Champions League

Buraco do Barcelona não tem fim e Deco faz grave acusação contra De Jong

Deco teria acusado De Jong de fingir estar doente para não jogar em mais uma derrota do Barcelona na temporada

Há um ditado muito popular que diz o seguinte: “Nada está ruim o suficiente que não possa piorar”. Essa afirmativa se faz muito presente no atual cotidiano do Barcelona, que vem de duas derrotas consecutivas, sendo 4 x 2 em casa para o Girona na La Liga e 3 x 2 diante do Royal Antwerp, lanterna do Grupo H da Champions League. Mesmo com a derrota, o time catalão conseguiu a classificação para a próxima fase da competição europeia como líder da chave, à frente do Porto.

Porém, nem mesmo a classificação para as oitavas de final da principal competição de clubes da Europa arrefeceu as críticas que o Barcelona recebeu após mais um péssimo jogo. Jornais de todo o continente se impressionaram negativamente com o futebol apresentado pelo time culé, considerando que o resultado frente ao Royal Antwerp foi uma vergonha. Além do desastroso futebol apresentado, uma denúncia de falta de comprometimento feita por Deco, diretor esportivo do time Blaugrana, estremeceu ainda mais os bastidores do clube catalão.

Segundo informações do jornalista Marius Carol, da rádio RAC 1 de Barcelona, Frenkie De Jong e Deco teriam discutido por telefone após o dirigente português saber que o holandês não viajou com a delegação barcelonista alegando estar com febre, o que foi imediatamente questionado pelo diretor. Segundo Marius, Deco ligou para De Jong, inconformado com a não presença do holandês junto ao time, questionando:

-“Como assim, você está doente? O médico diagnosticou isso para você?”, perguntou Deco.

O dirigente suspeitou que a tal febre de De Jong se tratava de uma desculpa do meia para não entrar em campo na noite desta quarta-feira na Bélgica, o que teria acalorado a conversa entre os dois, já que o jogador não gostou nada da postura adotada por Deco. Vale lembrar que o atleta sofreu uma lesão que o tirou dos gramados por praticamente dois meses, após sua recuperação, o meio-campista retomou sua posição no time titular e acumulou quatro jogos seguidos. Justamente por esta sequência de jogos, Deco acabou desconfiando da justificativa apresentada pelo holandês para não estar em campo diante do Antwerp.

Barcelona acumula sequência ruim e Xavi balança no cargo

O desastre na Bélgica nesta quarta-feira acendeu um sinal de alerta vermelho no comando técnico do Barcelona. O técnico Xavi não é unanimidade entre os torcedores e também em boa parte da imprensa espanhola, que considera o trabalho do ex-jogador e ídolo do time Blaugrana muito aquém do esperado, tendo em vista as peças que o comandante tem em mãos. A chave do time catalão na Champions League não era das mais complicadas, entretanto, o time catalão não conseguiu desempenhar um bom futebol, a não ser na estreia, quando goleou o próprio Antwerp por 5 x 0 no Camp Nou.

A depender do sorteio dos confrontos das oitavas de final, o Barcelona pode ter uma pedreira pela frente logo de cara e ter sua continuidade na competição ameaçada. Além disso, a derrota dolorida para o Girona na última rodada da La Liga também foi motivo de muitas críticas nesta quinta-feira, com vários jornais europeus destacando o fraco futebol apresentado pelo time culé nestes dois últimos jogos. São quatro derrotas, cinco vitórias e um empate nos últimos dez jogos disputados, desempenho abaixo daquilo que é esperado pelo clube catalão.

Na 4ª colocação do Campeonato Espanhol, com sete pontos de distância para o líder Girona, o Barcelona terá a chance de tentar voltar ao caminho das vitórias diante do Valência, fora de casa, no tradicional Estádio Mestalla. Sem muito tempo para se lamentar deviso aos resultados recentes, o Barça terá um adversário indigesto, mas que vem de quatro jogos sem vitórias na La Liga, o que pode ser um fator positivo para o time Blaugrana conseguir vencer e convencer, afastando um pouco a crise que paira sobre o clube.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo