De persona non grata no Barcelona a contrato até 2029: Como Flick transformou De Jong
Há menos de um ano, volante era vaiado pela torcida dos Culés; hoje, está prestes a ganhar novo contrato
Tem sido seis anos agitados de Frenkie de Jong no Barcelona. Contratado como uma das maiores promessas do mundo em 2019, vindo do Ajax, o meio-campista conviveu com bons momentos, outros nem tanto, lesões e até pressão para que saísse por conta de seu alto salário para, assim, aliviar a crise financeira dos catalães.
Esse mar de desconfiança e críticas chegou ao ápice talvez há quase um ano. Em uma partida de Champions League contra o Young Boys, o jogador de 28 anos foi vaiado ao entrar em campo substituindo Pedri no fim do segundo tempo e continuou a ser hostilizado toda vez que tocava na bola naquele jogo.
Passados quase 12 meses desse episódio, o holandês está totalmente consolidado no time titular de Hansi Flick e ainda está prestes a ter o contrato renovado por mais três temporadas, algo que parecia impensável há pouco tempo.
Flick deu confiança que faltava a De Jong, agora livre de lesões no Barcelona

Segundo dados do site “Transfermarkt”, De Jong sofreu 13 tipos de problemas físicos, desde mais simples, como febre, a uma sequência de lesões no tornozelo que, na mais grave, o deixou seis meses parado — inclusive, quando o novo treinador chegou, ele estava fora e só retornou em outubro do ano passado.
Esses períodos de lesão, porém, quase não acontecerem com Flick, no cargo desde o início da última temporada.
Com exceção do problema no tornozelo antes de chegar, o alemão só não pode contar com o meia em uma partida de 2024/25 por uma questão gastrointestinal, bem diferentes dos 266 dias que precisou passar no departamento médico no ano anterior sob comando de Xavi Hernández.
O treinador alemão mostra uma enorme confiança no holandês. Ainda se recuperando fisicamente, ele começou 24/25 como reserva, mas, a partir de janeiro de 2025, virou a dupla de Pedri no meio-campo, trazendo sua qualidade técnica para subir de patamar a saída de bola dos catalães como primeiro volante — com técnicos anteriores, de Jong foi segundo volante, meia avançado e até zagueiro.
O jogador da seleção holandesa é quem direciona os ataques dos Culés e é uma peça decisiva para o time sair jogando de trás com qualidade, superando as pressões do adversário. É verdade, no entanto, que nem sempre Frenkie mostra valências defensivas de um primeiro volante.
— Todo torcedor do Barcelona percebe que é ótimo ter de Jong no time. Para mim, é fantástico ver isso, porque ele gosta de treinar, gosta de jogar com esses caras. E ele tem muita qualidade. No momento, é assim, com o Pedri, com o Frenkie, não é fácil nos pressionar — elogiou Flick no último mês.
Com isso, Pedri ganhou ainda mais protagonismo no ataque catalão e tem sido um dos melhores jogadores do mundo graças à cobertura do colega holandês, que segura mais na hora das subidas ao campo adversário — às vezes, se aventura ofensivamente e mostra qualidade.
— Falo muito com ele, porque quero saber o que ele sente, quero saber a opinião dele. […] Ele é ótimo — completou o técnico alemão.
El 21 tiene mucho fútbol pic.twitter.com/IXvTTQO89H
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) September 28, 2025
De Jong fez 46 jogos na última temporada, maior número pelo Barça desde 2021/22. Na temporada atual, ele jogou sete das nove partidas até aqui.
De Jong por LaLiga 25/26:
- 5 jogos (4 como titular)
- 1 assistência
- 362 passes certos (terceira maior média da liga, 72.4, com 95% de eficácia)
- 11 lançamentos certos (84.6%)
Fonte: “SofaScore”
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Deco confiante na permanência do meio-campista
O atual contrato do meia holandês só vai até o meio do próximo ano e ele poderia assinar um pré-contrato com outra equipe em janeiro para sair de graça meses depois. Porém, a negociação pela renovação com o Barcelona já está em andamento e tem tudo para ser confirmada nos próximos dias, firmando vínculo até o meio de 2029.
— Estamos em conversas. O Frenkie está realmente aproveitando muito o seu tempo aqui. Ele amadureceu em todos os aspectos — com a família, dentro do elenco… — disse o diretor-esportivo do Barcelona, Deco, ao jornal “Mundo Deportivo”.
— […] De Jong vê que pode competir por troféus aqui. Ele entende isso e quer continuar. Dentro do clube, vemos ele como uma peça-chave para o projeto atual e para os próximos anos, então acredito que vamos finalizar tudo muito em breve — finalizou.
Já bicampeão de LaLiga e da Copa do Rei, falta a Frenkie de Jong, entre os mais importantes, o título da Champions com o Barcelona. Semifinalista da última edição, a equipe de Flick é uma das favoritas a conquistar a taça, apesar da derrota para o PSG na segunda rodada da fase de liga.



