Sorteio das quartas de final da Copa do Rei reedita confronto da final da competição de 2020/2021
Barcelona reencontra o Athletic Bilbao e o Atlético de Madrid vai medir forças diante do Sevilla
Na manhã desta sexta-feira foi feito o sorteio dos confrontos das quartas de final da Copa do Rei. O destaque fica para o confronto entre Athletic Bilbao e Barcelona, que será realizado no País Basco e reedita as finais das temporadas 2014/2015 e 2020/2021, ambas vencidas pelo time Blaugrana. Os comandados de Xavi eliminaram o Unionistas de Salamanca após vencer de virada pelo placar de 3 x 1 e o time de Bilbao bateu o Alavés, no clássico Basco, pelo placar de 2 x 0.
Nos outros confrontos, o Atlético de Madrid, que eliminou o maior rival Real Madrid, dando o troco pela semifinal da Supercopa da Espanha, encara o Sevilla, que bateu o Getafe, fora de casa, pelo placar de 3 x 1. A sensação Girona dominou o Rayo Vallecano, venceu em casa por 3 x 1 e vai enfrentar o Mallorca e o Celta de Vigo, que surpreendeu vencendo o Valencia também por 3 x 1 no Estádio Mestalla, encara a Real Sociedad, que nas oitavas de final da competição venceu o Osasuna pelo placar de 2 x 0.
Confira como ficaram os confrontos das quartas de final da Copa do Rei
- Athletic Bilbao x Barcelona
- Celta de Vigo x Real Sociedad
- Mallorca x Girona
- Atlético de Madrid x Sevilla
A Copa do Rei da Espanha é a competição mais democrática do cenário espanhol e reúne mais de cem equipes das mais diversas regiões do país. O Barcelona é o maior vencedor da competição, com 31 títulos e curiosamente vai enfrentar o segundo maior vencedor, o Athletic Bilbao, nas quartas de final da edição deste ano. O time Blaugrana tem 31 títulos, enquanto a equipe do País Basco detém 31 conquistas.
Até as quartas de final os times decidem a vaga para a outra fase em jogo único, com o mando de campo sendo sorteado. A partir da semifinal, o sistema de disputa muda, com os times jogando partidas de ida e volta, com o time que somar mais gols se classificando. Em caso de empate, é disputada uma prorrogação e persistindo o resultado igual, a definição da vaga é disputada nas penalidades máximas.
Barcelona tem a chance de aumentar ainda mais a hegemonia na competição
Nas últimas dez edições da Copa do Rei, o Barcelona levou ampla vantagem em relação aos concorrentes que mais venceram o torneio, pois venceu o caneco em cinco oportunidades, sendo quatro de forma seguida entre as temporadas 2014/2015 e 2017/2018. A última conquista aconteceu há três temporadas, quando bateu o Athletic Bilbao por 4 x 0 em 2020/2021.
Caso avance e se mantenha vivo na Copa do Rei, o Barcelona terá a chance de ampliar ainda mais o domínio sobre os demais concorrentes, podendo chegar à 32 títulos do torneio caso vença a competição nesta temporada. A sequência de quatro títulos consecutivos foi a maior sequência de conquistas da Copa do Rei pelo time catalão, que enxerga no torneio, uma chance de amenizar a crise por conta do mau desempenho apresentado pela equipe sob o comando do técnico Xavi.
Afastado da briga pelo título da La Liga, uma das chances do Barcelona vencer algo em 2024 é lutar por mais uma conquista da Copa do Rei, uma vez que, o time catalão também não é um dos mais cotados a vencer a Liga dos Campeões nesta temporada.
Lista de campeões da competição
Com 31 títulos, o Barcelona é o maior campeão da história da Copa do Rei. Veja a lista completa.
- Barcelona – 31 títulos
- Athletic Bilbao – 23 títulos
- Real Madrid – 19 títulos
- Atlético de Madrid – 10 títulos
- Valencia – 8 títulos
- Zaragoza – 6 títulos
- Sevilla – 5 títulos
- Espanyol – 4 títulos
- Real Unión de Irún – 4 títulos
- Bétis – 3 títulos
- Real Sociedad – 3 títulos
- Deportivo La Coruña – 2 títulos
- Mallorca – 1 título
- Arenas Club – 1 título