Vini Jr é expulso em Valencia, mas recebe apoio de Bellingham após virada
Meia inglês comanda virada dos Merengues em cima do Valencia após vermelho do brasileiro
Reviravoltas, pênalti perdido, expulsão e virada. Real Madrid x Valencia entregou tudo nesta sexta-feira (3), quando o visitante bateu o dono do Mestalla por 2 a 1. Como quase toda visita de Vinicius Júnior nesse estádio, o jogo também foi marcado pelo clima extremamente hostil e o brasileiro viveu uma montanha-russa de emoções.
Antes mesmo da bola rolar em jogo atrasado da 12ª rodada de LaLiga, a torcida valenciana gritava “Vini Bola de Praia”, como uma provocação ao jogador ter perdido a Bola de Ouro para Rodri. Com a bola rolando, o atacante foi alvo de vaias e vários xingamentos, o que impactou seu nível em campo.
Aos 33 do segundo tempo, ele se irritou com uma provocação de Dimitrivski e empurrou o rosto do goleiro macedônio, sendo expulso com ajuda do VAR. Naquele momento, o Real já perdia por 1 a 0, gol de Hugo Duro ainda na etapa inicial.
— Desculpe e obrigado equipe! — escreveu Vini em seu perfil no X (ex-Twitter).
Poderia estar empatado se Bellingham não tivesse perdido um pênalti no começo do segundo tempo, quando a torcida pedia nas redes sociais para que Vini virasse o cobrador oficial pelo erro do inglês — além de outras falhas de Mbappé em partidas passadas.
No fim, o meia conseguiu se redimir da penalidade, deu a assistência para o empate de Modric e virou nos acréscimos, quando aproveitou erro da defesa e marcou em chute colocado.
Na comemoração, Bellingham levantou o punho, sinal conhecido na luta contra o racismo e que Vini já fez nesse mesmo Mestalla na última temporada.
Com a vitória emocionante, os Merengues roubaram a liderança do rival Atlético de Madrid, que está dois pontos atrás do Real, mas tem um jogo a menos.
Na estreia do técnico Carlos Corberan, o Valencia caiu para lanterna do Campeonato Espanhol.
Valencia castiga Courtois até abrir o placar
O gol dos Morcegos aos 26 fez justiça ao que acontecia na primeira parte do jogo. Eles criaram três boas chances e viram o arqueiro adversário desequilibrar. Com seis no relógio, Duro mandou uma bomba após escorada perfeita de López, mas Courtois pegou, mesmo cenário em cabeçada de André Almeida na sequência.
Com 11, em jogada pela direita que lembrou a do gol que abriu o placar, Foulquier fez a ultrapassagem e López acionou, mas o lateral teve o ângulo fechado pelo goleiro belga e teve que finalizar em cima dele.
O Real pecou na criação e, apesar de quase abrir o placar cedo em chute de Valverde aos quatro minutos, demorou até tomar conta do jogo. A partir do 1 a 0 para o mandante, a equipe de Ancelotti dominou a bola, mas não conseguia encontrar espaço para infiltrar.
Só conseguiu uma vez, aos 42, quando Ceballos encontrou lindo passe e Vinicius Júnior chutou rasteiro para boa defesa de Dimitrievski.
Real Madrid supera expulsão de Vinicius Júnior com reservas
O visitante voltou muito bem para etapa final. Em menos de 15 minutos, além do pênalti, o time tinha marcado com Mbappé em um lindo gol com participação de Bellingham e Vini, mas o francês estava impedido.
Após a expulsão, as entradas de Brahim Díaz, Camavinga e, mais tarde, Modric, mudaram definitivamente o jogo. Mesmo com um a menos, o empate e a virada veio. A partida foi tão emocionante que, aos 55 minutos, deu tempo de Rioja mandar uma bomba no travessão de Courtois.