As origens do ‘miedo escenico’: até os maiores atores podem sofrer com o medo do palco no Santiago Bernabéu
A definição de Jorge Valdane sobre o "miedo escenico" é o que melhor descreve o que é enfrentar o Real Madrid no Bernabéu na Champions
Conteúdo oficial de La Liga
O Santiago Bernabéu, do Real Madrid, está entre os estádios mais famosos e icônicos do futebol mundial, um local intimidador onde muitos times adversários sofreram o famoso “medo do palco” ao longo das décadas.
O Camp Nou do Barcelona e o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid também são lugares difíceis para as equipes rivais conseguirem um resultado, enquanto o Mestalla do Valencia e o Ramon Sanchez-Pizjuan do Sevilla são alguns dos outros temíveis e históricos estádios ao redor de LaLiga.
Mas pergunte a qualquer jogador ou torcedor do Real Madrid e eles dirão que há algo único no efeito de um Bernabéu lotado aos visitantes. E ninguém explicou melhor esse sentimento especial do que um homem que conhece o estádio mais do que a maioria: o ex-jogador, treinador e diretor do Real Madrid Jorge Valdano.
Em 1986, Valdano escreveu um famoso artigo para a Revista de Occidente intitulado ‘Miedo Escenico’ – que é melhor traduzido para o português como ‘medo do palco’, e foi retirado de um artigo do escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez sobre seu medo de falar em público. O artigo de Valdano explicava como o Real Madrid se especializou em reviravoltas emocionantes ‘remontadas’, especialmente nas competições europeias, quando um déficit assustador da primeira partida seria contornado no Bernabéu.
Esta história remonta a um confronto com o então campeão inglês Derby County nas oitavas de final da Copa dos Campeões, antecessora da Champions League, de 1975/76. Los Blancos perderam a partida de ida por 4 a 1 na Inglaterra, mas quase inacreditavelmente venceram o jogo de volta por 5 a 1 para avançar. Nos anos seguintes, Celtic, Anderlecht, Borussia Monchengladbach e Estrela Vermelha de Belgrado começaram no Bernabéu com uma vantagem apenas para ver o Real Madrid lançar reviravoltas animadas para progredir no final da eliminatória.
A lenda cresceu após uma derrota por 2 a 0 no jogo de ida com a Internazionale na Copa da Uefa (antecessora da Liga Europa) de 1985/86, quando o companheiro de equipe de Valdano, Juanito, disse à TV italiana que “Noventa minuti en el Bernabeu son molto longo”. O feroz atacante do Real Madrid estava dizendo aos jogadores e torcedores do Inter que seus 90 minutos no jogo de volta durariam muito tempo, e a previsão foi confirmada quando a Inter foi derrotada por 3 a 0 na noite da volta.
A explicação, segundo o artigo de Valdano, era que um time era um “estado de espírito” e em ocasiões especiais podia desafiar a lógica tática, técnica e física. Essas ocasiões especiais tendiam a acontecer mais no Bernabéu do que em qualquer outro lugar, argumentou. E é definitivamente verdade que o barulho dentro do edifício do estádio aumenta nos estágios finais, enquanto os principais vencedores da Liga dos Campeões de todos os tempos se sentem incentivados a fazerem história através de ‘remontadas’.
Os últimos anos também trouxeram algumas reviravoltas especiais no estádio. O ex-técnico Zinedine Zidane jogou quando o Bayern de Munique foi derrotado em 2001/02 a caminho da conquista da Champions League daquela temporada. Zidane foi treinador em 2015/16, quando o Wolfsburg tinha uma vantagem de 2 a 0 após a primeira partida das quartas-de-final na Alemanha, mas o “hat-trick” de Cristiano Ronaldo no Bernabéu finalizou a volta por cima. O Real Madrid também ganhou o troféu da Champions League daquele ano. E a última vez foi contra um time de estrelas do PSG em 2021/22, quando três gols de Karim Benzema em apenas 18 minutos os ajudaram a sair de uma desvantagem de dois gols no agregado.
O jeito poético de Valdano com as palavras ajudou a ideia de ‘miedo escenico’ a se firmar nas mentes dos torcedores e jogadores do Real Madrid que se baseiam na ideia de acreditar nas situações mais difíceis. Mas os resultados e a realidade mostram que o Santiago Bernabéu realmente pode assustar até o mais experiente dos adversários.



