Copa do Mundo

Justo ou exagero? Fifa estuda ampliar Copa do Mundo para 64 seleções

Em 2022, a Copa do Mundo contou com 32 seleções, porém, a Fifa avalia até mesmo dobrar o número de participantes

Após aumentar a Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, a Fifa parece não estar satisfeita com o número de participantes, já que estuda ampliar o torneio para até 64 equipes no futuro.

Segundo o portal “The Athletic”, a proposta foi levantada por um dos integrantes do Conselho da entidade máxima do futebol no final da reunião virtual realizada na última quarta-feira (5). A ideia é que o Mundial com 64 seleções aconteça a partir de 2030, ano do centenário do torneio.

O Conselho da Fifa é composto por 37 membros: o presidente (hoje Gianni Infantino), oito vice-presidentes e mais 28 representantes eleitos pelas federações dos países. O mandatário da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou do encontro online.

O portal “GE” entrou em contato com a entidade para averiguar a possibilidade de expansão da Copa do Mundo. A Fifa, por sua vez, declarou que tem a obrigação de “analisar qualquer proposta de um dos membros de seu conselho”.

Em 2026, Estados Unidos, México e Canadá sediarão a maior edição do Mundial, com 48 países. Há três anos, o Catar foi o palco da competição, que contou com os tradicionais 32 participantes, cujo modelo foi implementado em 1998. À época, a Argentina bateu a França nos pênaltis para conquistar o tricampeonato.

Para a Copa Centenária, a Fifa já confirmou seis países como sede: Argentina, Paraguai, Uruguai, Marrocos, Espanha e Portugal. A América do Sul fará primeira cerimônia de abertura e receberá três jogos do Mundial em 2030.

A nova Copa do Mundo

Gianni Infantino, presidente da Fifa. Foto: (Icon Sport)
Gianni Infantino, presidente da Fifa. Foto: (Icon Sport)

Enquanto a Fifa debate a chance de ter 64 seleções no Mundial, o torneio já terá uma cara nova a partir do ano que vem. A América do Norte contará com 48 países, que serão divididos em 12 grupos de quatro participantes cada.

Avançam ao mata-mata os dois melhores colocados de cada chave, além dos oito melhores terceiros lugares. Com isso, 32 seleções brigarão entre si nas eliminatórias em busca de uma vaga na decisão da Copa do Mundo.

Aliás, a final do Mundial de 2026 contará com outra novidade: um show no intervalo, a exemplo do que acontece no Super Bowl (a decisão do futebol americano nos EUA). A Fifa ainda não divulgou quem se apresentará ou como será realizada a apresentação artística.

Na decisão da última Copa América, nos Estados Unidos, Shakira fez um show antes do 2º tempo entre Colômbia x Argentina. Como consequência, o intervalo da partida durou 25 minutos — 10 a mais do que o normal.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo