Turquia x Estados Unidos: ‘Fomos ingênuos, a situação era pior do que se imaginava’, diz Pochettino
Bons resultados dos EUA na Copa do Mundo têm surpreendido e criado expectativas altas por campanha histórica
As boas atuações dos Estados Unidos na Copa do Mundo foram representadas pelas sólidas vitórias por 4 a 1 sobre o Paraguai e 2 a 0 diante da Austrália. Mas o bom desempenho em campo e o entrosamento do elenco comandado por Mauricio Pochettino não foram construções que surgiram de forma instântanea. Ao contrário, demandaram bastante trabalho como o próprio treinador argentino admitiu.
Para Pochettino, a compreensão dos jogadores em relação ao sistema utilizado por ele e o bom funcionamento do time, quase sem erros no Mundial até o momento, é algo para ser muito celebrado, ainda mais pelas circustâncias prévias.
Simulador Copa do Mundo 2026: Veja possível chaveamento do mata-mata
Durante coletiva de imprensa prévia a última rodada da fase de grupos, Pochettino falou sobre as dificuldades que enfrentou ao assumir o comando da seleção dos Estados Unidos, destacando a ausência de comprometimento dos jogadores em representar o país.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fimago1078462902-scaled.jpg)
— Fomos ingênuos ao assinar o contrato, subestimamos a situação. O que encontramos foi pior do que esperávamos. Achávamos que as pessoas estariam desesperadas para ajudar, que todos se envolveriam para jogar pela seleção. Aconteceu exatamente o oposto. Foi um choque de realidade enorme –, destacou.
O treinador argentino viveu altos e baixos desde que foi contratado para assumir a seleção estadunidense, algumas boas vitórias e momentos bem abaixo da crítica, como vexames na modesta Copa Ouro, competição disputada apenas por seleções da Concacaf.
No entanto, a virada de chave ocorreu após Pochettino encontrar equilíbrio na formação com três zagueiros e optar por menos experimentos na utilização do elenco com a proximidade do Mundial. Além disso, a consolidação de boas opções no banco de reservas também trouxe um cenário positivo.
:quality(65)/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F06%2Fimago1078515438-scaled.jpg)
Líderes do Grupo D com seis pontos, o início dos EUA fez com que os torcedores e os críticos olhassem para a seleção com uma nova perspectiva. Para o treinador, a possibilidade de fazer história indo mais longe na competição e disputar o primeiro título mundial dos americanos não está descartada. No entanto, é preciso focar no dia a dia da competição.
— Agora não é hora de distrações, e toda a energia deve estar voltada para o torneio e para o convívio com os jogadores–, declarou.
EUA terá desfalques contra a Turquia
Para a última partida da fase de grupos, contra a Turquia nesta quinta-feira às 23h (horário de Brasília), Mauricio Pochettino poderá contar com o retorno de Christian Pulisic, que ficou de fora da partida contra a Austrália devido a uma lesão na panturrilha.
Em coletiva de imprensa, o jogador que estava se sentindo bem e que esperava participar do jogo. Apesar do técnico confirmar a sua disponibilidade, o comandante ainda precisará decidir com a equipe médica se o jogador poderá começar como titular ou se deve começar como opção no banco de reservas.
Mesmo com o retorno do astro do Milan, quatro titulares das duas partidas anteriores provavelmente não entrarão em campo: os zagueiros Chris Richards e Antonee Robinson, o meio-campista Tyler Adams e o atacante Folarin Balogun, que estão pendurados e devem ser poupados para evitar riscos.
Já o meia Cristian Roldán também é dúvida. O jogador vem lidando com uma pequena distensão muscular, mas tem “evoluído muito bem”, segundo o treinador. No entanto, a sua disponibilidade para atuar diante dos turcos ainda será definida.
Apesar da Turquia já ter sido eliminada do Mundial, Pochettino ressaltou que não espera que nenhuma das equipes se acomode em um compromisso válido pela Copa do Mundo.
— Não tenho dúvidas de que a seleção turca será competitiva. Eles têm bons jogadores. Claro, eles já estão eliminados, mas não estamos pensando que será um jogo fácil –, garantiu.