o estopim para as críticas e questionamentos aos métodos de Xavi. Desde o jogo contra o Real Madrid, rumores e especulações sobre uma eventual saída do técnico passaram a circular em jornais de todo mundo.

Diretor esportivo do Barcelona, o ex-jogador Deco respondeu sobre a permanência do técnico. Mesmo sem muita convicção, o clube reiterou a posição de que ele fica. Pelo menos, por enquanto.

– Não tem sentido a pergunta. É uma final. Não é hora de falar sobre o futuro de Xavi. Ele tem a confiança do presidente e da direção esportiva. É uma derrota dura que precisa ser discutida, mas não muda nada — declarou o dirigente à Movistar.

O próprio Xavi tratou sobre o assunto, avaliando a situação do clube e os objetivos do Barcelona em todas as competições que disputa na temporada.

– Quando me contrataram, me pediram em quarto lugar [em LaLiga] e conseguimos. No ano passado, o objetivo era vencer a Liga e a Supercopa, superando as expectativas. Este ano o objetivo é conquistar títulos importantes, Copa, Liga ou Champions. Se os objetivos não forem cumpridos, serei o primeiro a dizer que não os cumpri e irei embora. Esta é a minha realidade – disse ele.

Antes da derrota desconcertante para o Real Madrid, o Barcelona embalou quatro vitórias seguidas. Depois, sofreu, mas despachou o Unionistas de Salamanca, da 3ª divisão do país, na última quinta-feira (18), da Copa do Rei, pelo placar de 3 a 1.

Vitor Roque ganhará uma chance entre os titulares?

Contra o Salamanca, Vitor Roque, recém-transferido do Athletico Paranaense, completou seus primeiros 45 minutos com a camisa do Barcelona. O brasileiro jogou apenas os 10 minutos finais, e a falta de espaço tem gerado questionamentos na mídia espanhola.

Segundo Xavi, Vitor Roque viajou para a Arábia Saudita, onde a Supercopa foi disputada, com problemas físicos. Na ocasião, ele afirmou que o garoto teria mais minutos em campo contra o Salamanca, já que Raphinha está lesionado e Ylamal estava suspenso. Não foi o que aconteceu.

Sem poder ainda mostrar a que veio, o brasileiro se torna uma esperança de recuperação, ainda que tardia, para o time catalão.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo