Portugal x Espanha: As escalações prováveis do jogo das oitavas de final da Copa do Mundo 2026
Portugueses e espanhós prometem grande duelo que vale a classificação às quartas
O técnico de Portugal, Roberto Martínez, enfrenta um dilema fascinante envolvendo Cristiano Ronaldo para as oitavas de final da Copa do Mundo 2026 contra a Espanha, nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), em Arlington.
Palpites Copa do Mundo hoje: dicas grátis com análises
Cristiano Ronaldo joga?
O jogador de 41 anos finalmente marcou seu primeiro gol no mata-mata de uma Copa do Mundo na vitória por 2 a 1 sobre a Croácia na rodada anterior, antes de sair inconformado nos minutos finais do jogo. No entanto, seu substituto Gonçalo Ramos, que entrou em campo, fez o gol da vitória de cabeça, mantendo um retrospecto excepcional no torneio.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F07%2Fgoncalo-ramos-cristiano-ronaldo-scaled.jpg)
Ramos tem uma participação direta em gol a cada 37 minutos nesta Copa do Mundo, a melhor marca entre os jogadores portugueses com cinco ou mais ações, mas há poucas chances de Martínez optar pelo novo atacante do Milan em detrimento de Ronaldo como titular.
O camisa 7 deve, portanto, liderar o ataque ao lado de Rafael Leão, Bruno Fernandes e Pedro Neto, embora Francisco Conceição e Bernardo Silva estejam de olho na vaga do último. Vitinha e João Neves são presença garantida no meio-campo, assim como Diogo Costa, João Cancelo, Renato Veiga, Rúben Dias e Nuno Mendes na linha defensiva.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Espanha: Yamal ainda não está 100%
A estrela da Espanha Lamine Yamal estava entre os jogadores que não treinaram com o grupo completo na sexta-feira. O prodígio do Barcelona não somou participação direta em gol na vitória por 3 a 0 sobre a Áustria na fase anterior, mas isso não o impediu de fazer mais história: tornou-se o mais jovem jogador a completar dez ou mais dribles e ter dez ou mais toques na área adversária em uma partida de Copa do Mundo.
Yamal não foi visto com o restante do grupo no dia seguinte ao jogo, mas é provável que o jogador de 18 anos esteja simplesmente gerenciando a carga de treino, sem uma lesão grave.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F07%2Flamine-yamal-selecao-espanha-e1783025530485.jpg)
O mesmo vale para o companheiro de Barcelona Dani Olmo, que deve manter sua vaga no ataque ao lado de Yamal, Alex Baena e Mikel Oyarzabal. Já Nico Williams (adutor) e Yeremy Pino (ombro) devem continuar fora.
Os dois gols de Oyarzabal contra a Áustria levaram o atacante a 23 participações diretas em gols nas últimas 16 partidas pela Espanha, e o fez se tornar o primeiro jogador da La Roja a marcar mais de um gol em uma partida mata-mata de Copa do Mundo desde Emilio Butragueño, em 1986.
No meio-campo, Rodri e Pedri são presença garantida, enquanto Aymeric Laporte e Pedro Porro devem ser liberados após também perderem o treino de sexta por precaução. Com quatro clean sheets em quatro jogos na Copa do Mundo 2026, o goleiro titular Unai Simón bateu o recorde de Walter Zenga de mais minutos consecutivos sem sofrer gols no torneio, chegando a incríveis 519 minutos.
Provável escalação de Portugal:
Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Renato Veiga, NJuno Mendes; Vitinha, Neves; Neto, Bruno Fernandes, Rafael Leão; Cristiano Ronaldo
Provável escalação da Espanha:
Simón; Porro, Cubarsí, Laporte, Cucurella; Rodri, Pedri; Yamal, Olmo, Baena; Oyarzabal