Espanha

Ex-diretor do Barcelona pede suspensão pesada para Vinicius Junior após expulsão

Vinicius Jr foi expulso após se desentender com o goleiro do Valencia; ex-dirigente do Barcelona cobra sanção exemplar

O retorno de Vinicius Junior ao Mestalla — onde sofreu um dos casos mais emblemáticos de racismo do futebol mundial — terminou em expulsão após um desentendimento com o goleiro do Valencia.

Na última sexta-feira (3), o atacante do Real Madrid agrediu Dimitrievski em jogo atrasado da 12ª rodada de LaLiga. O árbitro de campo foi chamado pelo VAR para verificar o lance e acabou mostrando o cartão vermelho direto para o brasileiro.

E a atitude de Vinicius Jr. rendeu cobranças de um ex-diretor do Barcelona. O advogado Toni Freixa, que chegou a concorrer nas eleições presidenciais do Barça em 2015, usou seu X (antigo Twitter) para pedir uma suspensão pesada para o craque dos Merengues.

O ex-dirigente do Barcelona postou trecho do artigo 103 do Código Disciplinar da Real Federação de Futebol da Espanha (RFEF), que estabelece que “as agressões são puníveis com suspensão de 4 a 12 jogos”.

Torcedores do Real Madrid invadiram a publicação de Toni, que deu sua opinião sobre o caso. O advogado também cobrou o órgão por uma sanção ao atacante brasileiro referente aos protestos contra a arbitragem:

A sanção para Vinicius Jr., segundo o Código Disciplinar da RFEF, deverá ser a seguinte: de quatro a 12 jogos pela agressão (artigo 103); de dois a três jogos por protestos ao árbitro (artigo 127).

Ou seja, um mínimo de seis (partidas). Outra coisa será um escândalo injustificável.

Vinicius Jr pede desculpas por cartão vermelho

Vinicius Jr não concordou com sua expulsão Foto: (Imago)
Vinicius Jr não concordou com sua expulsão Foto: (Imago)

Desde antes da bola rolar, Vinicius Junior sofreu diversas provocações por parte da torcida do Valencia, envolvendo cartazes e cânticos. Apesar disso, o atacante do Real Madrid usou suas redes sociais para pedir desculpas pelo cartão vermelho:

Perdão e obrigado, equipe!!!

O lance polêmico aconteceu aos 32 minutos da etapa final, quando Vinicius Junior brigou pela bola com o defensor Foulquier dentro da área, mas não acertou o gol. Nesse momento, o goleiro do Valencia se aproximou do atacante dos Blancos e disse alguma coisa em seu ouvido.

Além disso, Dimitrievski encostou nas costas do brasileiro e, aparentemente, seu cabelo. Vinicius Junior não gostou e respondeu com um empurrão que acertou o rosto do arqueiro adversário.

Após a checagem no vídeo, o astro do Real Madrid se revoltou com o árbitro e precisou ser contido por seus companheiros até deixar o gramado. Em coletiva pós-jogo, Carlo Ancelotti deu razão ao atacante de 24 anos, argumentando que o brasileiro deveria receber apenas um cartão amarelo:

Nós pensamos que não era para vermelho, era para dois amarelos (para Dimitrievski e Vinicius Junior). Foi expulso, mas a equipe reagiu a esta dificuldade, como também ao pênalti perdido. Vamos recorrer, não sei se aceitarão. Acredito que dois amarelos eram suficientes. Tomara que possa jogar o próximo jogo. E nada além disso, segue sendo determinante para nós.

Caso Vinicius Jr. seja punido, ele perderá, no mínimo, o compromisso contra o Deportiva Minera, pela Copa do Rei, além de dois possíveis jogos pela Supercopa da Espanha (semifinal contra o Mallorca), e mais um jogo pela taça nacional — se o Real Madrid conseguir a classificação.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo