Copa do Rei

Hoje vai ter um clássico que não acontece na Copa do Rei há quase 30 anos

Derbi Canario entre volta a acontecer neste domingo, na Copa do Rei, após 27 anos de hiato

O confronto mais tradicional das Ilhas Canárias volta a acontecer na Copa do Rei da Espanha após 27 anos. Neste domingo (7), às 18h (horário de Brasília), Tenerife e Las Palmas se enfrentam no Estádio Heliodoro Rodriguez Lopez em jogo válido pela 3ª fase da competição. O confronto não acontece pelo torneio desde 1997, quando os dois clubes se enfrentaram na 2ª fase do campeonato e o Las Palmas levou a melhor, vencendo o jogo de ida pelo placar de 3 x 2 e empatando na volta por 2 x 2.

Em 2024, o Tenerife, que joga em casa, tenta dar o troco em seu maior rival e de quebra manter a mesma escrita das últimas duas temporadas. Desde 2022, o Las Palmas não sabe o que é vencer o clássico jogando fora de casa. A última vez em que isso aconteceu foi na temporada 2021/2022, em jogo válido pela 22 rodada da 2ª divisão espanhola. Na ocasião, Los Amarillos venceram os Azulillos por 1 x 0 e de lá para cá disputaram dois jogos na casa do Tenerife, perdendo os dois por 1 x 0 e por 4 x 1, sendo este o último jogo entre os times.

No retrospecto geral, Tenerife e Las Palmas já se enfrentaram em 59 jogos, com 16 vitórias dos Blanquiazules, 20 da equipe amarela e outros 23 empates. Pela 2ª divisão espanhola, competição que recebeu o Derbi Canario mais vezes, os times se enfrentaram em 44 oportunidades, com vantagem para o Tenerife, que venceu 14, contra 12 do seu rival, além de outros 18 empates.

Relembre a última vez em que Tenerife e Las Palmas se enfrentaram na Copa do Rei

Sessenta e seis equipes disputaram a Copa do Rei na temporada 1997/1998. O Las Palmas estreou logo na primeira fase e sofreu para eliminar o time do Pájara Playas de Jandía, time que desde 2011 desativou suas atividades profissionais, mas que na época foi o adversário de Los Amarillos na tradicional competição espanhola. No jogo de ida, o Pájaras venceu pelo placar de 3 x 1, obrigando o Las Palmas a golear na volta para se manter vivo na competição e foi o que aconteceu.

Em uma grande atuação em casa, o Las Palmas conseguiu a remontada, venceu por 4 x 1 e seguiu adiante no torneio para enfrentar o Tenefire, seu maior rival e que estava na elite do futebol espanhol naquela época. O jogo de ida foi disputado no dia sete de setembro de 1997 e sendo o favorito na época, Los Blanquiazules conseguiram abrir o placar com Kodro, logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Mas jogando em casa, o Las Palmas fez valer o mando de campo, virando o jogo para 3 x 1, com gols marcados por Turu Flores e Merino, que marcou duas vezes.

Ainda houve tempo para Alexis Suarez diminuir a vantagem em favor do Tenerife e deixar em aberto a disputa para o jogo da volta. Porém, o Las Palmas estava mesmo a fim de fazer história e abriu dois gols de vantagem em plena casa do adversário e encaminhou praticamente a classificação para a 3ª fase da Copa do Rei. O Tenerife ainda foi buscar um empate, mas Los Amarillos se seguraram bem e conseguiram uma heroica classificação.

Recorte de jornal da época relembra a classificação do Tenerife para a 3ª fase da Copa do Rei. Foto: Mundo Deportivo.

Os dois times vivem momentos muito diferentes, já que inverteram seus lugares dentro do cenário competitivo na Espanha. O Las Palmas, hoje na primeira divisão, é o 10º colocado na La Liga e uma das gratas surpresas do campeonato, são sete vitórias, quatro empates e oito derrotas em uma campanha de muito respeito após ter conquistado o acesso à elite como vice-campeão da La Liga 2 na temporada passada.

Por sua vez, o Tenerife, que um dia foi figura carimbada na 1ª divisão do futebol espanhol, tenta retomar seu posto na elite e é atualmente o 9º colocado na La Liga 2, com 31 pontos, a dois de distância para o Racing Santander, primeiro time dentro da zona de classificação aos playoffs de acesso. Seja por conta da rivalidade que envolve o confronto e pelo sentimento de revanche por parte dos Blanquiazules, o Derbi Canario tem tudo para ser mais um grande capítulo na história deste tradicional confronto.

 

 

 

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo