Barcelona finalmente conseguiu rescindir com Umtiti, um alívio para as suas contas
O zagueiro tinha contrato até 2026 e representará uma economia de até € 20 milhões para o clube catalão

A passagem de Samuel Umtiti pelo Barcelona chegou definitivamente ao fim. O zagueiro começou parecendo um pilar da defesa catalã para a próxima década, mas sofreu com muitos problemas físicos após a Copa do Mundo de 2018, atuando no sacrifício para ser campeão mundial. Ainda com 29 anos, teve uma passagem estável pelo Lecce na última temporada e agora está livre para assinar com o clube que quiser – como o Lyon, por exemplo, no qual foi formado.
Rescindir com Umtiti, como fez nesta sexta-feira, era um sonho de longa data do Barcelona. Mesmo pouco disponível desde o Mundial da Rússia, renovou contrato em janeiro de 2022 para permitir a inscrição de Ferran Torres, dentro das regras de fair play financeiro de La Liga. Isso estendeu o seu vínculo até 2026. O Barcelona ainda tinha € 20 milhões em salários para pagar por um jogador que estava fora dos planos de Xavi Hernández e provavelmente de qualquer treinador que passasse pelo banco de reservas do Camp Nou.
Isso é particularmente um empecilho no momento em que o Barça ainda está tentando cortar gastos para se adequar às regras financeiras de La Liga e, por exemplo, inscrever Ilkay Gündogan, que já foi anunciado como reforço. Essa incerteza também teria afastado o retorno de Lionel Messi, que não queria passar meses no limbo sem saber onde jogaria e acertou com o Inter Miami. Não há detalhes, nem na imprensa catalã, sobre o acordo de rescisão, mas ele faz sentido apenas se Umtiti concordou com algum tipo de desconto.
O clube o agradeceu em uma nota oficial e lembrou que ele chegou a fazer uma grande dupla de zaga com Gerard Piqué assim que chegou do Lyon, em 2016. Fez duas temporadas em alto nível antes da Copa da Rússia e, apesar dos problemas físicos, fez 133 jogos pelo Barcelona. Conquistou dois títulos de La Liga e três da Copa do Rei. “Samuel Umtiti agora está cortando os laços completamente com o Barça, mas levará memórias tão bonitas quanto as que o clube terá dele”, afirmou o Barça em um comunicado.
Os problemas físicos de Umtiti
Em maio de 2018, Umtiti sofreu uma lesão no joelho, às vésperas da Copa do Mundo. Decidiu jogar na Rússia sob efeitos de infiltração. Não dá para dizer que não valeu a pena porque foi campeão mundial, mas aquele foi um momento decisivo para a sua carreira. Ainda entre 24 e 25 anos, quando deveria estar atingindo o auge, a sua capacidade de ficar em campo diminuiu drasticamente. Ele nunca conseguiu chegar a 20 jogos nas três temporadas seguintes e disputou apenas uma partida em 2021/22.
Desesperado para se livrar do seu alto salário, o Barcelona não encontrou candidatos. Acabou emprestando-o sem custos para o Lecce, na esperança de que ele recuperasse um pouco do valor. Isso aconteceu. Umtiti teve uma temporada sólida pelo 16º colocado da Serie A e, principalmente, conseguiu jogar com regularidade. Começou na reserva, mas disputou 25 rodadas. Todas menos três a partir da 13ª, um sinal positivo para convencer o próximo clube da sua carreira.
Embora tenha dito que estava adorando a experiência de viver na Itália – “Estou encantado pelo idioma, a comida, a moda” -, o mais provável no momento é que seja o Lyon. Em uma entrevista em maio, até brincou que recebeu uma visita do amigo Alexandre Lacazette, atacante do clube francês. “Pensamos que, antes de nos aposentarmos, seria bom jogarmos juntos um pouco mais”, disse.