Toma lá, dá cá: agente de De Jong rebate acusações de desentendimento com Deco em meio à crise no Barcelona
A polêmica ausência de De Jong na última rodada da Champions League criou dúvidas sobre uma possível cobrança de Deco no Barcelona

A derrota do Barcelona para o Royal Antwerp por 3 x 2 na última quarta-feira (13), fora de casa, pela 6ª rodada do Grupo H da Champions League, continua sendo alvo de polêmica. Isso porque, segundo o jornalista Marius Carol, da rádio RAC 1, Deco e De Jong teriam discutido por telefone devido à ausência do meia neerlandês na partida contra os belgas.
Frenkie De Jong sequer foi relacionado pelo Barça para o último confronto da fase de grupos da Liga dos Campeões alegando apresentar um quadro febril. Ao tomar conhecimento disso, o diretor teria ligado para o meia para confirmar se um médico da equipe teria diagnosticado o jogador. Ou seja, Deco suspeitou que a tal febre do neerlandês fosse uma desculpa para não entrar em campo contra o Royal Antwerp.
??? A call Yesterday between Deco & De Jong to ask him about his availability:
De Jong: "I'm sick".
Deco (screaming): "What do you mean you are sick? Has the doctor already certified that you are sick?." [@rac1] pic.twitter.com/PX0f5odhGk
— Barça Xtra (@XtraBarcaa) December 14, 2023
Tal postura do dirigente teria incomodado De Jong, e a conversa com Deco poderia ter sido quente. Em meio a essa notícia veiculada por Marius, o empresário do atleta, Ali Dursun, deu uma entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf, rebatendo as acusações de desentendimento entre o meio e o diretor do Barcelona. O agente saiu em defesa de seu cliente e desmentiu a história:
“Esse cara é um profissional do início ao fim. Ele é simplesmente um profissional modelo. A reputação de Frenkie (De Jong) não é afetada porque ele sempre cumpre. Não houve gritos ao telefone como alegado, nem pontos de interrogação. As coisas agora estão sendo criadas falsamente. A relação com Deco é simplesmente boa e estável”, disse Dursun.
A polêmica entre De Jong, Deco e Barcelona
Tudo começou na segunda-feira (11), quando o Barcelona divulgou os relacionados para a 6ª rodada da Champions League sem Lewandowski, Gündogan, Araujo e De Jong. Contudo, no dia seguinte, momentos antes da viagem para a Bélgica, os três primeiros foram confirmados na delegação de Xavi para enfrentar o Royal Antwerp. O meia neerlandês, por sua vez, continuou de fora da lista final.
Com febre, De Jong se juntou a Ter Stegen, Gavi, Iñigo Martínez e Marcos, todos lesionados e que foram desfalques do Barça no meio da semana. A alteração de 21 para jogadores convocados para a partida contou com a aprovação do presidente Joan Laporta, do diretor esportivo Deco e do técnico Xavi. Mesmo assim, a ausência do meia foi questionada pela mídia.
? JUST IN: There is no problem between Frenkie de Jong and Deco. The Dutchman and the Portuguese had a friendly telephone conversation of purely informative nature. @tjuanmarti
— barcacentre (@barcacentre) December 14, 2023
Vale lembrar que o neerlandês sofreu uma lesão em 2023/24 que o tirou dos gramados por praticamente dois meses. Recuperado, ele voltou a ser titular do Barcelona e emplacou uma sequência de quatro partidas atuando, que foi interrompida pelo episódio na Bélgica. Só que a suposta discussão de De Jong com o dirigente não passa de boato. Pelo menos, quem garante isso é o empresário Ali Dursun:
“São notícias totalmente falsas. Esse é o maior absurdo que foi espalhado em torno de Frenkie em muito tempo. O jogador estava simplesmente doente. Ele apresentava sintomas de febre e não conseguia viajar ou jogar”, finalizou ao De Telegraaf.
Apesar da derrota, o Barça se classificou para às oitavas da Liga dos Campeões em 1º lugar no grupo e agora aguardo a escolha de ser adversário, que será decidido em sorteio na próxima segunda-feira (18). Em LaLiga, o Barcelona ocupa apenas a 4ª posição com 34 pontos, sete a menos que o líder Girona. Com um futebol pouco convincente, Xavi balança no cargo.