Numa noite de surras na Copa do Rei, o Getafe fez 12×0 e o Betis aplicou 12×1
A Copa do Rei contou com um festival impressionante de gols, em que a maioria dos times da primeira divisão pegou oponentes da sexta
O atual formato da Copa do Rei proporcionou boas zebras nos últimos anos. Nem sempre os times da primeira divisão conseguem se impor, num jogo único dentro dos acanhados estádios das divisões de acesso. A quarta-feira, no entanto, rendeu uma série de goleadas impressionantes pela primeira fase da competição. A maior parte dos representantes da elite pegou oponentes da sexta divisão. Assim, as surras foram inescapáveis. Dois times registraram duplos dígitos, Getafe e Betis. O placar dos azulones foi um pouquinho maior, mas os verdiblancos chegaram a assinalar nove gols só no primeiro tempo.
O maior massacre foi o do Getafe. Os azulones meteram 12 a 0 no pequenino Tardienta, da sexta divisão. Foram cinco gols no primeiro tempo e mais sete na segunda etapa. Óscar Rodríguez anotou três gols, mas o destaque maior foi mesmo Anthony Lozano, com um gol e notáveis quatro assistências. Já o Betis não ficou tão longe, ao ganhar por 12 a 1 do Hernán Cortés, outro time da sexta divisão. Foram nove gols no primeiro tempo. Willian José comandou o vareio com quatro gols e uma assistência, além de ter perdido um pênalti – marcando na sequência. Luiz Henrique também ajudou com um gol. Enrique Márquez descontou para os nanicos quando já tinham levado dez.
O Rayo Vallecano foi mais econômico, mas ainda assim ganhou por 6 a 0 do Atlético Lugones, da sexta divisão. Radamel Falcao García e Bebé assinalaram dois gols cada. O Celta goleou por 4 a 0 o Turégano, outro time da sexta divisão. Já o Mallorca aplicou 4 a 0 no Boiro, mais um da sexta. O Sevilla não deu show, mas pelo menos saiu com os 3 a 0 em cima do Quitanar, igualmente da sexta divisão. Rafa Mir, Youssef En-Nesyri e Adrià Pedrosa resolveram a parada. De resto, os times da elite foram mais modestos.
Quem passou mais aperto
O maior aperto foi experimentado pelo Cádiz, que só eliminou o Badalona Futur nos pênaltis. O time da quarta divisão segurou o 0 a 0 enquanto pôde, mas os Piratas ganharam por 4 a 2 na marca da cal. Outro que suou frio foi o Girona, vice-líder de La Liga. Só ganhou no finalzinho do San Roque Lepe, da quarta divisão. Savinho anotou o gol salvador aos 53 do segundo tempo, fechando a contagem em 2 a 1. O brasileiro veio do banco, num time cheio de reservas dos catalães.
A dupla basca também correu riscos. A Real Sociedad ganhou por 1 a 0 do Buñol, da sexta divisão. Carlos Fernández anotou o gol aos 22 do segundo tempo. Imanol Alguacil poupou forças, mas acionou Robin Le Normand e Martín Zubimendi para fechar a casinha no final. Já o Athletic Bilbao se contentou com os 2 a 1 em cima do Rubi, também da sexta divisão. O jovem Malcom Ares, basco de origem bissau-guineense, fez os dois gols dos Leones, que ainda escalaram medalhões como Iker Muniain e Raúl García. Marc Rodríguez descontou no final.
Na terça-feira, outros dois times da primeira divisão se classificaram: o Las Palmas venceu o Manacor por 3 a 0 e o Almería fez 2 a 0 no Talavera de la Reina. Já nesta quinta, serão mais quatro jogos envolvendo times da elite: Chiclana x Villarreal, Arosa x Granada, Logroñés x Valencia e Deportivo Murcia x Alavés. Os participantes da Supercopa da Espanha só entram na terceira fase – neste ano são Atlético de Madrid, Barcelona, Osasuna e Real Madrid.
Já em relação às zebras da Copa do Rei, dez times reverteram os prognósticos e se classificaram contra um adversário de divisão superior. A maior surpresa negativa é o Andorra, clube administrado por Gerard Piqué, que disputa a segunda divisão. Perdeu por 1 a 0 para o Atlético Astorga, da quinta divisão. O Racing de Santander, outro da segundona, caiu nos pênaltis para o Zamora, da quarta divisão. Um time de quarta divisão que derrubou outro de segunda foi o Terrassa, com o 1 a 0 em cima do Albacete. Os demais azarões venceram oponentes da terceira, com as eliminações precoces de tradicionais como Recreativo Huelva, Gimnàstic de Tarragona e Real Murcia.