Assim ficaram os duelos da Copa do Rei após sorteio: vai ter clássico quente
Clássico de Madrid e confronto do País Basco movimentam as oitavas de final da competição

Na tarde desta segunda-feira foi realizado o sorteio das oitavas de final da Copa do Rei. Dos oito confrontos sorteados, três chamam a atenção. O Girona, vice-líder da La Liga, encara o Rayo Vallecano, o duelo marca o reencontro do técnico Míchel com seu antigo clube. Além deste, Athletic Bilbao e Alavés farão o clássico do País Basco, enquanto Real Madrid e Atlético de Madrid é sem dúvida o jogo mais esperado desta eliminatória e será o primeiro de três confrontos entre os times neste mês de janeiro.
O primeiro jogo entre Real Madrid e Atlético acontece nesta quarta-feira (10) pela Supercopa da Espanha na Arábia Saudita. O segundo deve acontecer no dia 18, válido pela ida das oitavas de final da Copa do Rei e um pouco mais adiante, no dia quatro de fevereiro, os rivais se enfrentam novamente pela La Liga. Os jogos entre os rivais em um curto período deve aquecer as coisas pelos lados da capital espanhola, principalmente por conta do sentimento de revanche do time Merengue, que sofreu sua única derrota até o momento na La Liga justamente para o Atleti.
Os confrontos das oitavas da Copa do rei estão marcados para os dias 16, 17 e 18 de janeiro em horários ainda a serem definidos. De todos os clubes que permanecem na disputa, o Unionistas de Salamanca, adversário do Barcelona e o Tenerife são os únicos que não pertencem à elite do futebol espanhol.
A equipe do Unionistas chegou às oitavas de final da Copa do Rei após bater o Villarreal nesta segunda-feira, nos pênaltis, após empate por 1 x 1 no tempo normal. Akhomach abriu o marcador para o Submarino Amarelo enquanto Alfred Planas, de pênalti, aos 42 minutos, empatou a partida e levou a disputa para os pênaltis. Nas cobranças, melhor para o time de Salamanca que venceu pelo placar de 7 x 6.
Já o Tenerife eliminou o Las Palmas, seu maior rival, neste domingo (7), após vencer pelo placar de 2 x 0. Depois de 27 anos os times das Ilhas Canárias se enfrentaram pela Copa do Rei, e os Blanquiazules conseguiram a sua revanche, já que em 1997, Los Amarillos levaram a melhor.
Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Rei
- Unionistas de Salamanca x Barcelona;
- Tenerife x Mallorca;
- Getafe x Sevilla;
- Osasuna x Real Sociedad;
- Valencia x Celta de Vigo;
- Athletic Bilbao x Alavés;
- Atlético de Madrid x Real Madrid;
- Girona x Rayo Vallecano;
De todos os confrontos, Barcelona e Unionistas, time que disputa a 3ª divisão do futebol espanhol, é o duelo com maior disparidade técnica, teoricamente. Mesmo vindo de uma divisão inferior, o resultado conquistado diante do Villarreal dará uma moral transcendental à equipe da região de Salamanca, que pode aproveitar o momento menos brilhante do time Blaugrana para continuar fazendo história dentro da Copa do Rey.
O Tenerife, por sua vez, está na La Liga 2, e terá pela frente o Mallorca, que vendeu cara a derrota por 1 x 0 sofrida para o Real Madrid, no retorno de Vinícius Junior, e também vem com moral elevada após bater o Burgos por 3 x 0 na fase anterior da Copa do Rey. Valencia e Celta é mais um confronto da elite do futebol espanhol nas oitavas de final da competição. O time de Vigo inclusive vai tentar quebrar um tabu nada confortável frente aos Murciélagos, já que não sabe o que é vencer o Valencia desde 2020, somando um empate e cinco derrotas para o rival nos últimos seis jogos.