Espanha

Messi diz ter encontrado ‘vários Guardiolas por aí’, mas isso não é exatamente positivo

Para Messi, estilo de jogo do treinador espanhol, influenciou nova geração de trenadores

Gênio da bola e um dos maiores jogadores da história do futebol contemporâneo, Lionel Messi, hoje a estrela-mor da MLS, fez uma declaração, no mínimo, inusitada sobre o estilo de jogo de Pep Guardiola, hoje no Manchester City, que encantou o mundo da bola entre 2008 e 2012, comandando o Barcelona e mudou praticamente a maneira como o esporte foi praticado desde então. Campeão de tudo o que disputou com o técnico espanhol, o estilo de posse de bola e intensa pressão, aliado a uma organização defensiva soberba, tentou ser copiada por outros treinadores após o sucesso, mas se a mesma eficiência.

Para Messi, Guardiola fazia o sistema de jogo do Barcelona ser até simples demais para quem estava em campo, o que posteriormente teria feito “mal ao futebol”, já que muitos outros treinadores tentaram copiar este estilo, sem se dar conta de que para que isso desse certo, as características das pelas do elenco deveriam estar aliados a esta filosofia. No fim das contas, muitos times se perderam ao tentar imitar a tática, e atualmente praticamente todos os times tentam aplicar alguma coisa que observaram do lendário time Blaugrana treinado por Pep.

“Ele (Guardiola) fez muito mal ao futebol. Parecia tão fácil e tão simples que depois todo mundo queria copiar. Depois eu encontrei muitos Guardiolas por aí. E aí você percebe o que nós fizemos”, disse Messi, em entrevista ao ex-jogador argentino Jorge Valdano.

Messi revela admiração por Pep Guardiola

Apesar da “polêmica afirmação”, Messi revelou que Guardiola, atualmente fazendo história no Manchester City, foi o melhor treinador que teve na carreira. Para o argentino, o técnico espanhol tem algo especial, que faz com que seus times incorporem sua mentalidade vencedora e não fique em um estado de conforto após ganhar algum título. A intenção é sempre estar no topo, se manter na liderança, pois com essa mentalidade é possível chegar longe em qualquer competição.

Messi também falou sobre o tipo de preparação para cada jogo e da relação do treinador com cada atleta, que sempre ultrapassava os limites de técnico e era muito próxima, o que gerava confiança e uma disposição total dos jogadores, que acreditavam e corriam por Pep, sempre entregando algo a mais, o que possibilitou que aquele Barcelona fosse considerado modelo de estudo e responsável por mais uma revolução dentro do esporte bretão.

“Sem dúvida. Ele tem algo especial, sobretudo na preparação de cada jogo e também na sua comunicação com os jogadores, na forma como nos passava a estratégia”, afirmou Messi.

Conquistas de Messi e Pep pelo Barcelona

Foram 16 conquistas ao longo da passagem de Pep Guardiola no comando do Barcelona. Em quatro temporadas, entre 2008 e 2012, o treinador espanhol manteve uma incrível marca de quatro conquistas por ano e ao lado de Messi, Xavi, Iniesta, Busquets e companhia limitada, o time Blaugrana conquistou a Europa e o mundo inteiro, com um futebol vistoso que encantou a todos que amam o esporte bretão.

Além dos troféus de Melhor Treinador do Mundo, conquistados em 2008 e 2010, Guardiola e Messi faturaram juntos por duas vezes a Champions League, nas temporadas 2008/2009, 2010/2011, faturando também o Mundial de Clubes, diante do Estudiantes em 2009 e frente ao Santos em 2011. O treinador foi tri-campeão da La Liga nas temporadas 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011, venceu por duas vezes e Supercopa da Uefa em 2009/2010, 2011/2012, faturou em duas oportunidades a Copa do Rei, em 2008/2009, 2011/2012 e foi tri-campeão seguido da Supercopa da Espanha, em 2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012.

Ao lado de Messi, Guardiola se projetou ao futebol mundial, foi importante no Bayern de Munique, mas especialmente fundamental agora no Manchester City, a ponto de ter conquistado sua terceira Champions League como treinador na última temporada. Se Messi, com o apoio de Guardiola se tornou um dos maiores jogadores da história, quando o assunto é estar à beira do gramado, Pep está no caminho de colocar seu nome no posto mais alto entre os técnicos deste esporte chamado futebol.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo