Espanha

De chutado ao ‘fico’: entenda porque Atlético de Madrid voltou atrás por Morata

Antes fora dos planos, espanhol recusou uma proposta recheada da Arábia Saudita para ficar no Atlético de Madrid

Nesta terça-feira (2), o Atlético de Madrid anunciou que Álvaro Morata continuará para a temporada 2024/25. Antes da decisão, o centroavante chegou a ser colocar na lista de transferências dos Colchoneros.

Apesar de ter contrato até 2027, o espanhol de 31 anos não deixou uma boa impressão nos últimos meses, tanto que o Atlético não escondeu que estava à procura de um novo artilheiro no mercado.

Nesse cenário, a Arábia Saudita apareceu com tudo para tentar convencer Morata. Entre os interessados estava o Al Qadsiah, que recentemente fechou a contratação do zagueiro Nacho Fernández, ex-Real Madrid.

Com multa rescisória na faixa dos 13 milhões de euros (cerca de R$ 78,5 milhões), o atacante já tinha recebido o interesse saudita no final do ano passado. Mais uma vez, o jogador disse não às propostas para ficar no Atletico de Madrid:

Não consigo imaginar como deve ser vencer com esta camisa e não vou parar até conseguir –, escreveu Álvaro Morata em publicação conjunta com o Atlético de Madrid no Instagram.

Então, o que explica a mudança de decisão dos Rojiblancos em relação ao centroavante em um intervalo tão curto de tempo? A Trivela te explica como Morata foi de chutado ao ‘fico’ no Atletico de Madrid.

Por que Atletico de Madrid queria vender Álvaro Morata?

No início de 2023/24, o centroavante provou que Diego Simeone estava certo em apostar nele como homem-gol do Atlético de Madrid. Álvaro Morata chegou a se colocou na briga pela Chuteira de Ouro.

Entretanto, após atingir rapidamente a marca de 20 gols, Morata caiu (e muito) de rendimento na fase mais importante do ano, quando os Colchoneros decidiam seu futuro na Champions League, na Copa do Rei e em La Liga.

O atacante chegou a enfrentar uma seca de 17 jogos sem balançar as redes. Por conta disso, o treinador argentino tirou o espanhol do time titular e o colocou no banco de reservas dos Rojiblancos.

Álvaro Morata pelo Atlético de Madrid em 2023/24

  • Jogos: 48
  • Gols: 21
  • Assistências: 4
  • 15 gols em La Liga, apenas 1 a menos do que o artilheiro Antoine Griezmann

A inconsistência de Álvaro Morata levantou dúvidas sobre sua continuidade no Atlético de Madrid. Mesmo assim, pesou a vontade do atacante e o pedido de Simeone à diretoria dos Colchoneros.

O que mudou?

Segundo o jornal Marca, Morata estava disposto a procurar novos ares, mas desistiu da ideia nas últimas 24 horas. E quem teve um papel fundamental nisso foi o treinador do Atlético de Madrid.

Desde o princípio, Diego Simeone era contra a saída do centroavante. O argentino deixou isso claro aos dirigentes, que estavam dispostos a vender Álvaro Morata em caso de boa proposta e sinal positivo do atleta.

Com a aproximação dos sauditas, o técnico dos Rojiblancos insistiu pela permanência de Álvaro Morata. Vale lembrar que o atacante está com a seleção espanhola para a disputa da Eurocopa na Alemanha.

Morata havia topado aceitar o desafio da Saudi Pro League ao lado de sua família. Entretanto, a confiança de Simeone em seu futebol serviu para manter suas raízes no Atlético de Madrid.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo