Vitor Roque tem hoje a chance perfeita de mostrar seu poder ao Barcelona
Contra o Las Palmas, Vitor Roque pisou em campo pela primeira vez pelo Barcelona; contra o frágil Unión Deportiva Barbastro, da quarta divisão, pode fazer uma estreia como merece
Vitor Roque estreou pelo Barcelona na quinta-feira (4) diante do Las Palmas, em jogo válido por La Liga. Não chegou a jogar muito, tendo entrado em campo no lugar de Ferrán Torres quando faltavam apenas 12 minutos de tempo regulamentar. Não conseguiu mostrar tanto e acabou tendo a estreia marcada por um gol perdido, nada que diminua o entusiasmo dos culés com a promessa brasileira contratada junto ao Athletico-PR. Agora, ele pode ter a chance de ouro que espera desde que foi vendido, ainda na metade de 2023.
Afinal, o Barcelona volta a campo neste domingo (7), mas desta vez pela Copa do Rei e diante de um adversário extremamente modesto, o Unión Deportiva Barbastro, que joga na Segunda Federación, a quarta divisão do futebol da Espanha. Diante de um rival muito mais frágil e fraco do que qualquer um enfrentado em La Liga, é muito possível pensar que Xavi Hernández, técnico do Barça, deverá dar descanso a alguns de seus principais jogadores. E aí pode chegar a grande chance de Vitor Roque.
Um time da quarta divisão seria um prato cheio para Vitor Roque
Não que o Las Palmas seja o adversário mais difícil do mundo, mas na atual fase de um inoperante Barcelona de Xavi, qualquer rival de primeira divisão, talvez até alguns de segunda, possam ser pedras no caminho. Mas — pelo menos teoricamente — é quase impossível acreditar que um time como o Unión Deportiva Barbastro, ou qualquer um que jogue na quarta divisão espanhola, possa vir a ser um problema para uma equipe do porte do Barça. Portanto, seria a chance de ouro para Vitor Roque se soltar e mostrar o que tem de melhor.
A torcida do Barcelona não vive bem uma lua-de-mel com Robert Lewandowski, que faz temporada bem abaixo do esperado, principalmente no quesito marcar gols — o que, convenhamos, é só o que se espera dele. E aí mora toda a ansiedade dos torcedores com a estreia de Vitor Roque, que vem sendo tratado na Espanha como um fenômeno em construção. Muitas comparações já foram feitas e as atuações dele por aqui no Campeonato Brasileiro, principalmente antes de sua última lesão, acabar só aumentando as expectativas.
Contra o frágil Unión Deportiva Barbastro, Vitor Roque, se tiver tempo, poderia marcar, tirar o peso do primeiro gol nas costas e começar a escrever uma bonita história com sua nova torcida. Talvez reste a Xavi essa sensibilidade, aliada também a uma noção maior de como joga o atacante brasileiro, já que o próprio treinador espanhol já afirmou que o vê também como um ponta, não apenas como centroavante, o que não seria tão bom assim para o jovem, que nunca fez direito essa função antes.
Vitor Roque tem de ser centroavante ou, no máximo, segundo atacante
Junto de Vitor Roque contra o Las Palmas entraram o português João Felix e o espanhol Lamine Yamal, esse outra promessa que o Barcelona tem em mãos, mas formado em suas categorias de base. Felix acabou mais centralizado, revezando na posição com Vitor Roque, mostrando que, sim, Xavi não vê o brasileiro apenas centralizado. OK, ele pode tentar, mas imaginar Vitor Roque como um ponta pode ser muito prejudicial para a carreira do novo reforço do Barça.
Vitor Roque é rápido e ágil, o que faz com que possa sim atuar pelas pontas, mas suas principais características estão concentradas na posição de centroavante — forçando um pouco, poderia ser um segundo atacante, aquele mais móvel. Tem faro de gols, ótima finalização e um drible curto matador em direção à meta adversária. É ótimo para tabelas com pontas graças ao seu senso de posicionamento e, acima de tudo, sempre jogou pelo meio. Contra o Unión Deportiva Barbastro, se tiver chance, pode mostrar tudo isso.