Ex-Real Madrid brilha e Japão faz história ao ser primeiro classificado para Copa de 2026
Kubo e Kamada marcam, Japão supera Bahrein e chega ao seu oitavo Mundial consecutivo

A primeira seleção classificada via eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 foi conhecida nesta quinta-feira (20). O Japão bateu o Bahrein por 2 a 0 e garantiu presença no Mundial que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá.
Takefusa Kubo, Ex-jogador do Real Madrid e astro da Real Sociedad, foi o dono do jogo disputado em Saitama. O atacante serviu Daichi Kamada, do Crystal Palace, no primeiro gol e marcou o segundo para selar a classificação japonesa ao torneio mais importante do planeta.
Agora, das 48 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2026, quatro já estão confirmadas: EUA, México, Canada e Japão (as três primeiras já estavam garantidas por serem anfitriãs). O torneio está prevista para acontecer do dia 11 de junho ao 19 de julho.
Com três rodadas de antecedências, o Japão conseguiu o feito de se classificar com maior tempo de antecedência em sua história. De quebra, vai para a disputa de sua oitava Copa do Mundo consecutiva.
Após o trauma de não conseguir a vaga para os Estados Unidos em 1994, os japoneses se classificaram para todas as edições seguintes: França (1998), Coreia do Sul/Japão (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2014), Rússia (2018) e Catar (2022).
A caminhada do Japão nas Eliminatórias para a Copa de 2026
Eliminado nas oitavas de final da Copa de 2022 nos pênaltis para a Croácia, o time japonês iniciou sua trajetória para o Mundial da América do Norte em novembro de 2023, na segunda fase das Eliminatórias Asiáticas.
Após sete vitórias seguidas em grupo com Mianmar, Síria, Tailândia, Jordânia, Coreia do Norte e China, os Samurais seguiram para a última fase do torneio qualificatório.

O Japão ficou em um grupo mais qualificado na terceira fase das Eliminatórias, com Arábia Saudita, Austrália, China, Bahrein e Indonésia. Em cinco jogos disputados, venceu quatro e empatou apenas um, garantindo vaga ao Mundial de 2026.
Ao todo, o time nipônico marcou 56 gols em 14 jogos nas qualificatórias da Ásia, média incrível de quatro gols por partida. Restam ainda os confrontos diante de Austrália, Arábia Saudita e Indonésia, mas estes jogos servirão de testes para a formação da equipe que irá para a América do Norte no próximo ano.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Austrália deve ficar com segunda vaga do grupo
Com o novo formato da Copa do Mundo, que terá um total de 48 seleções ao invés das tradicionais 32, mais vagas serão destinadas ao continente asiático. Nesta terceira fase das Eliminatórias da Ásia, 18 seleções foram divididas em três chaves, sendo que os dois primeiros de cada um dos grupos avançam diretamente para o Mundial.
Os terceiros e quartos colocados disputam uma fase de grupos extra para definir mais duas vagas diretas e mais uma para o playoff. No grupo do Japão, a Austrália tem a chance de garantir sua classificação antecipada, caso vença a China na próxima rodada e Arábia Saudita e Indonésia tropecem.