Como o Barcelona anunciou contratação uma semana após fechamento da janela
Chegada do camaronês Iván Cédric atrasou em uma semana por problemas na La Liga
O Barcelona fechou a janela de transferências do verão europeu com uma atuação discreta. Pelos problemas financeiros, contratou apenas com Dani Olmo, grande reforço trazido por 55 milhões de euros, e Pau Víctor, este por “só” 2,7 milhões.
+ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
O período de transferências finalizou oficialmente no dia 30 de agosto, mas o clube catalão conseguiu contratar mais um jogador após uma análise de La Liga e da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
O novo atleta, que chegará primeiro ao Barça Atlètic, o time B dos Culés que disputa a terceira divisão espanhola, é o atacante Iván Cédric, de 22 anos, vindo por empréstimo do Las Palmas.
A negociação poderia não ter sido firmada porque, inicialmente, a organização do Campeonato Espanhol considerou que tinha recebido a documentação fora do prazo. No entanto, a RFEF confirmou que tudo aconteceu nos conformes e aprovou a chegada.
O vínculo do Barcelona com Cédric é por empréstimo até junho de 2025 e há uma opção de compra com valores não divulgados.
Ver essa foto no Instagram
A equipe B dos Blaugranas passa por uma transição neste momento. O centroavante camaronês é mais uma mudança após a chegada de outros 10 atletas e a saída de mais 14.
Também houve mudanças na comissão técnica com a saída do ídolo mexicano Rafa Marquez, e Albert Sánchez sendo efetivado como técnico principal após período como auxiliar do Barça Atlètic.
Quem é Iván Cédric, novo atacante do Barcelona B?
Apesar de nascido em Madrid, Cédric optou por defender a seleção de Camaronês, país no qual seus pais nasceram. Já são duas partidas pela equipe sub-23 da nação africana.
A trajetória por clubes inicia no modesto CD Los Yébenes, da capital espanhola, depois mudando para AD Alcorcón, onde conseguiu fazer a transição do time B ao principal, estreando no profissional.
Em 2021, passou uma temporada emprestado no CD Toledo, na sequência defendendo por dois anos o Real Valladolid até trocar, justamente em 2024, o clube de Ronald Fenômeno pelo Las Palmas.
Ou seja, saiu dos Amarelos antes mesmo de estrear oficialmente, só atuando em amistosos de pré-temporada, inclusive marcando gols em cima do Como, da Itália, e do Granada, além de atuar alguns minutos contra Internazionale e Al-Sadd, do Catar.
Ver essa foto no Instagram
Na trajetória por equipes pequenas, o camaronês marcou 22 gols, somando 63 partidas na quarta divisão e outras 12 na segunda. Nunca chegou a atuar na elite, mas fez duas exibições na Copa do Rei, sem balançar as redes ou ceder assistências.
— Cédric é um atacante que se destaca pela força física, com 1,87 cm de altura. É jogador de área, finalizador e dominante no jogo aéreo. — detalhou o Barcelona em seu site.
No terceiro escalão do futebol espanhol, o Barça B não disputa a Série B desde a temporada 2017/18. Com Cédric e o técnico Sánchez buscarão o inédito acesso em oito anos.