Craque ex-Barça e Real descobre que estudou na mesma escola de piloto da Fórmula 1
Coincidência une futebol e F1 por dupla de japoneses que se destacam nos seus esportes
Daquelas coincidências que unem dois esportes, Takefusa Kubo, craque da Real Sociedad e com passagens por Barcelona (base) e Real Madrid, soube recentemente que estudou na mesma escola de um dos destaques da Fórmula 1 em 2025.
O jogador japonês, nascido em junho de 2001, esteve na mesma instituição que o compatriota Yuki Tsunoda, um ano mais velho (maio de 2000), promovido para piloto da Red Bull Racing após apenas duas corridas neste ano.
— Eu o conheço, mas não pessoalmente. Eu o vi dizer em uma entrevista que ele estudou na mesma escola que eu. Eu não sabia disso, mas tenho acompanhado ele um pouco desde então. Espero que as coisas corram bem para ele — disse Kubo em entrevista ao streaming “DAZN”.
Lo de Take Kubo siendo compañero de colegio de Tsunoda no lo vimos venir 😂🇯🇵 pic.twitter.com/KBzL2wvKzM
— DAZN Fútbol (@DAZNFutbol) April 3, 2025
A dupla é natural da prefeitura de Kanagawa, na região de Kanto, no Japão, e deve ser motivo de orgulho de uma escola que conta com dois ex-alunos como atletas de elite no esporte de alto desempenho.
Colega de Kubo acabou de ser ‘promovido’ na Fórmula 1
Tsunoda pilotou no último ano pela Racing Bulls e começou 2025 ainda na RB, mas precisou de apenas duas corridas (12º no Circuito de Albert Park e 19º no Circuito Internacional de Xangai) para tomar o lugar do neozelandês Liam Lawson na equipe titular da empresa de energéticos.
— Eu não posso dar detalhes específicos [sobre a ida para RBR], para ser sincero, vocês sabem, este mundo [da F1]. Mas a primeira ligação que recebi foi de Christian [Horner, chefe de equipe da Red Bull], acho que logo depois [do GP] da China: ‘Prepare-se, talvez as coisas mudem um pouco’. Um pequeno lembrete — revelou o piloto japonês, emendando:
— Eu estava no Reino Unido para me preparar para Suzuka [próximo GP, neste domingo, 6]. Uma preparação com a VCARB [apelido da RB por questões de naming rights], e o plano mudou imediatamente. ‘Tomei uma decisão semelhante com a Red Bull Racing.’ Eu achei neste momento que seria para uma eventualidade. Mas dois, três dias depois, eu estava na Inglaterra e Horner confirmou pessoalmente — completou.
Inclusive, o próximo circuito, o primeiro de Tsunoda como RBR, será justamente no Japão, no Circuito de Suzuka. Enquanto isso, o ex-colega de escola do piloto da F1 também se destaca na Real Sociedad, onde está desde 2022.
Kubo, aos 23 anos, se consolida como um dos melhores pontas do futebol espanhol e, com sete gols em 2024/25, fará a temporada mais artilheira da carreira se marcar mais três vezes. Ele também já distribuiu quatro assistências.

O atacante também brilha pela seleção japonesa, classificada à Copa do Mundo de 2026. Todo bom desempenho do jovem o faz ser valorizado no mercado. O Liverpool já demonstrou interesse no atleta asiático, que recusou uma bolada da Arábia Saudita.



