Barcelona leva susto, mas consegue virada espetacular no finalzinho e vence o Las Palmas na estreia de Vitor Roque
Vitor Roque entra no 2º tempo, perde chance clara, mas Barcelona consegue vitória importante na última rodada do 1º turno da La Liga

No sufoco, o Barcelona venceu o Las Palmas pelo placar de 2 x 1 no fechamento da 19ª e última rodada do 1º turno da La Liga. Munir abriu o placar para os mandantes ainda no primeiro tempo, e na etapa complementar, Ferran Torres e Gündogan, marcando de pênalti nos acréscimos, marcaram os gols do time Blaugrana, que mesmo não jogando bem, conseguiu um resultado importante, para fechar a primeira metade do Campeonato Espanhol em alta.
A expectativa dos brasileiros e de toda a comunidade catalã era pela estreia de Vitor Roque com a camisa do time culé. A joia do futebol brasileiro entrou aos 33 minutos do 2º tempo e teve duas chances claras para marcar. A primeira na entrada da pequena área e a segunda após retomada de bola e chute que acabou bloqueado. Pelo pouco tempo que ficou em campo, o Tigrinho mostrou muita vontade, se movimentou bem e mostrou que pode ser bem aproveitado por Xavi.
Com a vitória, o Barcelona alcançou os 41 pontos e subiu para a 3ª colocação, enquanto o Las Palmas, que jogou bem melhor no primeiro tempo, mas sucumbiu a pressão do Barcelona na etapa final, estacionou na 10ª colocação com 25 pontos. Na próxima rodada, o tie do técnico Xavi encara o Osasuna em casa, enquanto o time das Ilhas Canárias recebe o Villarreal.
Las Palmas coloca o Barcelona na roda e domina o primeiro tempo
O Las Palmas começou em cima do Barcelona, pressionando a saída de bola e apostando nas jogadas pelos lados do campo para criar algum perigo. Aos 11 minutos de jogo a Lei do Ex mais uma vez se fez presente. Após jogada pelo lado direito feira por Sandro Ramírez, Munir se antecipou a defesa e com um toque sutil, venceu o goleiro Inãki Peña e mandou a bola para o fundo do gol.
Quatro minutos mais tarde, o Las Palmas recuperou a posse de bola no meio-campo e partiu em velocidade. A bola foi solta na ponta direita e sobrou para Sandro Ramírez, que arriscou de perna direita e mandou por cima da meta de Iñaki Peña.A equipe das Ilhas Canárias jogava de forma envolvente, colocava o Barcelona na roda e criou nova oportunidade com Sandro Ramírez, que tabelou pela esquerda, recebeu dentro da área e bateu no canto direito de Peña, que espalmou para escanteio.
Aos 27 minutos, o Las Palmas teve duas oportunidades em seguida para marcar. Depois de mais uma jogada que começou pela direita, Javier Muñoz recebeu da entrada da área e chutou forte, o goleiro Inãki Peña foi buscar e espalmou para dentro da área. Na sequência do lance, Sandro Ramírez, o melhor jogador em campo no primeiro tempo, pegou o rebote e acertou a trave.
Sandro Ramírez estava demais no primeiro tempo, o Barcelona não conseguia marcar o atacante de jeito nenhum. O camisa nove se movimentava muito, caindo pelos dois lados do campo e ditava as ações do setor ofensivo dos Las Palmas. Em mais um belo lance, aos 49, Sandro recebeu da linha lateral da grande área pela esquerda e mandou com perigo à esquerda da meta Blaugrana, que saiu no lucro com a derrota de 1 x 0 após o final do primeiro tempo.
Barcelona melhora e vira o jogo com gol de pênalti no finalzinho
O Barcelona acordou no segundo tempo e logo aos dez minutos empatou o jogo nas Ilhas Canárias. Em um lance bizarro, o zagueiro Coco tentou tirar a bola da defesa do Las Palmas e acertou a cabeça de Lewandovski e sobrou para Ferran Torres, que dominou e chutou com categoria no canto esquerdo do goleiro Valles.
Aos 14 minutos, o Barça teve mais uma boa chance com Frenkie de Jong que recebeu passe pelo alto de Gündogan e chutou de primeira, mas sem força, facilitando o trabalho de Valles.
O time Blaugrana tentou pressionar o Las Palmas em busca da virada, mas abusou das bolas na área, indo totalmente contra ao seu estilo de posse de bola e de infiltração. Nem postado na defesa, o sistema defensivo dos mandantes conseguiam bloquear as ofensivas do time catalão, mas pouco fez no segundo tempo. Na melhor chance do time das Ilhas Canárias, o zagueiro Mika Mármol subiu livre na pequena área e mandou a bola com muito perigo ao lado esquerdo da meta de Valles.
Vitor Roque era o jogador mais esperado em campo e entrou aos 33 minutos da 2ª etapa e por pouco não marcou seu primeiro gol após quase aproveitar um recuo de bola equivocado da defesa do Las Palmas. No finalzinho do jogo, João Félix recebeu dentro da área e chutou forte, Valles espalmou e Gündogan estava pronto para pegar o rebote e empurrar a bola para o gol, não fosse um empurrão de Sinkgraven, que deslocou o alemão. Sem pestanejar, a arbitragem marcou pênalti e expulsou o defensor.
Na cobrança, o próprio Gündogan bateu e foi para as redes, virando o jogo praticamente no último lance. Vitor Roque ainda teve duas chances claras para marcar, mas a ansiedade e a falta de sorte impediram que o brasileiro marcasse em sua estreia. Mesmo assim, o Barcelona conseguiu uma vitória importante diante de um surpreendente adversário e fechou a primeira metade da La Liga em alta.