La Liga

Reclamação de Lewandowski com Lamine Yamal escancara clima tenso no Barcelona

Lewandovski foi fundamental para o Barcelona na vitória contra o Alavés, mas chamou atenção por bronca em jovem

O Barcelona sofreu mais do que deveria, mas bateu o Alavés pelo placar de 2 x 1, em jogo válido pela 13ª rodada da La Liga e disputado no Olimpic Lluís Companys. O time Blaugrana saiu atrás do marcador quando Omorodion recebeu passe de Javi López e abriu o placar em favor do time visitante. Coube ao craque Lewandowski assumir o protagonismo do jovem time catalão para conseguir virar o jogo. Foram do polonês os dois gols que levaram a equipe culé a virada e a consequente vitória, que colocou o Barcelona na 3ª colocação da competição com 30 pontos.

Entretanto, o desempenho abaixo do esperado nos últimos jogos, vem criando um clima de tensão alta dentro do time do Barcelona. Prova disso foi a demonstração de impaciência de Lewandowski em relação a Lamine Yamal, um dos jogadores mais jovens do elenco Blaugrana, que tem apenas 16 anos. Lewa foi flagrando durante o jogo reclamando muito com a joia espanhola após o jovem optar por finalizar uma jogada enquanto o polonês estava completamente livre na 2ª trave.

O fato de Lamine ter chutado ao invés de passar a bola deixou Lewandowski nos nervos com Lamine, que saiu da jogada pedindo calma ao polonês. Na sequência da jogada inclusive, o jovem espanhol teria estendido a mão ao seu companheiro, que irritado por não receber o passe, acabou não cumprimentando seu companheiro de time. Contudo, a irritação do polonês passou quando marcou seu segundo gol na partida em cobrança de pênalti. Após marcar, Lewandowski se direcionou a Lamine Yamal, o orientando e depois se abraçaram.

Atitude de Lewandowski escancara clima tenso no Barcelona

Não é comum ver um jogador do calibre de Lewandowski irritado a ponto de não cumprimentar um companheiro após a definição de uma jogada na qual não recebeu um passe. O fato do polonês ter se irritado com Lamine Yamal demonstra um problema deste Barcelona nesta temporada. Por conta da juventude do time, com média de idade de 26 anos, algumas ações mais individuais e ansiosas em campo podem de fato atrapalhar o jogo coletivo da equipe e comprometer alguns resultados.

A falta de paciência demonstrada com os jogadores mais jovens, não só por Lewandowski em relação à Yamal, mas também da própria imprensa com outros atletas tem incomodado o técnico Xavi, que disse em entrevista que as críticas feitas pelos veículos de comunicação ao desempenho atual do time, tem interferido durante os jogos e abalado um pouco o emocional de algumas peças do elenco culé.

Nos últimos dez jogos disputados, o Barcelona venceu seis, empatou dois e perdeu dois. As derrotas aconteceram em competições diferentes e foram em jogos considerados decisivos. O primeiro e mais importante revés deste período foi a derrota para o Real Madrid no El Clásico, de virada, pelo placar de 2 x 1. Naquele momento o time de Xavi, Lewandowski e companhia não demonstrou a frieza necessária para administrar ou ampliar o resultado quando estava em vantagem.

A última derrota do time veio na última rodada da Champions League, quando o time catalão perdeu para o Shakhtar Donetsk por 1 x 0, o que fez o time Blaugrana cair para a 2ª colocação do Grupo H e embolar de vez a briga pela classificação à próxima fase. Mesmo quando o time vence, as exibições não têm convencido, o que em campo tem se traduzido em atitudes como as de Lewandowski, que inclusive foi usada como pauta da imprensa espanhola para justificar a queda de rendimento do Barcelona em campo, em resposta às críticas feitas por Xavi.

O Barcelona segue na cola do Real Madrid e do Girona para tentar tomar a ponta da tabela e terá um desafio complicado na próxima rodada da La Liga. O time Blaugrana vai encarar o Rayo Vallecano, fora de casa, no dia 25 de novembro (sábado), à 10h (horário de Brasília).

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo