Espanha

O Barcelona de 2024 pode ser melhor? De Jong acredita que sim, mas admite que ele mesmo precisa dar mais

Sincero, Frenkie de Jong, um dos pilares do Barcelona de Xavi, diz não saber explicar oscilações da equipe

O Barcelona entra em 2024 sabendo que pode jogar mais, tanto para alcançar Real Madrid e Girona, atuais líderes de La Liga, como também para superar o Napoli no duelo de oitavas de final da Champions League.

Um dos pilares do time de Xavi é Frenkie de Jong que, após quase trocar o Barcelona pelo Manchester United em 2022, vem se consolidando cada vez mais como um dos líderes do elenco. Em entrevista ao canal holandês NOS, o meia reafirmou que está no clube que ‘sempre sonhou'.

“Estou muito satisfeito no Barcelona. Sempre é difícil falar (sobre uma eventual saída). Por agora, estou muito bem aqui”, disse de Jong, que tem contrato com o clube catalão até 2026.

Muito elogiado por ser um líder vocal no vestiário do Barcelona, de Jong diz saber que ele próprio precisa melhorar se quiser levantar mais títulos pelo clube. O holandês admite também que faltam conquistas individuais em sua carreira.

“Ainda não ganhei os prêmios que quero ganhar e ainda não sou o jogador que eu quero ser. Entretanto, acredito que haja margem de melhora e que eu tenha tempo. Ainda assim, prefiro chegar lá (ganhar prêmios) o quanto antes”.

De Jong admite vontade de vencer prêmios individuais

Aos 26 anos, de Jong venceu o Campeonato Holandês pelo Ajax e já foi campeão de La Liga com o Barcelona. Ainda assim, falta ao meia um grande título continental.

Antes de chegar ao Barcelona, ele foi eleito o melhor meio-campista da Champions League 2018-19 por suas atuações de gala com o Ajax, que bateu na trave para chegar na grande decisão do torneio naquela temporada.

De Jong acredita que pode voltar a figurar entre os jogadores mais importantes da Europa e isso, para ele, vai além de anotar gols e dar assistências.

“Ser decisivo costuma estar ligado a gols e assistências. Na minha posição é diferente. Quero ser importante de outra maneira. Ainda posso melhorar porque realmente não estou onde quero estar”, analisou o meia da seleção holandesa.

Mesmo com a autocrítica em dia, De Jong fez questão de ressaltar também a qualidade de seus companheiros, mas não soube explicar a razão porque o atual Barcelona é tão inconstante. Nesta temporada, por exemplo, a equipe começa o ano na quarta posição da La Liga, atrás de Real Madrid, Girona e Atlético de Madrid.

Além disso, os catalães avançaram em primeiro do seu grupo na Champions League, mas perderam dois (para o Shaktar Donetsk e Royal Antuérpia) dos seis duelos.

“Temos um elenco talentoso, mas não somos consistentes o suficiente. Realmente não sei explicar as razões exatas disso”, disse o meia.

Próximos jogos do Barcelona

O Barcelona começa 2024 lutando em três frentes diferentes. Antes do embate contra o Napoli pela Champions League, os comandados de Xavi ainda têm compromissos por La Liga, Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, que será disputada na Arábia Saudita.

  • Las Palmas x Barcelona – 04/01 – 17h30 – 19ª rodada de La Liga
  • Barbastro x Barcelona – 07/01 – 17h – Segunda fase da Copa do Rei
  • Barcelona x Osasuna – 11/01 – 16h – Semifinal da Supercopa da Espanha
Foto de Lucas Tomazelli

Lucas TomazelliSubcoordenador de conteúdo

Apaixonado por futebol desde as primeiras memórias de infância, Lucas é formado em jornalismo pela USP. Antes de integrar a equipe da Trivela, atuou na Jovem Pan Online, Grupo Bandeirantes de Comunicação e Yahoo.
Botão Voltar ao topo