Fiscalize Catar 2022

Al Thumana é o sexto estádio inaugurado pelo Catar para Copa 2022; dois ainda estão em construção

Com capacidade de 40 mil pessoas, estádio Al Thumana recebeu a final da Copa do Catar como evento inaugural

O Catar inaugurou o sexto estádio da Copa do Mundo 2022 na última sexta-feira, na final da Copa Amir (a Copa do Catar) entre Al Sadd e Al Rayyan. O estádio Al Thumana tem capacidade de 40 mil pessoas e tem a tecnologia de resfriamento, prometida pelos organizadores para deixar as temperaturas mais amenas.

O estádio de Al Thumana fica a 12 quilômetros do centro de Doha. Será um dos estádios que sediará a Copa Árabe, que será disputada de 30 de novembro a 18 de dezembro e também receberá oito jogos da Copa do Mundo 2022, até as quartas de final. O estádio foi projetado por Ibrahim M. Jaidah, o primeiro arquiteto catari a desenvolver o design de um estádio da Copa do Mundo. O estádio tem um design que lembra a gahfiya, vestimenta tradicional usada por homens em diversos países árabes.

No jogo inaugural, o Al Sadd, dirigido por Xavi, foi campeão ao derrotar o Al Rayyan por 5 a 4 nos pênaltis, depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal. O jogo foi disputado na presença do xeque Hamad bin Khalifa Ahmed Al Thani, presidente da Associação de Futebol do Catar, e do xeque Tamin bin Hamad Al Thani, emir do Catar.

“O Catar foi pioneiro em sediar grandes eventos durante a pandemia. A inauguração do Al Thumana estabelece mais uma marca no caminho para 2022 e para a primeira Copa do Mudno no Oriente Médio e no mundo árabe, e ao mesmo tempo oferece mais uma oportunidade de receber os torcedores de volta às arquibancadas enquanto continuamos a superar a COVID-19”, afirmou Hamad, presidente da Associação de Futebol do Catar.

“O Catar continua a maravilhar o mundo do futebol e não irá parar até que as cortinas se fechem na Copa do Mundo da Fifa. O estádio Al Thumana é outro trabalho de arte e carrega muito significado para o país e a região. Mal posso esperar para ver a primeira Copa pan-Árabe FIFA ser sediada aqui em algumas semanas, e testemunhar a Copa do Mundo no Oriente Médio daqui a um ano”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

“Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos e admiração a todo mundo do setor médico por seus esforços excepcionais nas duas últimas temporadas. Com o apoio deles, fomos capazes de sediar público máximo para a final desta noite e mandar uma mensagem forte ao mundo que estamos superando a pandemia”, continuou o dirigente catariano.

“Estamos incrivelmente orgulhosos em termos inaugurado o sexto estádio pronto para a Copa do Mundo. Al Thumana é um estádio muito especial para todo mundo no Catar. Ele homenageia uma peça de roupa que é orgulhosamente vestida pelos homens por todo mundo árabe e seu design único mostra o talento e inovação do nosso povo”, disse Hassan Al Thawadi, secretário-geral do Supremo Comitê para entrega e legado do Catar 2022.

“Agora estamos perto da Copa do Mundo. Em breve, passaremos do marco de um ano para a Copa e sediaremos a Copa Árabe da Fifa, o que nos dará uma grande oportunidade de testar todos os nossos planos para o Catar 2022. Estamos prontos e preparados para sediar uma Copa do Mundo memorável em benefício do Catar, a região e o mundo”, continuou Al Thawadi.

“Os marcos estão vindo em grande escala à medida que nos aproximamos da Copa do Mundo”, disse Al Khater. “A inauguração do Al Thumana é mais um passo importante para acelerarmos os preparativos para o maior evento esportivo já realizado em nosso país e região. Esperamos inaugurar Al Bayt e Ras Abu Aboud antes do fim do ano, com o nosso oitavo e último estádio, Lusail, previsto para ser lançado em 2022”, afirmou Nasser Al Khater, diretor-executivo do comitê organizador da Copa.

“Todo grande evento que organizamos nos ajudam a ajustar nossos planos para 2022”, disse Al Khater. “A Copa Árabe da Fifa, envolvendo 16 seleções nacionais de toda região, é outra oportunidade de ouro para testarmos nossas áreas funcionais. Em relação à Copa Amir [Copa do Catar] especificamente, iremos compilar um vasto número de lições aprendidas nos próximos dias e semanas, particularmente em relação a ingressos, identificação de torcedores, viagens, saúde e segurança, entre outros. Todo evento que organizamos de agora até a Copa do Mundo é uma oportunidade para testar nosso preparo e confirmar nossos planos para o torneio”.

O Al Thumana se junta a outros estádios já entregues: Khalifa International, Al Janoub, Education City, Ahmad Bin Ali e Al Bayt. Restam apenas dois estádios em construção. O Ras Abu Aboud, como dito pela organização, será inaugurado ainda este ano, na Copa Árabe. O último estádio restante a ser inaugurado é justamente aquele que será o palco da final da Copa 2022: o Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas e será o último a ser entregue, já em 2022.

Confira fotos do novo estádio Al Thumana, no Catar:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo