Espanha

Saída de Xavi pode convencer titular a ficar no Barcelona

Zagueiro tinha relação conflituosa com ex-treinador e ainda não renovou o vínculo com o clube catalão

O adeus de Xavi Hernández ao Barcelona, anunciado oficialmente na semana passada, foi a grande novela envolvendo o clube na temporada. O treinador chegou a anunciar que estava de saída em janeiro, mas há um mês foi convencido a ficar.

Só que o acordo mudou a partir do momento em que suas declarações sobre reforços e a relação com alguns dos atletas fizeram com que Joan Laporta, presidente do clube, optasse por encerrar o contrato do técnico um ano antes do fim.

Enquanto o novo treinador não chega (provavelmente será Hansi Flick), o clube já se mexe em relação ao seu próprio plantel. E um dos atletas que mais tinha possibilidade de sair na próxima janela de transferências pode acabar renovando o seu contrato com o Barcelona.

Segundo o jornal Marca, Ronald Araujo tem uma proposta para ampliação de contrato há algumas semanas, que ainda não foi aceita. E sem Xavi, a possibilidade de o uruguaio aceitar uma renovação aumenta consideravelmente.

Má relação e situação financeira do Barcelona eram ‘poréns’

O periódico informa que a relação entre o técnico e Araujo não estava boa, porque o uruguaio sentiu falta de suporte de Xavi e do próprio clube após a sua expulsão contra o Paris Saint-Germain, na partida em que o Barcelona foi eliminado nas quartas de final da Champions League.

O zagueiro foi criticado por companheiros e, além de não ter ouvido palavras de suporte de Xavi, também foi criticado pelo técnico diante do restante do plantel, o que irritou o atleta.

A saída do espanhol contentou o desafeto. Porém, ainda restam dúvidas na cabeça de Araujo. O Barcelona vive uma situação financeira complicada por conta de dívidas, e precisa entrar no fair play financeiro da La Liga.

Para isso, o clube precisa cumprir com certas regras fiscais, o que impedirá a diretoria de gastar grandes quantias em astros na próxima temporada. Araujo deseja fazer parte de uma equipe competitiva e, dependendo do que acontecer ao longo desta janela, o próprio uruguaio poderá dar adeus ao time catalão.

Para onde Araujo pode ir?

O Marca informa que os representantes e o próprio Araujo desejam ver como serão as movimentações do Barcelona no mercado de transferências. Se houver um time mais competitivo, o uruguaio renovaria o seu contrato.

Caso contrário, uma saída parece o caminho natural para o atleta, que recentemente foi especulado como possível reforço para Bayern de Munique e Manchester United.

Internamente, apesar do interesse em manter o jogador, parte da diretoria do Barcelona não vê com maus olhos uma possível venda de Araujo. Uma negociação poderia render cerca de 100 milhões de euros aos cofres do time blaugrana, e o surgimento de Pau Cubarsí nesta temporada não deixaria a lacuna vazia.

Mesmo assim, a prioridade de Deco e companhia é que o jogador de 25 anos renove e siga sendo uma das principais lideranças barcelonistas também para os próximos anos.

Ronald Araujo
Ronald Araujo definirá sobre seu futuro no Barcelona até o fim de maio (Foto: Icon Sport)
Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson Pimentel

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo