Após cirurgia, Ter Stegen deve retornar ao Barcelona para as oitavas da Champions League
Médica que operou o goleiro alemão afirma que a recuperação será de dois meses, mas ressalta que há risco de uma nova lesão
Operado na “calada da noite”, na última sexta-feira (8), em Bordeaux, na França, Ter Stegen recebeu boas notícias sobre seu retorno ao Barcelona. A médica Amélie Léglise, que operou Ter Stegen na última sexta-feira, 8 de dezembro, em Bordeaux, deu boas notícias ao Barcelona. Em entrevista ao programa francês “Què T'hi Jugues”, Léglise revelou que o tempo estimado de recuperação do goleiro alemão deve ser de dois meses.
A cirurgiã comentou que Ter Stegen foi submetido a uma endoscopia por vídeo (procedimento realizado através de microcâmeras), que é uma técnica “extremamente precisa”, que reduz o risco da operação e possibilita tempo de cicatrização mais curto do que inicialmente esperado. Isso significa que o goleiro estará à disposição para as oitavas de final da Champions League.
Na próxima segunda-feira (18), serão sorteados os cruzamentos da maior competição europeia de clubes. As partidas de ida das oitavas estão marcadas para 13 e 14 ou 20 e 21 de fevereiro. Os jogos de volta serão disputados em março, nos dias 5 e 6 ou 12 e 13.
Ter Stegen corre risco de ter uma nova lesão na coluna
Marc ter Stegen passou por uma cirurgia na coluna, por conta de um problema em um dos discos intervertebrais. A médica responsável detalhou o caso do goleiro e explicou que, pelo fato de “os movimentos serem diferentes, os discos punem mais” os atletas que jogam nesta posição.
– A operação garante um tempo de inatividade mais curto porque é menos agressiva para os tecidos musculares do que uma operação convencional – afirmou Amélie Léglise.
No entanto, mesmo depois da cicatrização, o jogador corre o risco de sofrer uma recaída. Isso não significa que ele vai voltar a se lesionar, mas essa possibilidade existe.
– Não podemos descartar. É uma possibilidade inferior a 3{62c8655f4c639e3fda489f5d8fe68d7c075824c49f0ccb35bdb79e0b9bb418db}. É fundamental a fase de recuperação, nas primeiras três a quatro semanas – completou a médica.
Ter Stegen segue internado após cirurgia, mas retorna à Espanha já na próxima sexta-feira (15), onde iniciará o processo de recuperação com a supervisão da equipe médica do clube catalão.
Por que Ter Stegen foi operado na França
O goleiro levou algumas semanas para, finalmente, decidir que seria submetido a um procedimento cirúrgico. Primeiramente, ele optou pelo tratamento conservador, com fisioterapia e outros métodos não invasivos, mas nenhum deles surtiu o efeito esperado e o desconforto persistia.
Após dias de reflexão e ausência nas últimas três partidas do Barcelona, contra Rayo Vallecano, Porto e Atlético de Madrid, ele topou ser operado. Foi um trabalho conjunto entre o departamento médico e o atleta até a decisão.
Porém, mesmo sendo acompanhado pela médica no Barça, Ter Stegen optou pelo tratamento na França. Anos atrás, para tratar uma lesão no joelho, o goleiro alemão tomou a mesma decisão e foi submetido a um procedimento cirúrgico na Suécia.
Aliás, ambas as cirurgias foram mantidas em completo sigilo pela equipe médica. O clube espanhol só pôde publicar um comunicado oficial após o “ok” do jogador. Ou seja, toda a logística foi adotada a fim de conceder privacidade ao goleiro neste período de tratamento, um pedido que ele deixou claro para a diretoria catalã.