Barcelona sofre no início, mas evita tragédia e vira sobre time da 3ª divisão e vai às quartas da Copa do Rei
Barça sai atrás no placar, mas faz segundo tempo seguro e garante vaga na próxima fase da Copa do Rei após substituições de Xavi
Se o Barcelona achou que teria vida fácil no Estádio Municipal Rainha Sofia, em Salamanca, achou errado. A equipe comandada por Xavier Hernández sofreu contra o fraco Unionistas de Salamanca, mas virou o placar por 3 a 1 e garantiu a classificação para quartas de final da Copa do Rei, nesta quinta-feira (18).
Dos confrontos das oitavas da Copa do rei, as únicas equipes que restavam na competição que não fazem parte da elite do futebol espanhol eram o Unionistas de Salamanca, eliminado pelo Barcelona nesta quinta, e o Tenerife, derrotado pelo Mallorca na última terça-feira (16).
A equipe do Unionistas chegou às oitavas após bater o Villarreal nos pênaltis. No tempo regulamentar, o time da região noroeste da Espanha arrancou o empate por 1 a 1 com o Villa – Akhomach abriu o marcador para o Submarino Amarelo enquanto Alfred Planas deixou tudo igual para levar a disputa para as penalidades. Nas cobranças, melhor para o time de Salamanca que venceu por 7 a 6.
Agora, a equipe catalã aguarda o sorteio das quartas de final para saber quem será seu próximo adversário na Copa do Rei.
FULL TIME!!! #UnionistasBarça pic.twitter.com/YDjSJt7ZeQ
— FC Barcelona (@FCBarcelona) January 18, 2024
Barcelona sofre, fica atrás no placar, mas busca empate
O primeiro tempo foi um pouco sofrido para o Barcelona. A equipe da casa teve uma oportunidade logo no primeiro minuto de bola rolando, com Losada, e assustou o goleiro Iñaki Peña. No entanto, na continuidade da primeira etapa, o Barça dominou as ações e teve mais posse de bola. O problema é que não conseguia criar grandes oportunidades para abrir o placar.
Numa rara aventura de ataque, os Unionistas de Salamanca saíram na frente do placar, aos 31 minutos, quando Álvaro Gómez mandou um chutaço no ângulo direito. Juan Serrano encontrou um passe milimétrico para o companheiro, que dominou e finalizou de dentro da área.
Por fim, antes do apito para o intervalo, o Barça deixou tudo igual. Os donos da casa vacilaram na defesa ao tentar infiltrar na área blaugrana, e Ferran Torres aproveitou o contra-ataque para fazer o resto. Uma bela jogada do atacante de 23 anos.
Segundo tempo firme e controlado
Ao contrários dos sustos que sofreu ao longo da etapa inicial, o Barcelona voltou do intervalo com um ambiente mais controlado. Xavi apostou em mudanças esperadas para fortalecer o ataque e a receita funcionou. Aos 15 minutos, saíram João Félix, Marc Guiu e Fermin para as entradas de Lewandowski, Pedri e Gündogan.
Cinco minutos depois das mudanças: gol de Koundé. O zagueiro recebeu passe na intermediária, avançou sozinho, sem marcação, e arriscou um chute da entrada da área, no canto esquerdo. Belíssimo gol do camisa 23.
Quase na sequência, aos 23 minutos, o veio o terceiro gol para arrematar o resultado em outra jogada individual. Balde saiu do meio de campo, entrou na área adversária, passou entre dois marcadores e mandou uma bomba no travessão. A bola pingou no chão e morreu no fundo das redes.
Antes do encerramento, os Unionistas tentaram uma última vez levantar sua torcida, que gritou durante durante os mais de 90 minutos de partida. Quando o relógio mostrava 45 minutos jogados, mais uma vez Álvaro Gomez arriscou, desta vez após um rebote de Peña. O arqueiro do Barça fez duas defesas espetaculares para garantir o 3 a 1.
Vitor Roque entra com tudo definido
Em sua terceira aparição pelo Barça, Vitor Roque entrou faltando 10 minutos para o fim da partida em Salamanca. Com a entrada desta quinta, o jogador brasileiro completou seus primeiros 45 minutos em campo com a camisa blaugrana.
Aos poucos, o jovem de 18 anos tem ganhado espaço no time de Xavi. A expectativa é que ele desponte como peça importante no restante da temporada.