De chutado ao ‘fico’: entenda porque Atlético de Madrid voltou atrás por Morata
Antes fora dos planos, espanhol recusou uma proposta recheada da Arábia Saudita para ficar no Atlético de Madrid

Nesta terça-feira (2), o Atlético de Madrid anunciou que Álvaro Morata continuará para a temporada 2024/25. Antes da decisão, o centroavante chegou a ser colocar na lista de transferências dos Colchoneros.
Apesar de ter contrato até 2027, o espanhol de 31 anos não deixou uma boa impressão nos últimos meses, tanto que o Atlético não escondeu que estava à procura de um novo artilheiro no mercado.
Nesse cenário, a Arábia Saudita apareceu com tudo para tentar convencer Morata. Entre os interessados estava o Al Qadsiah, que recentemente fechou a contratação do zagueiro Nacho Fernández, ex-Real Madrid.
Com multa rescisória na faixa dos 13 milhões de euros (cerca de R$ 78,5 milhões), o atacante já tinha recebido o interesse saudita no final do ano passado. Mais uma vez, o jogador disse não às propostas para ficar no Atletico de Madrid:
— Não consigo imaginar como deve ser vencer com esta camisa e não vou parar até conseguir –, escreveu Álvaro Morata em publicação conjunta com o Atlético de Madrid no Instagram.
Então, o que explica a mudança de decisão dos Rojiblancos em relação ao centroavante em um intervalo tão curto de tempo? A Trivela te explica como Morata foi de chutado ao ‘fico' no Atletico de Madrid.
Por que Atletico de Madrid queria vender Álvaro Morata?
No início de 2023/24, o centroavante provou que Diego Simeone estava certo em apostar nele como homem-gol do Atlético de Madrid. Álvaro Morata chegou a se colocou na briga pela Chuteira de Ouro.
Entretanto, após atingir rapidamente a marca de 20 gols, Morata caiu (e muito) de rendimento na fase mais importante do ano, quando os Colchoneros decidiam seu futuro na Champions League, na Copa do Rei e em La Liga.
O atacante chegou a enfrentar uma seca de 17 jogos sem balançar as redes. Por conta disso, o treinador argentino tirou o espanhol do time titular e o colocou no banco de reservas dos Rojiblancos.
Álvaro Morata pelo Atlético de Madrid em 2023/24
- Jogos: 48
- Gols: 21
- Assistências: 4
- 15 gols em La Liga, apenas 1 a menos do que o artilheiro Antoine Griezmann
A inconsistência de Álvaro Morata levantou dúvidas sobre sua continuidade no Atlético de Madrid. Mesmo assim, pesou a vontade do atacante e o pedido de Simeone à diretoria dos Colchoneros.
O que mudou?
Segundo o jornal Marca, Morata estava disposto a procurar novos ares, mas desistiu da ideia nas últimas 24 horas. E quem teve um papel fundamental nisso foi o treinador do Atlético de Madrid.
Desde o princípio, Diego Simeone era contra a saída do centroavante. O argentino deixou isso claro aos dirigentes, que estavam dispostos a vender Álvaro Morata em caso de boa proposta e sinal positivo do atleta.
Com a aproximação dos sauditas, o técnico dos Rojiblancos insistiu pela permanência de Álvaro Morata. Vale lembrar que o atacante está com a seleção espanhola para a disputa da Eurocopa na Alemanha.
Morata havia topado aceitar o desafio da Saudi Pro League ao lado de sua família. Entretanto, a confiança de Simeone em seu futebol serviu para manter suas raízes no Atlético de Madrid.