Espanha

Júlio Baptista é demitido do Valladolid B após denunciar interferências em escalações

Júlio Baptista foi demitido por Ronaldo Nazário após afirmar em coletiva de imprensa que não era ele que decidia quem jogava no Valladolid Promesas

O ex-meia atacante Júlio Baptista, com passagens por São Paulo, Real Madrid, Arsenal e Cruzeiro, além da Seleção Brasileira, foi demitido do cargo de treinador do Valladolid Promesas — equipe ‘B’ do Real Valladolid, clube de Ronaldo Nazário na Espanha — que disputa a quarta divisão nacional. O desligamento aconteceu dias após o então técnico denunciar supostas interferências nas escalações de seu time.

No último domingo (5), o Valladolid Promesas perdeu para o Ourense, por 1 a 0, em partida válida pela Segunda División RFEF, equivalente à quarta divisão espanhola. Após a partida, Júlio Baptista revelou em coletiva de imprensa que não é ele quem definia quem joga e que recebeu a escalação para o jogo em questão somente na noite de véspera do confronto.

— Até as 22h (da véspera) eu não tinha a escalação para esse jogo. Há uma ordem de cima sobre quais jogadores têm de jogar e eu, como trabalhador do clube, faço o que me pedem — disse o jogador, bicampeão brasileiro com o Cruzeiro em 2013 e 2014. Veja as declarações completas:

Segundo Júlio, ele trabalhava toda a semana com certos jogadores e, poucas horas antes dos jogos, era avisado que estes não podiam jogar. Por isso, o ex-meia atacante afirmou que dessa forma estava ficando cada vez mais difícil competir com outras equipes.

— Essa é uma reflexão que não só eu, mas que todos no clube deveríamos fazer. Se essa é a direção que Valladolid quer seguir. (…) Isso (o prejuízo das interferências) se nota na hora de competir. Nesse momento, noto que deveríamos mudar — apontou Baptista.

O ex-jogador treinava o Valladolid Promesas desde julho de 2021, mas chegou ao clube em 2019 — ano seguinte após seu amigo Ronaldo comprar a agremiação —, quando trabalhava nas categorias de base do Pucela.

Nas suas declarações, Júlio Baptista não citou quem estaria por trás de definir as escalações do Valladolid Promesas, mas deu a entender que a ordem vinha da comissão técnica de Paulo Pezzolano, treinador uruguaio que, assim como Júlio e Ronaldo, já teve passagem pelo Cruzeiro, mas como técnico, ao contrário da dupla que jogou pela Raposa, além do Fenômeno ser o atual proprietário da SAF celeste.

Essa interpretação surgiu pelo fato de Baptista alegar ordem superiores nas escalações e pelo fato da comissão técnica de Pezzolano frequentemente levar jogadores do time B para treinar com o elenco principal, deixando o treinador brasileiro no escuro em relação aos atletas que poderia utilizar. A gestão dos elencos incomodava ao ex-meia atacante da Seleção Brasileira.

Resultados do Valladolid Promesas eram ruins

Apesar da declaração de Júlio Baptista ter soado mal internamente no Real Valladolid, o desempenho do time na quarta divisão não vinha sendo dos melhores. A equipe conquistou apenas dez de 30 pontos em disputa na temporada, estando na zona de descenso para a quinta divisão espanhola.

Júlio Baptista já havia caído de divisão com o Valladolid Promesas, indo da terceira para a quarta divisão na temporada 2021/22.

O Valladolid anunciou que o novo treinador do Valladolid B será o ex-volante Álvaro Rubio, que teve passagem de dez anos pelo Valladolid, quando jogador. Ele fazia parte da comissão técnica de Paulo Pezzolano.

Ronaldo e Pezzolano sofrem críticas no Valladolid

Ronaldo Nazário e Paulo Pezzolano vêm sofrendo diversas críticas no Real Valladolid. Após assumir o clube prometendo consolidar o Pucela na primeira divisão espanhola e levá-lo às competições continentais, o Fenômeno não conseguiu cumprir e viu seu clube ser rebaixado em duas oportunidades. A segunda vez aconteceu na temporada 2022/23, após o treinador uruguaio ser contratado para assumir a equipe que fazia temporada ruim em La Liga, mas que ainda não estava na zona de despromoção.

Com o uruguaio no comando, o Valladolid fez campanha instável e foi rebaixado. Na atual temporada, o clube faz boa campanha na segunda divisão espanhola, ocupando a quarta colocação, com 25 pontos, um a menos que o Eibar, terceiro colocado e primeiro time da zona de acesso à La Liga.

Apesar do momento positivo, o início da temporada do Valladolid foi muito ruim, o que gerou uma onda de protestos pedindo as saídas de Pezzolano e Ronaldo, tanto no estádio, quanto nas redes sociais.

A mudança no escudo do Valladolid, que passou por uma modernização, também foi amplamente rechaçada pelos torcedores. A alteração ocorreu em meados de 2022, mas, até hoje, a torcida exige que o emblema volte a ser como era antes.

Foto de Maic Costa

Maic CostaSetorista

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, No Ataque, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo