As três opções do Barcelona para substituir Ter Stegen
Goleiro alemão lesiona o joelho e Hansi Flick tem dor de cabeça em posição chave do time
Na noite deste domingo (22), o Barcelona venceu o Villarreal por 5 a 1, manteve 100% em La Liga, alcançou o terceiro melhor início de temporada em sua história na competição e manteve a liderança isolada.
Tudo poderia terminar do jeito que o comandante Hansi Flick esperava, mas a lesão assustadora de Ter Stegen no final do primeiro tempo acabou com a tranquilidade do técnico.
Já no final do 1º tempo, o goleiro encaixou a bola no alto após cruzamento, mas caiu de mau jeito e desabou no gramado. O goleiro deixou o campo às lagrimas.
Qual é a lesão de Ter Stegen e qual o período de recuperação?
Horas após a substituição do jogador, o Barcelona informou que o goleiro alemão teve constatada uma ruptura completa do tendão patelar do joelho direito.
Para entender melhor esse tipo de lesão, a Trivela conversou com o Dr. Rodrigo Schröder, ortopedista e traumatologista que foi médico do time de basquete do Vasco entre 2016 e 2018:
“Uma ruptura completa do tendão patelar é uma lesão grave onde o tendão que conecta a patela ao osso da tíbia se rompe totalmente. Esse tendão é crucial para a capacidade de estender o joelho.”
Para voltar aos gramados, é possível que o goleiro alemão precise de um tempo de recuperação mínimo de seis meses após a cirurgia, segundo Rodrigo:
“O tempo de recuperação para essa lesão pode variar consideravelmente dependendo da gravidade da ruptura, da qualidade da intervenção cirúrgica e da resposta do atleta ao tratamento pós-operatório. Geralmente, o tempo de recuperação para atletas profissionais pode variar de 6 a 9 meses.”
Sem Ter Stegen para a sequência da temporada europeia, o técnico do Barcelona e sua comissão estudam quem será o substituto. Além de três opções caseiras, o clube catalão pode ir ao mercado.
As três opções caseiras para substituir Ter Stegen no Barcelona
O técnico Hansi Flick tem à sua disposição Iñaki Peña, Ander Astralaga e Diego Kochen como opções caseiras para assumir o gol do Barcelona sem Ter Stegen.
Na temporada passada, Peña foi titular do Barça em 17 jogos, entre o final de novembro e o começo de fevereiro, quando Ter Stegen ficou de fora por 85 dias se recuperando de uma lesão nas costas.
Com uma média de quase dois gols sofridos por jogo neste período, Peña esteve presente em goleadas como o 4 a 1 do Real Madrid na final da Super Taça da Espanha e o 4 a 2 do Athletic Bilbao na Taça do Rei.
Astralaga (20 anos) e Kochen (18 anos) são considerados como os próximos nomes para assumir o gol blaugrana, mas ainda estão em processo de formação no clube catalão.
Neste começo de temporada 24/25, os dois jovens goleiros alternam a titularidade do Barcelona B em partidas da Primeira Federación, a terceira divisão do futebol espanhol.
Quem o Barça pode contratar para o lugar de Ter Stegen?
Entre as opções livres no mercado que podem assinar com o Barcelona, destacam-se Keylor Navas, Edgar Badía, Loris Karius, Jordi Masip e Tomas Vaclik.
A estratégia de trazer um novo goleiro pode ser para assumir a titularidade durante o período de ausência de Ter Stegen ou um substituto experiente para Peña.
No entanto, outra estratégia é esperar até 2 de janeiro, quando a janela espanhola de transferências abre para o inverno europeu e o Barcelona não terá restrições para assinar com nenhum jogador. Por outro lado, os recentes problemas financeiros do clube devem ser levados em consideração pela diretoria catalã.