Copa do Mundo

Bernabéu, Camp Nou e mais 9: Espanha define sedes para a Copa do Mundo de 2030

País apresentará o seu projeto à Fifa até o dia 31 de julho

Embora ainda tenha que lidar com a edição que acontecerá em 2026, a Fifa já trabalha de olho no planejamento da Copa do Mundo seguinte, que será na Espanha, em Portugal, no Marrocos e na América do Sul.

Além de contar com um novo formato, onde 48 seleções irão se enfrentar em 12 grupos, a competição terá jogos inaugurais em Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, como tributo ao centenário.

A Espanha será o país com mais sedes, 11 ao todo. Após discussões com a Fifa e os outros países organizadores, ficou decidido quais serão os palcos espanhóis para os jogos do torneio.

As 11 sedes da Copa do Mundo de 2030

Pela primeira vez na história centenária, a Copa do Mundo será disputada em três continentes: África, Europa e América do Sul, que receberá os jogos inaugurais da competição.

Entre os países que ficarão responsáveis pelo maior número de jogos, os espanhóis largaram na frente em seu projeto e já anunciaram os 11 estádios que irão receber as partidas do Mundial.

Segundo apurou o Marca, da Espanha, serão duas sedes em Madrid, duas em Barcelona, Bilbao, San Sebastián, La Coruña, Zaragoza, Sevilla, Málaga e Las Palmas. Veja os estádios:

Estádio Cidade Capacidade Total
Santiago Bernabéu Madrid 80.000
Cívitas Metropolitano Madrid 70 .460
Spotify Camp Nou Barcelona 104.000
RCDE Stadium Barcelona (Cornellà de Llobregat) 40.000
La Cartuja Sevilha 57.619
La Rosaleda Málaga 30.044
La Romareda Zaragoza 33.608
San Mamés Bilbao 53.289
Reale Arena San Sebastián 40.000
Riazor La Coruña 32.490
Gran Canaria Las Palmas 32.400
Civitas Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, está entre as sedes para a Copa do Mundo de 2030. Foto: Icon Sport
Cívitas Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, está entre as sedes para a Copa do Mundo de 2030. Foto: Icon Sport

A ideia de apresentar 13 sedes foi descartada, e as cidades de Valência e Vigo não foram inclusas. O Estádio Mestalla, informa o Marca, ficou de fora por falta de garantias na remodelação para o torneio.

Final pode ser no Bernabéu, mas Real Madrid tem impasse com a Fifa

A Fifa quer mandar a final da Copa de 2023 no Santiago Bernabéu, mas para que isso aconteça, precisará chegar a um acordo com a diretoria merengue.

Como informou o Marca, a entidade quer o estádio do clube espanhol por pelo menos 3 meses de forma exclusiva – ou seja, o Real Madrid poderia perder o seu mando de campo na reta final da temporada 2029/2030.

Embora a negociação seja complexa, há uma grande expectativa de que o estádio reformado dos merengues seja, de fato, o palco para a decisão do torneio que celebra o centenário da Copa do Mundo.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo