Espanha

O plano do Barcelona para manter João Cancelo passa por Sergino Dest

Barça trabalha com a possibilidade de vender jogador, manter outro no radar e "fazer" o dinheiro necessário para contar com Cancelo permanentemente

Faltando alguns meses para a abertura da próxima janela de transferências, o planejamento do Barcelona já está em andamento. Deco, diretor esportivo, trabalha em conjunto com olheiros e recrutadores do clube para criar a melhor oportunidade de mercado na posição de maior carência do elenco: a lateral-direita. Isso porque João Cancelo, emprestado pelo Manchester City, é o único atleta de origem no setor.

O Barça tem o plano de contratar o jogador português em definitivo, mas tem procurado alternativas para tornar a ideia em realidade. Como principal barreira para a contratação ser concluída é a falta de recursos financeiros, o clube catalão será obrigado a olhar para peças que atualmente estão emprestadas para outras equipes: Sergino Dest e Julian Araujo.

Sergino Dest está na lista de venda do Barça

Segundo informações do jornal espanhol SPORT, o Barcelona avançará com a venda de Sergino Dest e manterá Julian Araujo para a próxima temporada, “fazendo” o dinheiro necessário para arcar com a compra de Cancelo — que deve custar em torno dos 35 milhões de euros (cerca de R$ 184 milhões). Dest, de 23 anos, está emprestado ao PSV Eindhoven, onde se consolidou como titular após uma série de atuações impressionantes.

O atleta americano marcou um gol e deu seis assistências em 30 partidas em todas as competições nesta temporada pela equipe holandesa, além de mostrar grande capacidade de flexibilidade, atuando tanto pela lateral-direita quanto pela esquerda.

No início deste mês, alguns informes da equipe sugeriram que poderia haver uma chance de Dest permanecer no Barcelona após a saída de Xavi. No entanto, após o claro interesse do time espanhol em negociar sua venda, a possibilidade foi descartada pela imprensa.

PSV pode comprar Dest por 10 milhões de euros

Aliás, a venda poderá ser até mais simples do que o Barcelona imagina. Se o PSV decidir acionar a opção de contra do contrato, no valor de 10 milhões de euros, Dest continuará em solo holandês permanentemente. Há grandes chances disso acontecer, visto que a equipe está muito satisfeita com o desempenho do lateral de 23 anos. A probabilidade de eles tentarem tornar a sua transferência definitiva é bem alta.

Ainda conforme a reportagem do SPORT, existe a possibilidade de o PSV tentar negociar com o Barcelona um preço inferior à cláusula de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 53 milhões). Afinal de contas, o preço é “salgado” na visão dos futuros possíveis compradores.

Xavi x Dest

Sergino Dest nunca conseguiu se dar bem com Xavi. Além de uma relação problemática, havia alguns problemas de confiança do técnico em relação às habilidades ou da própria qualidade do jovem. Mesmo durante a pré-temporada, Dest teve importância mínima nos treinamentos. Inclusive, o técnico sempre deixou claro que não era a favor da incorporação do lateral ao elenco — mesmo atuando em uma posição carente do time.

No entanto, com a iminente saída de Xavi do comando do Barça, o jogador de 23 anos ficou motivado para tentar mais uma vez sua inserção nos culés. Agora, esse cenário parece pouco provável. Parece que os resquícios dessa relação truncada de Dest com o corpo técnico teve impacto até mesmo no planejamento pós-Xavi.

Ainda é cedo para afirmar com certeza qual será o futuro de Dest, mas a possibilidade de permanecer no PSV é a mais plausível no momento. Ele está emprestado aos holandeses até o fim da temporada 2023/24.

Botão Voltar ao topo