‘Punhalada no coração’: Xavi não esperava a perda de craque do Barcelona agora
Treinador do time Blaugrana lamentou as ausências de importantes peças do time titular em entrevista

Após ser goleado pelo Real Madrid pelo placar de 4 x 1 na final da Supercopa da Espanha, a situação de Xavi no comando do Barcelona ficou ainda mais delicada. Além dos maus resultados e desempenho abaixo do esperado em campo, o treinador do time Blaugrana tem mais um problema para se preocupar, a quantidade alta de lesões no time titular, que pode atrapalhar o planejamento do clube para o restante da temporada. O comandante catalão falou sobre os desfalques em entrevista coletiva pré-jogo diante do Unionistas de Salamanca.
Perguntado sobre a ausência de um líder técnico em campo, Xavi foi direto ao dizer que as lesões de Gavi, Raphinha e de Ter Stegen são como “punhaladas em seu coração” e chegam em um momento complicado no qual o time precisa se recuperar do revés sofrido para o maior rival na Supercopa da Espanha e vai precisar se remodelar para suprir tais ausências no restante da temporada. Vale lembrar que o craque espanhol vai ficar de fora por pelo menos dez meses.
Com as ausências destas peças, o técnico Xavi terá a necessidade de mexer no esquema tático do time, alterando a formação 4-3-3 para um 4-4-2 com a entrada de Ferran Torres. Uma medida mais cautelosa que pode surtir efeito, principalmente após a goleada sofrida para o maior rival no último final de semana.
“A lesão de Gavi é como uma punhalada em nosso coração, na alma da equipe, isso é uma realidade. As baixas de Ter Stegen e de Raphinha, que também são líderes e demonstram raça em campo são muito sentidas neste momento”, afirmou o treinador do Barcelona.
Em meio à crise de lesões, Barcelona busca classificação na Copa do Rei
Sem muito tempo para se lamentar, o Barcelona terá o Unionistas de Salamanca pelas oitavas de final da Copa do Rei nesta quinta-feira (18), em jogo marcado para às 15h30 (horário de Brasília). Após eliminar o Barbastro na última eliminatória da competição, o time Blaugrana terá o único representante da terceira divisão espanhola pela frente, em um confronto no qual se espera que o time catalão consiga um bom resultado e a classificação para as quartas de final do torneio, mesmo tão desfalcado.
A Copa do Rei é uma das possibilidades reais de título para o Barcelona nesta temporada, haja visto que o time neste momento está em uma condição menos favorável na La Liga, ocupando a 4ª colocação com 41 pontos a oito de distância para o líder Girona, mas com um jogo a menos por conta da disputa da Supercopa da Espanha. Embora tenha conquistado a classificação para as oitavas de final da Champions League também, os comandados de Xavi não são os mais cotados a chegarem longe na competição europeia.
Nas oitavas de final da competição continental, o Barcelona terá o Napoli pela frente. O jogo de ida está marcado para o dia 21 de fevereiro no Estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles e a volta prevista para 12 de março, em duelo que será disputado no Camp Nou. Alguns comentaristas na Espanha apontam que caso o time Blaugrana não consiga seguir adiante na Champions League, esta será a motivação para a diretoria Blaugrana demitir o técnico Xavi do comando.
Há quem considere que os próximos jogos do time na temporada também servirão como termômetro para a avaliação do trabalho do técnico. Caso os resultados nos jogos que antecedem a disputa na Champions League não forem bons, existe a possibilidade de Xavi acabar se despedindo do cargo de técnico do Barcelona antes mesmo do jogo de ida diante do Napoli. O time catalão volta ao campo pela La Liga no próximo domingo (21), frente ao Bétis, fora de casa, às 14h30 (horário de Brasília).