Espanha

Toma lá, dá cá: agente de De Jong rebate acusações de desentendimento com Deco em meio à crise no Barcelona

A polêmica ausência de De Jong na última rodada da Champions League criou dúvidas sobre uma possível cobrança de Deco no Barcelona

A derrota do Barcelona para o Royal Antwerp por 3 x 2 na última quarta-feira (13), fora de casa, pela 6ª rodada do Grupo H da Champions League, continua sendo alvo de polêmica. Isso porque, segundo o jornalista Marius Carol, da rádio RAC 1, Deco e De Jong teriam discutido por telefone devido à ausência do meia neerlandês na partida contra os belgas.

Frenkie De Jong sequer foi relacionado pelo Barça para o último confronto da fase de grupos da Liga dos Campeões alegando apresentar um quadro febril. Ao tomar conhecimento disso, o diretor teria ligado para o meia para confirmar se um médico da equipe teria diagnosticado o jogador. Ou seja, Deco suspeitou que a tal febre do neerlandês fosse uma desculpa para não entrar em campo contra o Royal Antwerp.

Tal postura do dirigente teria incomodado De Jong, e a conversa com Deco poderia ter sido quente. Em meio a essa notícia veiculada por Marius, o empresário do atleta, Ali Dursun, deu uma entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf, rebatendo as acusações de desentendimento entre o meio e o diretor do Barcelona. O agente saiu em defesa de seu cliente e desmentiu a história:

“Esse cara é um profissional do início ao fim. Ele é simplesmente um profissional modelo. A reputação de Frenkie (De Jong) não é afetada porque ele sempre cumpre. Não houve gritos ao telefone como alegado, nem pontos de interrogação. As coisas agora estão sendo criadas falsamente. A relação com Deco é simplesmente boa e estável”, disse Dursun.

A polêmica entre De Jong, Deco e Barcelona

Tudo começou na segunda-feira (11), quando o Barcelona divulgou os relacionados para a 6ª rodada da Champions League sem Lewandowski, Gündogan, Araujo e De Jong. Contudo, no dia seguinte, momentos antes da viagem para a Bélgica, os três primeiros foram confirmados na delegação de Xavi para enfrentar o Royal Antwerp. O meia neerlandês, por sua vez, continuou de fora da lista final.

Com febre, De Jong se juntou a Ter Stegen, Gavi, Iñigo Martínez e Marcos, todos lesionados e que foram desfalques do Barça no meio da semana. A alteração de 21 para jogadores convocados para a partida contou com a aprovação do presidente Joan Laporta, do diretor esportivo Deco e do técnico Xavi. Mesmo assim, a ausência do meia foi questionada pela mídia.

Vale lembrar que o neerlandês sofreu uma lesão em 2023/24 que o tirou dos gramados por praticamente dois meses. Recuperado, ele voltou a ser titular do Barcelona e emplacou uma sequência de quatro partidas atuando, que foi interrompida pelo episódio na Bélgica. Só que a suposta discussão de De Jong com o dirigente não passa de boato. Pelo menos, quem garante isso é o empresário Ali Dursun:

“São notícias totalmente falsas. Esse é o maior absurdo que foi espalhado em torno de Frenkie em muito tempo. O jogador estava simplesmente doente. Ele apresentava sintomas de febre e não conseguia viajar ou jogar”, finalizou ao De Telegraaf.

Apesar da derrota, o Barça se classificou para às oitavas da Liga dos Campeões em 1º lugar no grupo e agora aguardo a escolha de ser adversário, que será decidido em sorteio na próxima segunda-feira (18). Em LaLiga, o Barcelona ocupa apenas a 4ª posição com 34 pontos, sete a menos que o líder Girona. Com um futebol pouco convincente, Xavi balança no cargo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo