Melhor goleiro do mundo, Dibu Martínez revela condição que o faria se aposentar
Jogador do Aston Villa afirma que próxima Copa do Mundo pode ser seu último evento principal
Emiliano Martínez, goleiro do Aston Villa, recebeu o prêmio The Best como melhor de sua posição no mundo na última temporada.
O jogador foi um dos principais personagens da conquista do terceiro título Mundial da Argentina em 2022. Inclusive, revelou que se repetir a dose em 2026 pensará seriamente em se aposentar.
Em entrevista à Federação Argentina de Futebol, que homenageou os dois anos do título, Dibu Martínez afirmou que deve parar de jogar caso vença a próxima Copa do Mundo.
— Se ganhar o Mundial 2026 eu paro, te prometo. Há alguma seleção que tenha ganho dois Mundiais seguidos? Terei 33 anos, um jovem jogador. Se só comecei a jogar aos 30 — revelou o goleiro.
Martínez foi fundamental nas disputas de pênalti contra a Holanda nas quartas de final e na decisão contra a França.
Seguro embaixo da meta, o goleiro também se destacou por desconcentrar seus adversários. Tanto que a Fifa obrigou que os jogadores da posição fossem proibidos de utilizar destas artimanhas após o Mundial do Catar.
Com 32 anos, o goleiro segue como titular absoluto do Aston Villa na Inglaterra e é um personagem único da Albiceleste. Além da Copa de 2022, o goleiro faturou as últimas Copa Américas pela Albiceleste.
Martínez revela detalhes da defesa que decidiu o Mundial de 2022
Argentina e França fizeram uma das maiores finais de Copa do Mundo de todos os tempos no último Mundial. Após um jogo emocionante no tempo normal e na prorrogação, a seleção sul-americana levou a melhor nos pênaltis.
Antes do fim do jogo, Kolo Muani teve a bola da partida, que poderia definir o jogo e encaminhar o terceiro título da França.
Martínez fechou o gol e fez uma das maiores defesas em finais em um dos lances mais memoráveis das Copas do Mundo.
Sobre este lance, o goleiro afirmou que já não esperava mais nada da jogada e torceu que a bola batesse em si e saísse.
— Juro que já defendi muitas bolas melhores do que essa. Nesta fechei os olhos e disse: ‘Por favor, chuta na minha cara'. Desconfiar da defesa me deixou pronto. Quando ele vem na direção de Ota [Otamendi], me coloquei na frente. A bola quicou e por isso levantei os braços, porque o normal é que os colocá-los para baixo — disse Martínez.
Argentina terá desafios complicados na sequência das Eliminatórias
A Albiceleste lidera as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2026 com 25 pontos, cinco a frente do Uruguai. Na próxima Data-Fifa, marcada para março, a Argentina terá dois desafios grandes para manter a ponta da tabela.
No dia 20, o time de Emiliano Martínez encara o Uruguai fora de casa e na sequência recebe o Brasil. Se vencer ambos os jogos, poderá abrir 11 pontos de vantagem para a Celeste Olímpica e ficar próxima da classificação à Copa do Mundo dos Estados Unidos, Canadá e México.