La Liga

Dani Olmo estreia e justifica ‘acrobacia financeira’ ao comandar virada do Barcelona em LaLiga

Clube catalão melhora com entrada de novo reforço e busca vitória suada diante do Rayo Vallecano

Dani Olmo enfim estreou com a camisa do Barcelona. Anunciado no último dia 9 de agosto, o meio-campista foi relacionado pelo técnico Hansi Flick e marcou o gol da vitória do clube catalão contra o Rayo Vallecano, por 2 a 1, nesta terça-feira (27).

Olmo, que perdeu os dois primeiros jogos da temporada do Barça por problemas de inscrição junto à LaLiga, entrou no segundo tempo e teve impacto imediato. Logo no pontapé inicial da etapa complementar, o camisa 20 foi calçado na área e reclamou de pênalti — não marcado pelo árbitro.

Responsável pela armação das jogadas na região central de campo e com liberdade para flutuar, o reforço dos culés mostrou entrosamento com os novos companheiros, gerou jogo e anotou o tento decisivo já na reta final.

Embalado após três vitórias consecutivas, o Barcelona de Dani Olmo e companhia volta a campo no próximo sábado (31), quando enfrenta o Real Valladolid. A bola rola a partir das 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Lluís Companys. Um pouco mais cedo, às 14h15, o Rayo Vallecano visita o Espanyol.

Como o Barcelona conseguiu inscrever Dani Olmo?

Como citado, o Barcelona teve problemas para inscrever Dani Olmo em LaLiga, e o camisa 20 acabou perdendo as duas primeiras rodadas da competição. O entrave se deu em virtude das regras de Fair Play Financeiro do torneio, que o clube catalão não havia se enquadrado.

Graças à grave lesão sofrida por Andreas Christensen (tendão de Aquiles), a diretoria blaugrana conseguiu a liberação para o seu principal reforço da temporada entrar em campo.

Com base no regulamento de La Liga, caso um jogador sofra algum problema físico grave, é permitido que 80% de seu salário deixe de ser contado na folha oficial. Desse modo, abre-se espaço para que tal valor seja absorvido por outro jogador — no caso Dani Olmo.

Para validar este tipo de ‘manobra', LaLiga convoca uma junta médica de sua confiança, com intuito de analisar minuciosamente os exames do atleta. Uma vez comprovado que a recuperação demandará ao menos quatro meses, a luz verde é concedida para flexibilização do Fair Play.

Vale destacar que, ainda que Christensen retorne às atividades antes deste período (quatro meses), a autorização para Dani Olmo atuar segue valendo. No entanto, tal movimento só tem valor até o dia 31 de dezembro. Sendo assim, para que o meia siga regularizado, o Barça precisará abrir novo espaço em sua folha salarial.

Dani Olmo no banco de reservas do Barcelona
Dani Olmo no banco de reservas do Barcelona (Foto: IMAGO Images)

Como foi Rayo Vallecano x Barcelona por LaLiga?

O Barcelona encontrou dificuldades no início de jogo em Vallecas. Compactada, a equipe da casa marcou forte, fechou bem os espaços e não deixou o time catalão se criar. Mais do que isso, o Rayo oferecia perigo pelos lados do campo e incomodava a defesa blaugrana.

E foi justamente em uma dessas chegadas que Unai López abriu o placar. Acionado no corredor direito, De Frutos cruzou rasteiro para área e encontrou o camisa 17 que, de primeira, venceu Ter Stegen.

Precisando reagir, o Barça adiantou as linhas e tentou aumentar o volume ofensivo. Sem sucesso. Mesmo após o gol de Unai, o Rayo Vallecano manteve a postura agressiva nos dois lados do campo e neutralizou as investidas do time de Hansi Flick no decorrer do 1º tempo.

Unai López celebra gol ao lado dos companheiros de Rayo Vallecano
Unai López celebra gol ao lado dos companheiros de Rayo Vallecano (Foto: Icon Sport)

Na volta do intervalo, os visitantes continuaram martelando atrás do gol de empate. A entrada de Dani Olmo melhorou a mobilidade da equipe no ataque e as triangulações começaram a fluir.

Raphinha tirou tinta da trave e Olmo acertou o travessão, mas Pedri não desperdiçou a chance que teve. Aos 14 minutos, o camisa 8 tabelou com Raphinha, recebeu na área e finalizou no canto de Cárdenas: 1 a 1.

A virada, que era questão de tempo, veio com 36′ no relógio. Lamine Yamal avançou pela direita e rolou para Olmo. Frio e calculista, o meia dominou e chutou de esquerda. A bola morreu na bochecha da rede, e Cárdenas nada pôde fazer.

Ao lado de Yamal, Olmo comemora gol da virada em Vallecas
Ao lado de Yamal, Olmo comemora gol da virada em Vallecas (Foto: IMAGO Images)

Próximos jogos do Barcelona

  • Barcelona x Real Valladolid — LaLiga — 31/08
  • Girona x Barcelona — LaLiga — 15/09
  • Villarreal x Barcelona — LaLiga — 22/09
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo