Copa do Mundo 2026

Copa do Mundo entregou bom nível de jogos na 1ª rodada da fase de grupos? Avaliamos

Mundial começou com algumas goleadas, mas, sobretudo, disputas acirradas e brilho de protagonistas

Acabou a primeira rodada da Copa do Mundo de 2026. Ao todo, 26 partidas foram disputadas entre 12 e 17 de junho ao redor dos três países-sede (Canadá, Estados Unidos e México). Esta também foi a primeira vez em que o Mundial passou a ser disputado com 48 seleções na primeira fase. Se existia a preocupação de um nível inferior nos jogos, as equipes trataram de dar a resposta dentro de campo.

Das 26 partidas, poucas foram monótonas ou de baixo nível técnico. É possível dizer que Catar 1 a 1 Suíça, pelo Grupo B, tenha sido um dos menos atrativos, mas ainda entregou um certo drama, com o empate da seleção árabe já nos acréscimos da segunda etapa, para conquistar seu primeiro ponto em Mundiais.

Mesmo o empate sem gols entre Espanha e Cabo Verde mostrou aquilo que faz as pessoas se encantarem pela Copa do Mundo: duelo entre duas seleções de níveis completamente opostos (maior diferença no ranking da Fifa nesta edição), mas em que a equipe estreante em Mundiais consegue igualar as ações e segurar a favorita. Vozinha, goleiro cabo-verdiano, se tornou herói do país e para o mundo.

Seleção de Cabo Verde celebra estreia na Copa do Mundo (Foto: IMAGO / PGS Photo Agency)
Seleção de Cabo Verde celebra estreia na Copa do Mundo (Foto: IMAGO / PGS Photo Agency)

Este único 0 a 0 dá uma amostra do nível técnico da competição. Em 2022, somente na primeira rodada, quatro jogos terminaram sem gols. É possível que um 0 a 0 seja interessante, como Costa do Marfim 1 a 0 Equador caminhava para, até a reta final do segundo tempo — duelo ofensivo de ambas as seleções. Mas ele também pode ser burocrático. Quanto menos 0 a 0, mais chances uma Copa do Mundo tem de ser atrativa.

A Rússia, em 2018, registrou somente um empate sem gols durante toda a competição. No Catar, apesar do recorde de quatro 0 a 0 na primeira rodada e sete ao longo do torneio, o Mundial alcançou o recorde de gols absolutos (172, impulsionado pela final entre França e Argentina).

Copa do Mundo 2026 se aproxima de recorde de gols na primeira rodada

Ao todo, serão disputadas 104 partidas no Mundial deste ano. Até a última edição, esse número era de 64. Este aumento de seleções faz com que seja possível — e esperado — que a Copa do Mundo supere a marca de 172 gols marcados no Catar.

Até o momento, foram marcados 75 gols no torneio, nos 26 primeiros jogos. Com uma média de 3,12 por partida, o Mundial de 2026 tem o maior índice para uma primeira rodada desde 1958, quando a Fifa passou a adotar formatos de grupos semelhantes ao atual. Nas cinco primeiras edições (1930, 1934, 1938, 1950 e 1954), o torneio chegou a ser disputado por meio de mata-mata e até com grupos de apenas duas seleções — como ocorreu com o Uruguai na Copa do Brasil.

O emocionante gol de Curaçao
O emocionante gol de Curaçao: IMAGO / Icon Sportswire

Em comparação, a edição do Catar, em 2022, teve apenas 41 gols nas primeiras 16 partidas (média de 2,56 por jogo). Em 1958, que manterá o recorde pelo menos até 2030, este índice foi de 3,63 por jogo (29 gols nas oito primeiras partidas).

A Alemanha tem o melhor ataque da competição até aqui, com sete gols marcados contra Curaçao. Estreante na competição, a seleção caribenha também celebrou a derrota por 7 a 1, por ter marcado seu primeiro tento na história dos Mundiais. Em extensão e população, o território insular é o menor a disputar o torneio.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e fique por dentro do melhor conteúdo de futebol!

Um conteúdo especial escolhido a dedo para você!

Aoa se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Empates seguram média de gols na primeira rodada da Copa do Mundo

A vitória alemã foi a mais elástica do torneio, mas não foi a única goleada. Suécia 5 a 1 Tunísia e EUA 4 a 1 Paraguai também registraram goleadas na primeira rodada. A média de gols poderia ser ainda maior, não fossem pelos empates por 1 a 1 nos primeiros jogos.

O resultado conservador foi o mais comum até aqui no torneio. Ele se repetiu seis vezes ao longo das primeiras 26 partidas. Brasil x Marrocos, por exemplo, terminou com este resultado. A partida foi, aliás, uma das menos atrativas da primeira rodada, com as duas seleções tendo dificuldades para criar na segunda etapa.

Arábia Saudita x Uruguai, por outro lado, foi um movimentado 1 a 1 no Grupo H da Copa do Mundo, em que Espanha e Cabo Verde completam as seleções presentes na disputa. O mesmo vale para Portugal x República Democrática do Congo.

Seleção iraniana celebra gol contra a Nova Zelândia
Seleção iraniana celebra gol contra a Nova Zelândia (Foto: Imago/AAP)

Outro empate nesta primeira rodada, além dos 0 a 0 e 1 a 1, foi em Irã 2 a 2 Nova Zelândia. O duelo no SoFi Stadium, em Los Angeles, já era esperado pelo cenário vivido pela seleção iraniana. Mas além disso, as duas equipes se lançaram ao ataque (17 a 13 em finalizações) e tornaram o confronto em um dos melhores da Copa do Mundo até aqui.

Países Baixos 2 a 2 Japão, idem. Com reviravoltas ao longo da partida, o duelo entre duas seleções favoritas para avançar à próxima fase trouxe a tônica da Copa do Mundo: ataques mortais e defesas compactas, capazes de ser eficazes nos dois setores.

Briga pela artilharia histórica da Copa do Mundo marca primeira rodada

Outro marco da Copa do Mundo até aqui é a briga pela artilharia do torneio. Lionel Messi assumiu a dianteira, com três gols, acompanhado de perto por Kylian Mbappé, Harry Kane, Kai Havertz, Balogun, Just e Ayari e Erling Haaland. O argentino, além do hat-trick contra a Argélia, também se tornou, igualado com Miroslav Klose, no maior artilheiro da história das Copas do Mundo.

Com 16 gols, Messi ainda pode ser superado por Mbappé e até por Kane, que chegaram a 14 e dez gols, respectivamente. Esta pode ser a primeira edição em que o recorde de artilheiro histórico da Copa do Mundo pode ser superado mais de uma vez, por artilheiros diferentes. Em 2022, Messi e Mbappé também brigaram pela artilharia no Catar, inclusive na final, com o argentino marcando duas vezes e o francês, três.

Todos os resultados da Copa do Mundo na primeira rodada

  • México 2 x 0 África do Sul
  • Coreia do Sul 2 x 1 Tchéquia
  • Canadá 1 x 1 Bósnia e Herzegovina
  • EUA 4 x 1 Paraguai
  • Catar 1 x 1 Suíça
  • Brasil 1 x 1 Marrocos
  • Haiti 0 x 1 Escócia
  • Austrália 2 x 0 Turquia
  • Alemanha 7 x 1 Curaçao
  • Países Baixos 2 x 2 Japão
  • Costa do Marfim 1 x 0 Equador
  • Suécia 5 x 1 Tunísia
  • Espanha 0 x 0 Cabo Verde
  • Bélgica 1 x 1 Egito
  • Arábia Saudita 1 x 1 Uruguai
  • Irã 2 x 2 Nova Zelândia
  • França 3 x 2 Senegal
  • Iraque 1 x 4 Noruega
  • Argentina 3 x 0 Argélia
  • Áustria 3 x 1 Jordânia
  • Portugal 1 x 1 RD Congo
  • Inglaterra 4 x 2 Croácia
  • Gana 1 x 0 Panamá
  • Uzbequistão 1 x 3 Colômbia
Foto de Murillo César Alves

Murillo César AlvesRedator

Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens por Estadão, UOL, 90min e QuintoQuarto.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo