La Liga

Isco até tentou puxar uma reação do Betis, mas Ferran Torres deu show e comandou a vitória do Barcelona

Em seu centésimo jogo com a camisa do Barcelona, Ferran Torres anotou um hat-trick e deu uma assistência para assegurar uma dramática vitória sobre o Real Betis

A tarde deste domingo (21) no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, foi mesmo de Ferran Torres. Em sua centésima partida pelo Barcelona, o atacante espanhol deu um verdadeiro show diante do Real Betis e comandou a dramática vitória por 4 a 2 da equipe catalã, pela 21ª rodada de La Liga, com nada mais que três gols e uma assistência.

Ferran abriu o placar ainda no primeiro tempo aproveitando o passe açucarado de Pedri e ampliou logo após o intervalo depois de cruzamento de Lamine Yamal. O triunfo blaugrana parecia quase garantindo, mas Isco comandou uma reação relâmpago dos donos da casa e empatou a partida com dois gols em três minutos. A igualdade persistiu até os 44 minutos da segunda etapa, quando João Félix superou o goleiro Rui Silva com um belo chute de trivela. Nos acréscimos, Ferran Torres ainda encontrou tempo para marcar por cobertura e anotar seu primeiro hat-trick com a camisa do Barça.

A suada vitória foi importante para o Barcelona, que chegou a 44 pontos em 20 partidas e reassumiu o terceiro lugar de La Liga. O Real Betis, por outro lado, perdeu a chance de encostar na zona de classificação para competições europeias, perdeu em casa pela primeira vez na competição e permanece com 31 pontos, na nona posição.

Barcelona é melhor no primeiro tempo e abre o placar

Real Betis e Barcelona fizeram uma partida movimentada do início ao fim. O começo do primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes tendo boas oportunidades. A primeira foi dos donos da casa, com o brasileiro Luiz Henrique recebendo belo passe por cima de Isco dentro da área e mandando por cima do gol ao tentar encobrir o goleiro Iñaki Peña, logo aos três minutos.

O Barça respondeu aos 13 em um lance parecido. Frenkie de Jong teve tempo e espaço para levantar a cabeça e encontrar Pedri dentro da área com um excelente passe por cobertura. Assim como Luiz Henrique, o camisa 8 também tocou por cima de Rui Silva com demasiada força e não acertou o alvo.

A chance perdida, no entanto, não fez falta para a equipe comandada por Xavi Hernández num primeiro momento. Aos 20 minutos, a tentativa de lançamento de Ikay Gundogan desviou na marcação e acabou sobrando nos pés de Pedri, que invadiu a área completamente sozinho e rolou para o meio. Com o gol aberto, Ferran Torres precisou apenas encostar na bola para abrir o placar.

Após o primeiro gol, o Barcelona passou a ter mais controle do jogo e poderia ter ampliado ainda na primeira etapa, mas não converteu suas chances. Aos 37 minutos, Lamine Yamal recebeu de Gundogan, cortou a marcação logo depois de entrar na área e bateu de canhota na trave direita de Rui Silva. Já aos 44, a cobrança de falta ensaiada terminou com Robert Lewandowski sendo acionado por Yamal, tabelando com Ferran Torres dentro da área e balançando a rede com um chute na segunda trave, mas o polonês estava impedido no primeiro momento e o gol foi anulado.

Isco comanda empate relâmpago, mas João Félix decide e Ferran Torres anota hat-trick

O segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro terminou. O Barcelona voltou do intervalo com o mesmo ritmo e rapidamente abriu 2 a 0 no marcador. Com menos de três minutos, Lamine Yamal recebeu pela direita, deixou Abner Vinícius para trás e cruzou fechado. A bola bateu na trave direita de Rui Silva e sobrou para Ferran Torres, que finalizou de primeira com o pé esquerdo para estufar a rede.

Mas a vantagem visitante foi pulverizada rapidamente. Aos 10 minutos, Isco diminuiu com um belo gol de pé esquerdo, batendo de primeira com força ao ficar com a sobra dentro da área e acertando o ângulo esquerdo de Iñaki Peña. Três minutos depois, o meio-campista pisou na área novamente como se fosse um centroavante, recebeu bom lançamento de Luiz Henrique deu um leve toque na bola para, enfim, marcar o primeiro gol de cobertura do jogo.

Com o empate, a partida voltou a ficar totalmente aberta. Ambos os times criaram boas oportunidades para ficarem em vantagem, mas a igualdade persistiu até os minutos finais. Justamente quando parecia que o 2 a 2 seria definitivo, o ataque do Barcelona brilhou mais uma vez. Aos 44 minutos, João Félix tabelou com Ferran Torres na entrada da área, não conseguiu ajeitar para o pé direito ao dominar e então tirou da cartola um bonito chute de trivela que morreu no canto direito de Rui Silva.

Ao contrário do que aconteceu no início da segunda etapa, dessa vez o Real Betis não teve tempo de reagir e buscar o empate. Dois minutos depois de ter voltado a estar na frente no marcador, o Barça aproveitou que os Verdiblancos se lançaram ao ataque e puxou rápido contra-ataque com Ferran Torres, que recebeu grande enfiada de bola de Yamal, entrou com liberdade na área e, com uma cavadinha, superou Rui Silva pela terceira e última vez para dar números finais ao elétrico duelo.

Foto de Felipe Novis

Felipe NovisRedator

Felipe Novis nasceu em São Paulo (SP) e cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Antes de escrever para a Trivela, passou pela Gazeta Esportiva.
Botão Voltar ao topo