Com sono e prejudicado pela arbitragem, Barcelona fez o mínimo para eliminar o modesto Barbastro
Com Raphinha destaque Vitor Roque saindo no banco no segundo tempo, o Barcelona derrotou equipe que disputa a quarta divisão espanhola e avançou às oitavas de final da Copa do Rei
O Barcelona confirmou seu favoritismo diante do modesto Barbastro e avançou às oitavas de final da Copa do Rei, mas não com a facilidade e tranquilidade que gostaria. Mesmo diante de um time que disputa a quarta divisão espanhola, a equipe comandada por Xavi Hernández fez um segundo tempo totalmente aberto neste domingo (7), no Estádio Municipal de Barbastro, e venceu por um placar apertado de 3 a 2. É verdade que a arbitragem não ajudou o clube catalão, anulando um gol legal de João Félix e validando o primeiro tento irregular dos donos da casa, mas ainda assim a atuação foi bem abaixo do esperado — ainda mais considerando que os blaugranas mesclaram sua formação com alguns titulares.
Fermín Torres abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, que foi extremamente tranquilo para o Barça. Na segunda etapa, o brasileiro Raphinha — que já havia dado uma assistência — ampliou o marcador, mas o Barbastro voltou diferente do intervalo e diminuiu com Adria de Mesa depois de um desvio com o braço do zagueiro Jaime. No fim, Robert Lewandowski e Marc Prat marcaram de pênalti e deram números finais ao jogo.
COPA WIN ✅
Onto the round of 16! pic.twitter.com/lppriTABo2
— FC Barcelona (@FCBarcelona) January 7, 2024
Já o brasileiro Vitor Roque apareceu pouco. Assim como em sua estreia diante do Las Palmas, o atacante saiu do banco durante o segundo tempo, tendo uma boa chance de marcar o quarto do Barcelona quando o placar ainda era de 3 a 1. O garoto de 18 anos, no entanto, finalizou em cima do goleiro Arnau Fàbrega.
Além de esperar o sorteio que definirá seu adversário nas oitavas de final da Copa do Rei, o Barcelona agora volta sua atenção para a Supercopa da Espanha. Pela semifinais do torneio, o time catalão enfrentará o Osasuna na quinta-feira (11) em Riade, na Arábia Saudita. Quem levar a melhor terá pela frente o vencedor do clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid na final.
Sem muito esforço, Barça abre o placar
Mesmo sem fazer uma grande atuação, o Barcelona não encontrou problemas para criar boas chances e dominar o primeiro tempo contra o Barbastro, que não ofereceu qualquer perigo. Logo com cinco minutos, Ferran Torres recebeu lançamento de Fermín López e ficou de frente com o goleiro Arnau Fàbrega, que fez boa defesa com a perna direita ao sair nos pés do atacante. No rebote, o brasileiro Raphinha tentou marcar por cobertura, mas a bola foi alta demais.
Quatro minutos depois, o Barça chegou ao ataque novamente com Oriol Romeu, que ficou com a sobra na entrada da área e finalizou com força, mas a tentativa carimbou a marcação e saiu pela linha de fundo. Aos 15, foi a vez de João Félix arriscar depois de boa troca de passes entre Héctor Fort e Ferran Torres pela esquerda, mas Fàbrega defendeu com o pé o chute que também desviou na defesa do Barbastro.
Não demorou para os visitantes abrirem o placar. Aos 17 minutos, Raphinha recebeu lançamento pelo lado direito e, mesmo desequilibrado, cruzou rasteiro rasteiro de pé direito para o meio da área. Fermín Torres apareceu com liberdade como um elemento surpresa e completou de canhota para rede. A bola foi no meio do gol, mas a proximidade e força da finalização dificultaram que Fàbrega operasse um milagre.
? A sus órdenes, @ferminlopez_11
⚽️ El onubense adelanta al Barça en Barbastro.
? @UD_Barbastro – @FCBarcelona_es | 0-0 | 18´
ℹ️ Minuto a Minuto: https://t.co/kvSPH6QpJE#CopaDelRey I #LaCopaMola pic.twitter.com/6zEIzGK3sJ
— RFEF (@rfef) January 7, 2024
Após ficar em vantagem no marcador, o Barcelona diminuiu consideravelmente seu ritmo. Aos 34 minutos, João Félix obrigou Fàbrega a trabalhar novamente ao cobrar falta por baixo da barreira, mas sem muita força. Aos 41, o atacante português até balançou a rede em bela cabeçada após cruzamento preciso de Fermín López pela direita, mas o gol foi mal anulado por impedimento.
Raphinha amplia, mas Barbastro diminui e assusta
Já o segundo tempo começou com o Barbastro chegando ao ataque. O goleiro Iñaki Peña sujou o uniforme pela primeira vez logo no primeiro minuto, quando Óscar Gonpi ficou com a sobra e arriscou de pé direito de dentro da área após cruzamento da direita e furada de Oriol Romeu. Acontece que não deu tempo da pressão dos donos da casa se transformar em um empate. Aos cinco minutos, Héctor Fort recebeu pela esquerda, balançou na frente da marcação, cortou para direita e cruzou na segunda trave, onde Raphinha apareceu para tocar de pé direito e ampliar o marcador.
Mas o 2 a 0 para a equipe de Xavi Hernández não desanimou o Barbastro, que queria de qualquer jeito um gol de honra para dar alegria aos muitos torcedores que lotaram o Estádio Municipal de Barbastro. O time comandado por Daniel Martinez até alcançou o objetivo, mas contou com uma grande ajuda da arbitragem. Aos 14 minutos, o zagueiro Jaime desviou com o braço a cobrança de escanteio pela direita de Óscar Gonpi e deixou a bola limpa na pequena área para o atacante Adria de Mesa, que só precisou tocar nela para superar Peña.
?⚪️ ¡Locura en rojo y blanco!
? Marca @DeMesa26 y reduce distancias para los aragoneses.
? @UD_Barbastro – @FCBarcelona_es | 1-2 | 60´
ℹ️ Minuto a Minuto: https://t.co/kvSPH6QpJE#CopaDelRey I #LaCopaMola pic.twitter.com/klj5DoNM1n
— RFEF (@rfef) January 7, 2024
O Barcelona reclamou muito do gol sofrido, mas ao menos voltou a chegar ao ataque com perigo depois do 2 a 1. João Félix exigiu defesa de Fàbrega aos 15 após dominar na área, cortar para direita e bater cruzado. Aos 19, o goleiro ainda fez boa intervenção em cabeçada de Jules Koundé em levantamento na área em cobrança de escanteio. Mesmo assim, a equipe blaugrana ainda tinha lapsos de desatenção e quase cedeu o empate aos 33 minutos em cabeçada de Israel Garcia depois de um cruzamento da direita de Antonio Crespo.
O fim do confronto foi movimentado e com gols. Primeiro, Robert Lewandowski saiu do banco de reservas e fez a diferença, cabeceando no braço totalmente aberto do zagueiro adversário dentro da área. O próprio polonês bateu e converteu o pênalti, finalizando com muita categoria e tranquilidade no canto esquerdo de Fàbrega, que pulou para o outro lado.
Nos acréscimos, o Barbastro foi quem teve um pênalti marcado a seu favor, já que Fermín López acabou chutando o adversário dentro da área em uma disputa de bola. Marc Prat cobrou com força no alto do canto direito de Peña, que assim como Fàbrega pulou para o lado errado.
90+5′ | FINAL
Final en el Municipal de los Deportes com derrota por la mínima ante el @FCBarcelona.
PARTIDAZO HISTÓRICO DEL EQUIPO
??¡GRACIAS EQUIPO! ¡GRACIAS BARBASTRO! ??
2-3#LaCopaMola#BarbastroBarça #AupaUnión ❤️? pic.twitter.com/7hA8dMYKwU
— U.D. Barbastro (@UD_Barbastro) January 7, 2024