Espanha

Del Bosque: “Guardiola deveria treinar a Espanha. É o melhor do mundo”

Antes mesmo de sua queda após a Espanha ter sido eliminada na Eurocopa, Vicente del Bosque andava em uma corda bamba com a Furia nas mãos. É inegável que a trajetória do técnico na seleção espanhola foi gloriosa, mas o jogo que ele propunha, em determinado momento, se tornou ultrapassado e, talvez, previsível demais. E o próprio treinador reconheceu que seu tempo tinha terminado ao deixar o cargo por vontade própria. Agora, a federação espanhola corre contra o tempo para encontrar alguém para substituí-lo. Em entrevista ao jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, o agora ex-técnico sugeriu o que seria, para ele, melhor opção para o suceder: Pep Guardiola.

LEIA TAMBÉM: Guardiola: “Quero fazer o Manchester City jogar um futebol que deixe a torcida orgulhosa”

“Guardiola é o melhor treinador do mundo, sem dúvidas. E digo isso tanto por tudo que ele conquistou até agora quanto pelo valor que ele mostrou indo para o Bayern de Munique sem sequer saber falar alemão”, disse del Bosque antes de propor Pep como seu substituto na Furia Roja. “Por que um catalão não pode assumir o comando técnico a seleção espanhola? Seria ótimo se nós pudéssemos ajudar a deixar a Catalunha mais próxima do resto da Espanha”, falou. A questão é que Guardiola acabou de ser apresentado pelo Manchester City e vai ganhar muito lá, mas, para o ex-técnico, o fator financeiro não é importante nesse caso. “Acho que ele ganharia menos do que em um clube, mas não consigo imaginar que isso seria um problema para alguém que já ganhou tanto dinheiro”, afirmou.

Apesar de parecer algo bastante improvável, não seria nada mal ver Guardiola dando uma cara nova à Furia sem que esta perdesse sua principal marca. Mas não agora, logicamente. É válido lembrar que ainda que Pep seja assumidamente a favor da independência da Catalunha, isso talvez não fosse um entrave para que, um dia, ele treinasse a Espanha. É só tirar o exemplo dos jogadores que pensam da mesma forma que o agora técnico dos Citizens e nunca se recusaram a ir para a seleção nacional. Sem contar que muito do primeiro e único título espanhol de Copa do Mundo teve uma grande mão de Guardiola, que, na época, treinava o Barcelona e basicamente foi quem preparou as peças-chave do time campeão de 2010.

TRIVELA FC: Conheça nosso programa de relacionamento e marque um golaço pelo jornalismo esportivo independente!

Foto de Nathalia Perez

Nathalia Perez

Jornalista em formação trabalhando a favor de um meio esportivo mais humano. Meus heróis sempre foram jogadores de futebol, mas hoje em dia são muito mais heroínas.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo