Espanha

Atlético de Madrid quer rejuvenescer defesa – e já tem alvo

Cristhian Mosquera, promissor zagueiro do Valencia, entrou no radar do Atlético de Madrid para a próxima janela de transferências

Desde que Diego Simeone chegou ao Atlético de Madrid, a equipe colchonera se notabilizou como uma verdadeira fortaleza: defesa forte, sólida e muito difícil de ser vazada. Na tentativa de manter esse estigma, o clube estabeleceu como prioridade a contratação de um zagueiro jovem na próxima janela de transferências. No elenco atual, o técnico argentino conta com bons nomes para o setor, no entanto, todos com idade avançada. São eles: Stefan Savić (33 anos), Axel Witsel (35 anos), César Azpilicueta (34 anos), José Giménez (29 anos) e Gabriel Paulista (33 anos).

Apesar da carência em outras lacunas do elenco, trazer um defensor novo e com alto potencial de evolução é a primeira coisa que o Atlético fará na abertura da janela, segundo a imprensa espanhola. O alvo, inclusive, já está definido. Trata-se de Cristhian Mosquera, zagueiro de 19 anos, do Valencia. A diretoria colchonera admira as características do jovem e promete intensificar as tratativas por sua contratação após o final da temporada.

Carreira e estilo de jogo de Cristhian Mosquera

Nascido em Alicante, cidade portuária situada na Costa Blanca (sudeste da Espanha), Cristhian Mosquera é filho de pais colombianos. Antes de dar os primeiros passos no futebol de campo, praticou basquete e ingressou no time de futsal San Blas Cañavate. O motivo chama atenção. Seu primo jogava na equipe e faltava um jogador para completar o plantel em um torneio juvenil.

De 2013 a 2016, Mosquera defendeu dois clubes de Alicante: SCD Carolinas e Hércules CF, este último considerado o principal clube da cidade. O zagueiro se transferiu para o Valencia em 2016, aos 12 anos, e se destacou nas categorias de base do clube. Em virtude do excelente desempenho demonstrado em campo, a equipe valenciana renovou o contrato do jogador (em agosto de 2020 – ele tinha 16 anos) até 2023.

Após alguns jogos no banco de reservas, Mosquera fez sua estreia pelo time principal do Valencia no dia 16 de janeiro de 2022, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético Baleares, pela Copa do Rei. Na ocasião, ele foi eleito o melhor jogador em campo, inclusive por José Bordalás, então técnico do clube valenciano. A maturidade e segurança de Mosquera, que acumula passagens por todas as equipes de base da Seleção Espanhola, fizeram a diretoria estender o vínculo do defensor. O atual contrato vai até junho de 2026.

Cristhian Mosquera é zagueiro de origem e vem sendo utilizado como tal no Valencia. Todavia, também pode atuar nas laterais, tanto direita quanto esquerda. Dono de um excelente porte físico, o jovem espanhol se diferencia por sua agilidade, boa antecipação e capacidade de condução e iniciação de jogadas.

Miguel Ángel Angulo, técnico do Valencia B, descreveu o perfil de Mosquera durante entrevista. “Boa condição física e boas qualidades técnicas, poderoso no jogo aéreo e maduro para a sua idade”, disse o treinador.

Pelo que o Atlético de Madrid ainda briga na atual temporada?

Com 55 pontos conquistados, o Atlético de Madrid ocupa a quinta colocação de LaLiga. Em 29 rodadas disputadas, a equipe colchonera venceu 17, empatou quatro e perdeu oito. O objetivo do time de Simeone no certame é garantir uma vaga no G4 e, automaticamente, a classificação para a Champions League 2024/25.

Eliminado pelo Athletic Bilbao na semifinal da Copa do Rei com um 4 a 0 no agregado, o Atlético de Madrid se recuperou do baque ao despachar a forte Internazionale da Champions League. A dramática classificação veio nos pênaltis, após um 2 a 2 no placar agregado. Oblak brilhou e colocou os colchoneros nas quartas de final. O adversário da vez será o Borussia Dortmund.

Quais são os próximos jogos do Atlético de Madrid?

  • Villarreal x Atlético de Madrid – LaLiga – 01/04
  • Atlético de Madrid x Borussia Dortmund – Champions League – 10/04
  • Atlético de Madrid x Girona – LaLiga – 13/04
Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo