Espanha

Olheiro do Barcelona explica porque descartou a contratação de Hazard, ex-Real Madrid

Bojan Krkic reconhecia a qualidade do belga, mas se incomodou com o comportamento do jogador fora das quatro linhas

O atacante belga Eden Hazard despontou como uma das promessas mais brilhantes do futebol europeu durante sua passagem pelo Lille, onde atraiu a atenção dos maiores clubes do continente.

No entanto, apesar de seu talento, uma revelação do ex-olheiro do Barcelona, Bojan Krkic, revelou os motivos pelos quais o clube catalão optou por não contratá-lo, citando problemas com “dedicação e atitude”.

Vale ressaltar que Bojan Krkic é pai do ex-jogador Bojan Krkic e atual coordenador do futebol do Barcelona. Ele lembrou também de seu primeiro encontro com Eden Hazard, no Campeonato Europeu Sub-17 de 2007.

Em entrevista recente ao programa Què t'hi jugues da SER Catalunya, Krkic revelou que a habilidade do belga chamou a atenção naquele torneio, mas seu desempenho no jogo contra a Espanha já era um ponto negativo:

“Conheci Eden Hazard no Campeonato da Europa de Sub-17. Nessa altura, Bélgica e Espanha eram superiores. Chegaram à final*, a Espanha venceu, mas Hazard jogou muito bem durante todo o torneio, exceto na final.

*Na verdade, Espanha e Bélgica se enfrentaram na semifinal do Campeonato Europeu sub-17 de 2007. Naquela ocasião, os espanhóis avançaram após vitória nos pênaltis e, na decisão do torneio, venceram a Inglaterra.

Após o torneio entre seleções, Krkic continuou observando o atacante nas categorias de base do Lille. No norte da França, ele pôde notar atitudes que não eram compatíveis com o que ele considerava importante para um atleta:

“Fui vê-lo em uma partida em Montpellier. Os dois times saíram para se aquecer no mês de agosto, no calor, e faltou um do Lille. Todo mundo estava se alongando e ele estava olhando para as arquibancadas. Ele jogou bem, mas em termos de dedicação e atitude não gostei.”

Três dias depois, o então olheiro do Barcelona foi acompanhar outro jogo de Hazard, dessa vez contra o Angers. Novamente, a falta de comprometimento do atacante belga chamou a atenção:

“Fui ver o próximo jogo três dias depois, em Lille, contra o Angers. Ele estava no banco para descansar, e o técnico mandou todos se aquecerem. Todo mundo estava se aquecendo e ele andava de longe, assistindo o jogo…”

Após acompanhar alguns dos jogos no futebol francês, Krkic decidiu então descartar a contratação de Eden Hazard no Barcelona pelo seu comportamento:

“No relatório, escrevi ‘descartado'. Esse tipo de jogador, embora talentoso, mostrou-me, tanto como ex-companheiro de equipe quanto como olheiro do Barça, que não costuma dar certo.”

Relembre a carreira de Eden Hazard

Eden Hazard pela 33ª rodada da Ligue 1 2011/12, em Nice x Lille, maio de 2012. Foto: Icon Sport
Eden Hazard pela 33ª rodada da Ligue 1 2011/12, em Nice x Lille, maio de 2012. Foto: Icon Sport

Em julho de 2018, Eden Hazard subiu para a equipe profissional do Lille — onde ficou até o final da temporada 2011/12 e foi eleito duas vezes o melhor jogador da temporada francesa (2010/11 e 2011/12).

Ao final de sua passagem pela França, o atacante belga foi contratado pelo Chelsea por 35 milhões de euros (R$214 milhões na atual cotação). Na Inglaterra, Hazard foi bicampeão da Premier League e bicampeão da Europa League.

Nove anos após chegar ao Chelsea, em 2019, o Real Madrid contratou Hazard por 120 milhões de euros (R$736 milhões) — mas no clube merengue, o atacante encontrou dificuldades e não rendeu o esperado.

No verão de 2023, Hazard e Real Madrid chegaram a um acordo para encerrar seu contrato antes do prazo, marcando o fim de sua passagem. Aos 32 anos, o atacante decidiu anunciar a sua aposentadoria do futebol.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo