Espanha

Atlético de Madrid promete limpeza rejuvenescedora após eliminação na Champions

Com a queda para o Borussia Dortmund na Champions, o Atlético de Madrid entende que precisa fazer uma reformulação

Mais uma vez, o Atlético de Madrid falhou em sua missão europeia ao ser eliminado para o Borussia Dortmund nas quartas de final da Champions League. A derrota sofrida por 4 a 2 na última terça-feira (16), no Signal Iduna Park, levantou dúvidas sobre a real força do elenco, que mostrou muitas fragilidades diante dos Aurinegros. Em meio a esse cenário, a diretoria promete uma limpeza rejuvenescedora.

Uma prova disso é que o time titular do Atlético de Madrid na decisão contra o Borussia Dortmund apresentou uma média de idade de 31 anos. Com jogadores passando de seu auge físico, Diego Simeone precisa trazer reforços mais jovens para ganhar fôlego caso queira brigar por títulos em todas as competições. Em 2023/24, por exemplo, os Rojiblancos ficaram sem a Supercopa da Espanha, sem a Copa do Rei e estão distantes da liderança de La Liga.

Segundo o jornal espanhol Marca, o Atlético de Madrid terá uma dura missão se realmente optar pela reformulação do grupo. Isso porque alguns medalhões ainda têm contrato e salários altos, o que dificultaria uma rescisão contratual e/ou transferência. Por isso, o diretor esportivo do Atleti, Andrea Berta, assim como o diretor de futebol, Carlos Bucero, terão que quebrar a cabeça na reabertura da janela de transferências.

Alguns nomes já aparecem como possíveis no Atlético de Madrid. A atenção especial do treinador argentino terá que ser o sistema defensivo, que sempre foi o carro-chefe nas últimas 11 temporadas, mas que está muito abaixo nesta temporada. Além disso, os Colchoneros necessitam de opções mais novas para o meio-campo e para o ataque para, quem sabe, voltarem mais fortes em 2024/25.

A faxina do Atlético de Madrid

Em 2023/24, o Atlético de Madrid já sofreu surpreendentes 61 gols. Azpilicueta, de 35 anos, renovou seu contrato por mais uma temporada. A ideia dos dirigentes é também estender o vínculo de Witsel, com a mesma idade, ou de Savic, que tem 33 anos. Por outro lado, Giménez, com 29 anos, perdeu 17 jogos nesta época pelos Rojiblancos somente devido a lesões.

Com isso, o único adeus garantido na zaga é Hermoso. Em seu lugar, o Atlético de Madrid pretende trazer Mosquera, joia de 19 anos do Valencia que tem apresentado um bom futebol em La Liga. Outro defensor só deve ser contratado para Simeone caso alguém vá embora. A intenção do Atleti é se desfazer de Savic, mas ele está prestes a renovar até 2025.

Outro problema que o Atlético de Madrid precisa resolver é Saúl, que tem ficado mais na reserva nesta temporada. Entretanto, ele tem um dos maiores salários do atual grupo dos Colchoneros. Portanto, isso também atrapalha na busca por um novo destino para o jogador de 29 anos, que tem vínculo até 2026. Mais do que isso, o técnico argentino gostaria de uma sombra para Koke, que é o capitão e homem de confiança, mas tem 32 anos.

Vermeeren, reserva imediato, ainda é muito jovem e está se adaptando ao Atlético de Madrid. Por fim, lá no ataque, Griezmann tem 33 anos, enquanto Morata tem 31. Memphis Depay tem uma carreira marcada por problemas físicos. Já Correa parece ter batido no teto nos Rojiblancos. O neerlandês parece ser o elo mais fraco, mas seu contrato até 2025 e rendimentos altos devem dificultar um negócio.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo